Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

+4
Polli
Tarcísio Caetano
CG
LuCaSbass
8 participantes

Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por LuCaSbass Dom Jul 15, 2012 9:21 pm

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Capa_Identidade

O Itiberê Zwarg e Grupo é originário da antiga Orquestra Família. O grupo é formado por Itiberê Zwarg, baixista do grupo de Hermeto Pascoal desde 1982, Ajurinã Zwarg, Mariana Zwarg, Karina Neves, Carol d'Avila, Carol Panesi, Cacá Guifer e nosso companheiro de fórum Ricardo Sá Reston. Todos são músicos altamente capacitados e criativos. Durante o disco, eles se alternam em diversos instrumentos para compor essa fantástica "massa sonora".

O álbum abre com a primeira de três partes de "Identidade", composta a partir de um discurso de 1954, onde as falas são executadas harmonizadas por Itiberê ao baixo e Sá Reston nos teclados, no que é conhecido como "Som da Aura". "Quem Entender Morre" é um nome bastante sugestivo para o complexo tema que dá sequencia ao disco. O naipe de sopros faz um belo trabalho enquanto Sá Reston e Itiberê fazem o uso do contrabaixo como um instrumento contrapontístico. "Na Casa do Can" é um belo xote que tem como destaque os fantásticos improvisos de flauta e violino de Carol D'Avila e Carol Panesi.

"No Sarau da Laurinda" é mais um tema bastante complexo com o grupo todo executando suas partes em alto nível. O bom e velho Itiberê assume o baixo fazendo um improviso com frases bastantes originais, o que é sua característica. Carol Panesi também merece destaque com mais um ótimo solo de violino. "Na Careca Do Padre" também traz diversas mudanças de compasso e uma excelente condução de baixo de Sá Reston, além de bonitos solos de flauta de Carol D'Avila e Karina Neves. "Alameda dos Sorimãns, 150" traz belas melodias e Sá Reston como destaque mais uma vez, com ótimas linhas e frases em seu improviso.

"Na Teia do Aconchego" é um duo de baixo e flauta entre Itiberê e Karina. O que eles fazem aqui é absolutamente fantástico, digno de se ouvir com muita atenção! "Forró das Arábias" traz melodias orientais e um baixo nervoso de Itiberê, além de improvisos notáveis de Carol d'Avila (voz), Carol Panesi(violino), Cacá Guifer(sax tenor) e Ajurinã Zwarg(sax soprano). Já "Passaporte" se inicia com uma bonita melodia de flauta, repetida por Itiberê cantando e depois pelos sopros, com uma base com pitadas de frevo. Em seguida, temos a segunda parte de "Identidade", mais uma vez com Itiberê e Sá Reston tocando e harmonizando a antiga gravação.

A melodia de "Bontempo" é executada primeiramente pelo violino de Carol Panesi, acompanhada de Itiberê ao piano, que também executa um improviso acompanhado pela cozinha fantástica de Sá Reston e Ajurinã. "Atravessando Fronteiras" é uma fusão de melodias eruditas e populares, com destaque mais uma vez para o solo de baixo de Itiberê, sempre criativo e fugindo dos padrões convencionais de improviso. "Bem Vindos Todos Juntos Na Pindaíba" é um presente de Hermeto Pascoal ao grupo, que conseguiu explorar muito bem todo o talento dos integrantes nessa verdadeira orquestração.

"Vida Leve" recebe uma bonita introdução de piano e voz de Itiberê e Carol Panesi, antes do grupo entrar com toda sua característica pressão sonora. É interessante notar também a exploração de palmas e batidas de pés como elemento percussivo. O disco segue com a terceira e última parte de "Identidade", seguida de "Diamantino", que contém uma das mais belas melodias do disco e mais um improviso de Itiberê, agora com baixo e voz.

O disco chega ao fim com mais duas músicas: "Galopada", com destaque para a melodia de violino e voz executada por Carol Panesi, além dos improvisos de Itiberê e Mariana Zwarg. Por fim, temos "Pro Lucas", bonita composição em homenagem ao neto de Itiberê, que também faz uma participação especial na faixa de forma bastante "espontânea".

É interessante citar que o trabalho de mixagem desse disco foi primoroso. Como é um grupo grande, o trabalho de distribuição dos instrumentos nos dois lados do estéreo foi essencial para conseguirmos ouvir muito bem todos os instrumentos. Além disso, a pressão sonora do grupo tocando ao vivo foi mantida nessa gravação.

Por falar nisso, se tiverem a oportunidade de verem o grupo tocando ao vivo, não percam! É uma experiência musical única e enriquecedora, graças ao talento e paixão pela música de cada um dos integrantes. E esse disco conseguiu reunir tudo isso para o deleite de nossos ouvidos! Altamente recomendado!!


O disco pode ser encontrado nos seguintes links, com os integrantes do grupo e em breve nas melhores lojas do Brasil:
http://www.deliramusica.com/pt/noticias-delira/171-identidade-itibere-zwarg-a-grupo
http://itunes.apple.com/br/album/identidade/id541800025

Por aqui, dá para ouvir algumas faixas: http://soundcloud.com/itiberezwarg
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Dom Jul 15, 2012 9:50 pm

Meu camarada,

muito obrigado pelas palavras e pela força!!! Um prazer saber que você curtiu o disco e que o pessoal aqui do Forum vai dar uma ouvida... Espero que vocês gostem!!

Gravar esse disco, assim como toda a experiência de fazer parte desse grupo, foi e é um aprendizado gigantesco. Acompanhei todo o processo de gravações (mesmo qdo não ia gravar nada no dia) e boa parte das mizagens. Fizemos dois shows de lançamento aqui no Rio e tocamos nos dois concertos de aniversário do Hermeto que rolaram aqui, e espero que rodemos um pouco por aí mostrando esse som...

Tô meio sumidão mas há pouco volto postando por aqui... Mesmo assim tô sempre conferindo e lendo os posts dos amigos...

Obrigadaço!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por CG Dom Jul 15, 2012 10:07 pm

Esse é nosso narigudo amigo fazendo algo que anda difícil de se ouvir ultimamente, Música de qualidade.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Jul 16, 2012 9:35 am

CG escreveu:Esse é nosso narigudo amigo fazendo algo que anda difícil de se ouvir ultimamente, Música de qualidade.
Pois é...mas, ainda bem, que existem pessoas fazendo isto.
Ouví as músicas disponíveis, e fiquei chocado...não entendi nada facepalm Mas gerou uma curiosidade muito grande - resultado: vou tentar comprar o CD.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Seg Jul 16, 2012 10:33 am

Valeu CG e Tarcisio!!

Cara, não tem que entender, como está na resenha, uma máxima nossa (e título da primeira música depois da vinheta inicial) é "quem entender morre" hehehehe

Esse som é pra sentir e curtir, entender é totalmente dispensável... Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Polli Seg Jul 16, 2012 12:40 pm

claps

Parabéns Lucas pela resenha e ao grande amigo Sá por mais este grande trabalho!!
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Lucas94 Seg Jul 16, 2012 1:53 pm

Gosto muito das composições do Itiberê, vou procurar ouvir esse disco. Parabéns ao Sá por poder fazer esse trabalho com um dos mestres do nosso instrumento e parabéns ao Lucas por divulgar música de qualidade para nós.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por LuCaSbass Seg Jul 16, 2012 4:58 pm

Valeu, pessoal! Fico feliz que gostaram da resenha, procurem o disco que vale muito a pena!

Esse é um álbum para sentar e ouvir com atenção, curtir todas as nuances do começo ao fim de cada faixa... Uma grande conquista em uma época que parar para se ouvir música, e somente isso, é cada vez menos comum.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Jul 16, 2012 5:32 pm

Sá Reston escreveu:Valeu CG e Tarcisio!!

Cara, não tem que entender, como está na resenha, uma máxima nossa (e título da primeira música depois da vinheta inicial) é "quem entender morre" hehehehe

Esse som é pra sentir e curtir, entender é totalmente dispensável... Very Happy
Sendo assim, acabei de comprar o meu hyper e você, Ricardo, fica me devendo um autógrafo, falou?! Very Happy

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por fma Qui Jul 19, 2012 10:05 am

O amor que essa turma tem pela música universal é um negócio emocionante.
Nno momento não estou com tempo para sentar e ouvir com atenção, mas espero fazê-lo em breve, pq tenho certeza se tratar de música com muita verdade envolvida.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Jul 23, 2012 7:10 pm

Tarcísio Caetano escreveu:...acabei de comprar o meu hyper
Chegou hoje e já estou curtindo... Very Happy

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Sáb Jul 28, 2012 12:05 pm

Ia te perguntar isso, se tinha chegado o Cd! Foi pelo site da Delira, né?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por LuCaSbass Sáb Jul 28, 2012 1:33 pm

Hoje saiu uma matéria bem interessante com o Itiberê no O Globo!! Vale a pena ler!

http://oglobo.globo.com/cultura/itibere-zwarg-reafirma-em-novo-grupo-disco-sua-filosofia-de-vida-5606709

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Sáb Jul 28, 2012 1:37 pm

É, vim comentar aqui e acabei esquecendo de postar o link...

Valeu mais uma vez, Lucas!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Jul 28, 2012 1:45 pm

Sá Reston escreveu:Ia te perguntar isso, se tinha chegado o Cd! Foi pelo site da Delira, né?
Exatamente, e chegou perfeito.
Continuo não entendendo nada, mas agora, bem mais tranquilo Very Happy up

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Sáb Jul 28, 2012 1:48 pm

O lance é ouvir as músicas algumas vezes, e com o tempo não só vc vai não só reconhecer os temas, mas vai se ligar da estrutura dos arranjos, que muitas vezes consiste em diferentes exposições da mesma melodia... Ou seja, o mesmo tema, com diferentes roupagens/estilos/instrumentações (em alguns casos). Em outros é uma sucessão de temas que não se repetem quase nunca (como em "Quem Entender Morre") e em outros a composição segue uma estrutura mais tradicional (intro - tema - improvisos - tema - final), como em "Na Casa do Can".

Abração!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Jul 28, 2012 2:06 pm

É que a abordagem que o Itiberê faz nas músicas, ou como ele trata suas criações/temas, não é quadrado, como estou acostumado.
Lendo a entrevista citada pelo Lucas, acho que não estou enganado. Afinal, emoção não é matemática, se me expresso de forma entendível.
Estou acostumado a ouvir músicas que vão em uma direção fácil de perceber, e o Itiberê vai em outras e todas possíveis (será isto mesmo?).

Não é que as músicas sejam difíceis/ruins/chatas/monótonas ou qualquer outra coisa negativa - MUITO pelo contrário. É desafiadora, desperta uma curiosidade imediata ao me fazer querer entender o que está acontecendo.
Fiquei fã, e se puder Sá, me indique outros lugares onde posso adquirir outros trabalhos do Itiberê, ok?

E eu não vou nem falar do trabalho dos contrabaixistas que tocam lá... claps

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por LuCaSbass Qui Ago 09, 2012 7:25 pm

Agora está rolando de ouvir na íntegra no SoundCloud. Aproveitem!!

<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F2331555&show_artwork=true"></iframe>

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Qui Ago 09, 2012 7:29 pm

cheers

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por carlosprofort Sex Jan 23, 2015 3:51 pm

Sá Reston, estive ontem no show que vocês fizeram no SESC de Sorocaba e adorei o trabalho. Comprei o CD e estou curtindo muito. Parabéns a todos vocês.
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Sáb Jan 24, 2015 10:40 am

Grande Carlos!

Que bom que vc esteve lá e curtiu o som que fizemos aquele dia! Espero que numa próxima vez possamos nos encontrar e trocar uma idéia..


Abraços,


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Lucas94 Sáb Jan 24, 2015 1:26 pm

Também fui ao show no SESC Sorocaba e foi muito bom mesmo. Vocês quebraram tudo e as composições do Itiberê são geniais. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

Eu também comprei o CD "Identidade", já estou ouvindo aqui. Fiquei com vontade de comprar DVD, CD, o livro de partituras. Very Happy

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Sáb Jan 24, 2015 2:12 pm

Que massa, Lucas!

Peço a você e as outros parceiros aqui do Forum que, quando forem a uma apresentação do grupo, me avisem por MP ou email, pra que a gente possa se encontrar... Vou manter a agenda dos shows de lançamento do DVD no tópico que criei sobre ele aqui no Forum.

Me alegra muito saber que os parceiros daqui curte,
m o que a gente faz. Obrigadaço pela presença e pelo feedback!

Abraços,


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Lucas94 Sáb Jan 24, 2015 2:24 pm

Pode deixar que na próxima com certeza eu avisarei.

Sá como vocês decidem quem vai tocar baixo em determinado tema ?

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Sáb Jan 24, 2015 2:35 pm

Na verdade quem decide isso é o Itiberê. De uns tempos pra cá eu tenho tocado mais baixo do que ele. Nas 16 do DVD, toco baixo em 13.

Isso se dá pelo fato de ele estar concentrado no piano, assumindo a posição de pianista oficial do grupo, e aí naturalmente tenho tocado em mais temas.

Mas não tem regra, cada arranjo novo que começa é uma história!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Jan 24, 2015 2:44 pm

Bacana esse som. Legal o trabalho do grupo com um todo e em particular de nosso colega forista nos graves. Que tudo dê certo para vocês! Sempre...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Lucas94 Sáb Jan 24, 2015 2:56 pm

Valeu pela respota Sá. Deve ser maravilhoso tocar nesse grupo, ouvindo e vendo vocês tocarem fiquei com a sensação que todos ali estão muito envolvidos e gostam muito de fazer parte do grupo.
E com certeza esse é um fator importantíssimo pra qualidade do som do grupo.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Convidado Sáb Jan 24, 2015 3:43 pm

É uma satisfação, muito grande! Além de um aprendizado gigantesco em diversos aspectos.

Manter um trabalho desses não é fácil, mas havendo vontade verdadeira e sobretudo se os envolvidos vêem real valor naquilo que estão fazendo, se vai em frente, evoluindo um pouco a cada dia...

Como vc falou, acho que isso transparece no semblante da gente... Mais do que isso, reflete no som mesmo!


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por carlosprofort Qui Jan 29, 2015 10:09 pm

Como se já não bastasse o talento de todos vocês do grupo, me impressionou a alegria de vocês. Eu acho estranho quando vejo um músico tocando com a "cara fechada", pois para mim a música é sempre uma grande curtição!
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012) Empty Re: Itiberê Zwarg & Grupo - Identidade (2012)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos