Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Começo de trabalho e já dando dicas

+3
alexandre00
Zubrycky
Ivanov_br
7 participantes

Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por Ivanov_br Qui Jul 26, 2012 12:45 am

Fala galera!

Os mais antigos aqui no fórum me conhecem por algumas paixões que tenho além da música: a fotografia e cerveja. Estas duas paixões levaram a criação de dois tópicos relacionados, que durante um tempo foram bem movimentados. É engraçada a dinâmica do fórum, às vezes alguns tópicos têm vida longa, vida curta ou ressurgem com novidades e etc. É interessante isso, e temos que respeitar estas oscilações, afinal o Fórum é quase um organismo vivo, com vida própria.
Mas voltando ao assunto, esta coluna versará sobre fotografia e assuntos correlatos. Já foi dito e repetido inúmeras vezes aqui e em mídias especializadas: o músico deve buscar inspiração também em outras formas de arte. Outras maneiras de nos expressar são fundamentais para explorarmos ao máximo nossa criatividade. Esta coluna buscará abordar isto com textos falando sobre estética visual, técnica fotográfica e sim, entrevistas com colegas baixistas que também têm no click uma forma de fazer arte. E vocês se surpreenderão com o fato destes caras fazerem bonito tanto com o baixo quanto com o obturador de suas câmeras.
Pra início de trabalho, quero passar algumas dicas de como fotografar o contrabaixo. Todos nós, vez ou outra, nos enfiamos em rolos, comprando e vendendo instrumentos e a melhor forma de divulgá-lo é a fotografia: rápida e com muita informação. Claro, o vídeo também é muito bom, mas a praticidade da foto é imbatível. Abaixo, então, dou algumas dicas de como registrar seu instrumento da melhor forma:

1) Luminosidade: é de vital importância, pois muitas pinturas e acabamentos respondem diferentemente a temperatura da luz utilizada. Eu, particularmente, procuro usar a luz natural, num cômodo bem iluminado da casa. Contudo, o tipo de lâmpada pode dar um resultado bem agradável também. O renatogaragerock tem fotos belíssimas de seus instrumentos na luz do sol na grama. Já o Cláudio Jardim, como fotógrafo profissional, tem total controle da luz de estúdio. Todas as digitais (e alguns celulares) possuem uma função chamada WB (White balance, ou balanço de branco); esta função regula a temperatura da foto, mais ou menos quente (amarelada) ou fria (azulada). A cor do instrumento é de grande importância, pois um azul laqueado ou olympic White não responderão da mesma forma que um natural (madeira) fosco. O ideal é sempre testar com a câmera o melhor resultado. Abaixo alguns exemplos:

Yamaha TRANS BLACK luz incandecente
Começo de trabalho e já dando dicas W9tnc1


Yamaha TRANS BLACK luz natural (12h no inverno)
Começo de trabalho e já dando dicas Yamahatrb1006apq

2) Ângulo ou perspectiva: a forma que posicionamos o baixo e como nos posicionamos em frente a ele pode levar a resultados horríveis. O que é isto? Perda de informação. O nosso querido instrumento é grande, longo. O uso de lentes com medidas inferiores a aprox. 30 mm pode causar uma distorção de barril. Assim, o baixo parecerá mais alongado, com afunilamento do braço e headstock menor do que o real.

Começo de trabalho e já dando dicas Perspec

O resultado, então, é literalmente a distorção da realidade. Às vezes é o que queremos, especialmente em shows, mas para a venda de um instrumento, isto não é desejável. A dica é simplesmente tentar colocar a lente da câmera (e não necessariamente o fotógrafo) paralelo ao eixo do baixo. Obedeça o ângulo da estante, como no caso acima, e "entorte" a câmera para adaptar da melhor maneira. Nas câmeras com Zoom ótico, este trabalho é facilidado pois tem-se mais opções de posicionamento.

Começo de trabalho e já dando dicas Perpend

Espero que vocês tenham curtido este início de coluna e caso tenham alguma idéia ou assunto para ser abordado neste espaço, entrem em contato!
Abraços

Ivan
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Re: Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 26, 2012 12:56 am

Muito obrigado pelas informações, meu Caro!

Mal posso esperar pelas futuras colunas!

Parabéns! claps

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Re: Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por alexandre00 Qui Jul 26, 2012 10:30 am

claps

Muito interessante mesmo!

Bacana a ideia da sua coluna!
alexandre00
alexandre00
Membro

Mensagens : 90
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Re: Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por Edu Fettermann Qui Jul 26, 2012 11:29 am

Top, irmão!
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Re: Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por Polli Qui Jul 26, 2012 12:54 pm

claps

Fiquei impressionado com a diferenças nas fotos do TRB Shocked

Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Re: Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por Edu Fettermann Qui Jul 26, 2012 4:16 pm

Polli escreveu: claps

Fiquei impressionado com a diferenças nas fotos do TRB Shocked


Parece outro baixo Shocked
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Re: Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 26, 2012 5:36 pm

Muito bacana. O baixo já esteve aqui ams deu até GAS nele de novo!! Rss
ótimas dicas!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Re: Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por pluís Ter Nov 27, 2012 7:39 pm

Por que parou? rs Também estou querendo ingressar nessa paixão por fotos. Tô querendo investir pra já.

Belo tópico. up
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Começo de trabalho e já dando dicas Empty Re: Começo de trabalho e já dando dicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos