Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

5 participantes

Ir para baixo

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright??? Empty Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

Mensagem por Felmor Qua Jul 04, 2012 8:34 pm

Olá amigos!

Toco baixo elétrico há alguns anos, e quero aprender o "gigante", e tô na dúvida cruel:

Compro um contrabaixo acústico chinês, por questões de preço prá aprender a tocar, ou compro um Upright, por já ser elétrico, ser mais fácil de transportar, etc...

Mas o braço do upright é exatamente igual ao do acústico?

Eu posso estudar nele, e se pegar um acústico vou tocar da mesma forma?


Desde já, agradeço as dicas!

____________________________
"Si vis pacem para bellum" (Se queres a paz, prepara-te para a guerra) - #042 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins - #056 - Clube do Baixolão - # 015 Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai
Felmor
Felmor
Membro

Mensagens : 500
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright??? Empty Re: Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

Mensagem por Claudio Qua Jul 04, 2012 9:27 pm

Depende do baixo.

Se a construção do espelho do instrumento obedecer rigorosamente os padrões de um 3/4 acústico, aí você não vai encontrar dificuldades ao migrar de um upright elétrico para um acústico.

De todos os Upright que já toquei fabricados no Brasil, só o Germano M tem a construção baseada no acústico. Dos importados que conheço, o Yamaha Silent Bass e os Zeta, também obedecem os padrões.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright??? Empty Re: Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

Mensagem por Felmor Qua Jul 04, 2012 9:30 pm

Hum, valeu ClaudioBass!

Eu tava vendo uns vídeos com o Germano M mesmo.

Você como baixista que já toca acústico, o que me indica?

Comprar um acústico chinês só prá aprender, ou pegar um upright?

____________________________
"Si vis pacem para bellum" (Se queres a paz, prepara-te para a guerra) - #042 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins - #056 - Clube do Baixolão - # 015 Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai
Felmor
Felmor
Membro

Mensagens : 500
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright??? Empty Re: Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

Mensagem por flauius Qua Jul 04, 2012 10:16 pm

Hummm... sei não... e o equilíbrio da caixa no corpo? Acho bem diferente.
Apesar e espelho/escala iguais e poder treinar saltos e tal, acho que a pegada e postura é bem diferente...

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright??? Empty Re: Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

Mensagem por Ixra Qui Jul 05, 2012 6:55 am

Também tenho vontade e aprender o vertical.
O Stagg EDB 3/4 elétrico é legal? - vou morar em apartamento em breve e preciso economizar espaço.

Daria para fazer Rockabilly (slapbass, eu acho) nesse elétrico? Sou doidão pra sair tocando uns StrayCats por aí...rs

____________________________
Ixra - Banda Euphúria - Osasco/SP - > www.euphuria.com.br

Ixra
Membro

Mensagens : 464
Localização : São Paulo

https:// https://www.facebook.com/israelantonini

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright??? Empty Re: Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

Mensagem por Claudio Qui Jul 05, 2012 7:00 am

Felmor escreveu:
Você como baixista que já toca acústico, o que me indica?
Comprar um acústico chinês só prá aprender, ou pegar um upright?

Veja... o que o flauius falou acima é importante considerar. O Upright fica apoiado em estantes, não requer contato corporal, e por possuir um tensor, o braço do Upright em geral é mais fino. Mas são dois fatores de fácil adaptação nomomento da migração do Upright pro acústico, algo que em poucas horas você já está acostumado.

O que você precisa ter em mente é o som que você quer. Não existe Upright com som de acústico. O Silent Bass da Yamaha até tenta simular esse som através de um processador synth, mas em função disso acaba tendo uma latência bem enjoada!

Se você curte o som do acústico e quer direcionar os estudos pra esse tipo de instrumento, então acho que vale mais a pena você comprar um acústico 3/4. Hoje você cosegue comprar um acústico chinês com tampo maciço e boas cordas pelo mesmo preço de um bom Upright.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright??? Empty Re: Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

Mensagem por talees Qui Jul 05, 2012 6:03 pm

Felmor, eu comecei num upright stagg. Ele não fica em estante e tem uns ferros que tentam reproduzir a posição de um acustico. Em relação ao braço ele também é muito parecido, tanto na escala quanto na grossura do braço. O problema é que se vc for acostumado a tocar o elétrico vai acabar usando a mão direita (se for destro) do mesmo jeito que usa no elétrico pois ele permite isso. A pegada no acústico é bem diferente. No meu caso, tocar no stagg foi um estímulo a pegar o acústico pois vi que as posições das notas não são um bicho de sete cabeças, mas quando comecei com o rabecão vi que o negócio era mais difícil, principalmente pela mão direita. Se fosse hoje acho que eu pegaria direto o acústico, um Michael por exemplo que custa o mesmo preço de um stagg.

talees
Membro

Mensagens : 5
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright??? Empty Re: Aprendendo a tocar contrabaixo acústico: pode ser com um upright???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos