Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ferramentas do Luthier

5 participantes

Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Ferramentas do Luthier

Mensagem por Groovin Qua Set 26, 2012 12:46 am

Bom dia Pessoal
Não sou luthier profissional, mas faço alguns serviços bem básicos no meu baixo, Porém gostaria de aprofundar meus conhecimentos com um contrabaixo "cobaia" que tenho aqui!!!
Estive em busca de Algumas Ferramentas até que encontrei esta:
Ferramentas do Luthier Dremel_trio
Tupia/Lixadeira/tico-tico- Me parece que é interessante, e de marca Confiável (dremel, que é da Bosch).
Alguém já usou ou ouviu falar, compensa comprar ou ainda falta alguma coisa?
Como vou viajar mes que vem vou aproveitar e comprar fora se for o caso, visto que aqui no Br tudo é um absurdo.
Ps.: Estou considerando também uma micro-retífica para reforçar o arsenal!
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por allexcosta Qua Set 26, 2012 1:41 am

Essa tupia é bem comum entre luthiers:

http://www.amazon.com/Porter-Cable-690LR-11-Amp-Fixed-Base-Router/dp/B00005QEVQ

Não acho que essa Dremel Trio seja robusta o suficiente para o que você precisa.

Em termos de jigsaw, os modelos mais caros da Makita, Bosch ou Milwaukee são todos bons, mas é um senhor trampo cortar corpo com jigsaw.

Micro-retífica sempre é bom ter. Dremel é padrão.

Fora isso você vai precisar de MUITAAAAAAAAA coisa...

Furadeira de bancada é meio que fundamental.

Fora isso, visite o site da Stewmac e veja as variedades de ferramentas disponíveis.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Qua Set 26, 2012 9:54 am

O Allex resumiu bem, cortar com jigsaw(tico-tico) é bem trabalhoso, uma serra fita já é mais recomendado, dependendo do trabalho a ser feito, precisa de plaina, furadeira de bancada, lixadeiras, tupia(com gabarito) etc....ou, uma cnc subistitui quase tudo isso...rsrsrsrs Very Happy

____________________________
https://i.servimg.com/u/f52/19/98/00/97/logosa10.jpg[/img]Santos Luthieria - A história do seu timnbre!
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por Groovin Qua Set 26, 2012 10:47 am

entendi agora que vocês me falaram, percebi que serrar e "pré-moldar" um pedaço de 30/45 mm de madeira com uma tico tico seria um trabalhão. Uma serra fita seria um investimento altíssimo, como não vou exercer a profissão vou pegar umas ferramentas mais baratas e a luteria será uma espécie de hobbie. Eu admiro muito a arte que um luthier faz (passei a admirar ainda mais depois que passei a participar do fórum), Gostaria de algumas aulas com profissional, mas Curso aqui na minha região é osso, e pela internet eu não confio muito não.

Valeu pelas Dicas Rapaziada, vou correr atrás das ferramentas na China (lá acha né??? haha).

Paz!!!
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por allexcosta Qua Set 26, 2012 11:01 am

Na sua situação a melhor coisa a se fazer é arrumar uns gabaritos bem feitos e negociar uns cortes com uma marcenaria local. Tendo os corpos, braços e escalas já cortados e aparelhados você consegue terminar com uma tupia, uma furadeira/parafusadeira e algumas outras ferramentas manuais.

Agora, começar do pedaço bruto e transformar em instrumento realmente requer um investimento maior.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por Groovin Qui Set 27, 2012 11:03 am

^ Entendo Allex, para fazer este tipo de trabalho, eu teria que ter uma tremenda habilidade, tenho um amigo marceneiro aqui na cidade, vou conversar com ele, Assim que tiver todo o material em mãos posto o meu 1º bass Handmade.

Valeu pelas dicas
Abraço
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por edumoraes Dom Nov 18, 2012 4:54 pm

Olá pessoal, estava dando uma olhada em tupias em alguns sites e vi que há pelo menos 2 tipos, uma de colunas e outra de laminados, gostaria de saber o que cada uma faz e o que uma faz que a outra não faz, se é que vcs me entendem...
Laughing

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por allexcosta Dom Nov 18, 2012 5:03 pm

De coluna é mais robusta, mais potente e deve ser usada sempre com as duas mãos. A laminadora é menor, mais fraca e usada para trabalhos mais delicados.

Uma pode fazer o que a outra faz, mas nem sempre é o ideal...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por emachado Dom Nov 18, 2012 10:54 pm

Com a de coluna você consegue cortes mais profundos.
A laminadora fica no limite da cavidade de um captador de ponte.
Com a de coluna você consegue até o do braço, haja vista que neste, na maioria das vezes, você terá a altura da escala. Com a laminadora fica bem mais difícil.
A laminadora tem base quadrada, o que facilita prender uma régua (a minha tem corte no centro da fresa de 1/4" a 43,5mm, o corte lateral é feito com 40,5mm). Porém, a de coluna possui um acessório para cortes retos, mas não o conheço bem.

A maioria das tupias de coluna trabalham com fresas de 1/4", 5/16" e 1/2", sendo estas últimas bem mais caras. Contudo, as fresas necessárias para luthieria não são muitas. É claro que a criatividade e inventividade para inovar em sistemas e quebra galhos não tem limite.

Hoje eu compraria uma de coluna, ao invés da laminadora que tenho.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por edumoraes Seg Nov 19, 2012 12:11 pm

Allex e emachado, obrigado pelas explicações, é que vira e mexe preciso realizar alguns cortes de madeira para uso doméstico mesmo, tipo prateleiras, caixas, ripas, etc. então havia pensado em comprar uma serra tico-tico, mas como estou me aventurando a fuçar no meu antigo baixo Status e tive que abrir a cavidade do cap da ponte dele com formão para por um cap MM e também preciso abrir outra cavidade para o cap do braço, preciso cortar um escudo personalizado para ele também, então pensei que pela diferença de preço compense pegar uma tupia, ela serveria para cortar madeira também né, e para cortar o material do escudo? serve também? (material próprio com 3 camadas que comprei de uma loja nos USA).

Estava pensando em uma dessas:
http://www.taqi.com.br/produto/tupias/tupia-de-coluna-black-e-decker-1200-watts-de-1-4-%20rp250K-b2/087529?utm_source=buscape&utm_medium=ppc&utm_campaign=FERRAMENTAS_ELETRICAS&utm_content=%5B087529%5D%20TUPIA_DE_COLUNA_BLACK_E_DECKER_1200_WATTS_DE_1/4_RP250K-B2

ou essa:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=14353&cat=21&subcat=229

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por emachado Qua Nov 21, 2012 9:15 pm

Com relação a marcas, as DWT têm boa relação custo/benefício.
Comprei uma furadeira desta marca e está aguentando bem o tranco.
Meu pai tem uma destas há anos e está ok.
As marcas mais conceituadas e caras são as Makitas e as Dewalt (esta última mais ainda), mas como toda ferramenta, sua durabilidade depende de como ela é usada. Vários passes preservam a tupia e a fresa.
Estas DWT não são as mesmas da AWT que ainda não conheço.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por edumoraes Qui Nov 22, 2012 1:47 pm

e qual seria a melhor ferramenta para cortar esse material de pvc para fazer escudo? com a tupia conseguiria fazer também ou arrebenta tudo?

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ferramentas do Luthier Empty Re: Ferramentas do Luthier

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos