Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A-B-C- Dedilhados (acústico)

2 participantes

Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Voila Marques Qua Jul 08, 2009 9:28 pm

Nós nos dedos!

Dedo 1 é o indicador (ou fura-bolo);
Dedo 2 é o médio (ou pai-de-todos);
Dedo 3 é o anular (ou seu vizinho);
Dedo 4 é o mindinho;
Polegar (ou cata-piolho) não tem nº no contrabaixo: é polegar mesmo, hahaha!

Ao colocarmos a mão esquerda parada no braço do contrabaixo, teremos um dedo para cada nota, certo? E a distância entre cada nota é de um semitom, ou seja, metade de um tom, por exemplo: Dó- Dó sustenido-Ré.

Quem usa 1-2-4 (escola germânica), vai fazer o Dó com o dedo 1, o Dó sustenido com o dedo 2, e o Ré com o dedo 4. O dedo 3 se movimenta junto com o dedo 4, como se fossem os dois um dedo só.

Quem usa 1-3-4 (escola italiana), vai fazer o Dó com o dedo 1, o Dó sustenido com o dedo 3, e o Ré com o dedo 4. O dedo 2 se movimenta junto com o dedo 3, como se fossem os dois um dedo só.

Quem usa 1-2-3-4 (muito usado no baixo elétrico, e por alguns cbxistas de acústico), vai fazer o Dó com o dedo 1, o Dó sustenido com o dedo 2, o Ré com o dedo 3, e o Ré sustenido com o dedo 4, ou seja, com esse dedilhado aparece mais uma nota

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty Re: A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Voila Marques Qua Jul 08, 2009 9:32 pm

Meus dedinhos, meus dedinhos, aqui estão...

Qd comecei meus estudos, o Sandrino me orientou a usar o 1-2-4. Ele mesmo usava 1-3-4. Os alunos mais antigos dele (tipo uma "geração" antes da minha) tb usavam 1-3-4.

Acho que o 1-2-4 facilita a fazer o trinado com o 4º dedo porque o 3º dedo dá um "apoio" operacional, mas o que me motivou mesmo a usá-lo, foi que tenho uma ótima abertura do 1º para o 2º dedo, e os acho dedos mais "fortes".

A minha abertura do 3º para o 4º dedo é boa, mas o 4º dedo para tocar sozinho precisaria de um fortalecimento extra, hahaha! Mesmo assim, quando operei a mão esquerda, passei uma boa temporada tocando com 1-3-4, porque não conseguia colocar o 2º dedo no corda, hahaha!

E mais dia menos dia, sabemos que acabaremos tocando com todos os dedos, seja com 1-2-4 na região grave/média, 1-2-3 na região média, e polegar (capo tasto)-1-2-3 na região aguda, hahahaha! Esse lance de dedilhado é uma questão maior de estudo e costume.
O Sandrino tb falava que o 1-2-4 afinava melhor que o 1-3-4, mas isso eu nunca cheguei a comprovar...

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty Re: A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Voila Marques Qua Jul 08, 2009 9:35 pm

Sobre extensão e pivot

Pelo que sei, na extensão o 1-2-3-4 é feito com a mão "parada", e no pivot, o 1-2-3-4 é feito com os dedos mais "acrobatas", hahaha!

Por exemplo: O dedo 1 "pisa" na corda, e logo em seguida o dedo 2 "alonga" pros lados e prá cima (como se o dedo "espreguiçasse"), e desce em cima de outra nota. O 3º dedo fica com inveja, e repete a "alongada" do 2º dedo e desce em outra nota.
O 4º dedo fica enciumado e imita os irmãos, hahahaha!

O polegar é o único dedo "centrado" nessa história: fica no mesmo lugar o tempo todo.
Dizem as más línguas contrabaixísticas, que ele é preguiçoso e sedentário, hahaha!

Pessoalmente, acho que ele só tá economizando energia pro dia do Cinderelo, quando ele deixa de ser polegar e passa a ser capotasto, hahahaha!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty Re: A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Voila Marques Qua Jul 08, 2009 9:38 pm

Sobre o 3º e o 4º dedos

No dedilhado 1-3-4, o anular tem a ajuda constante do dedo médio.
Eles passam a ser um dedo só, vamos dizer assim. Por isso, esse dedilhado não apresenta problemas para o 3º dedo na região grave. Acho que pro 4º dedo é que deve ser difícil encarar a vida contrabaixística sozinho, hahahaha!

Mas, a partir da região média para a aguda, o 4º dedo "descansa" nas duas escolas de dedilhado. O contrabaixo passa então a ter 3 posições com o dedilhado 1-2-3: (fá- fá sustenido-sol), (fá sustenido-sol-sol sustenido) e (sol-sol sustenido-lá), e as posições do capo-tasto (dedilhado capo-tasto-1-2-3).

Como as posições nessa região são menores que na região grave do instrumento, a norma de distância entre um dedo e outro deixa de ser somente de um semitom, e passa a ser tb de tom, tom e meio, etc...

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty Re: A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Voila Marques Qua Jul 08, 2009 9:46 pm

Dedilhados cbxtkos e divagações de uma cbxista...

Minha opinião sobre o assunto dos dedilhados é que a geração anterior a dos grandes precurssores do contrabaixo no Brasil (Sandrino Santoro, ex- prof. da UFRJ; José de Barros Chagas, Orq. Sinf. de Recife; Hector Rossi, ex-prof. da UFPB, entre outros), não teve muita escolha na hora de estudar. Muitos contrabaixistas sul-americanos estudaram com italianos vindos da Europa, que chegaram aqui através das companhias de ópera vindas da Europa em turnês pela América Latina, outros estudaram com alunos desses contrabaixistas.

O Sandrino, por exemplo, é italiano de nascença, mas começou seus estudos de contrabaixo no Brasil. Ele teve como professores um italiano, o Leopardi e um russo, o Vassili.
A mesma coisa deve ter acontecido com os cbxistas argentinos e uruguaios, etc, que têm hj entre 60 e 70 anos de idade. Acredito que eles só tiveram acesso à existencia do 1-2-4, quando já era tarde demais.

Naquela época, ou vc estudava o que mandavam, ou te mandavam estudar outra coisa, hahahaha!
Acho que todos eles foram filhotes da ditadura contrabaixística, hahaha! Não sei tb se a "abertura" contrabaixística, feita por esses cbxistas ao questionar "baluartes" técnicos como o dedilhado 1-3-4, teve alguma coisa a ver com as aberturas políticas dos países em que viviam, se ela aconteceu após fatos políticos.

Não podemos esquecer que o pós-ditadura torna os artistas mais livres e abertos à idéias novas e intercâmbios, porque eles passam a ter um espaço novo para isso, que antes era dedicado à resistência e à denúncia cultural.

Estou querendo dizer com tudo isso, que esses questionamentos e as consequentes mudanças, como no ensino dos dedilhados, só devem ter sido possíveis de se tornar realidade, após uma ruptura com as tradições e uma aliança com idéias novas.

Hoje em dia, temos muito mais democracia no ensino do contrabaixo. Viva a diferença!!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty Re: A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Voila Marques Qua Jul 08, 2009 9:48 pm

Dedo 3 (anular): pouco ou muito usado?

Existem dois dedilhados no contrabaixo acústico: italiano antigo (1-3-4) e germânico (1-2-4). O professor opta por ensinar um deles, ou seja, ou se usa um ou se usa outro. Eles são usados até mais ou menos a metade do braço, quando então são usadas 3 posições com o dedilhado 1-2-3.

Na metade do braço do contrabaixo, temos a oitava da corda solta. Por exemplo: na metade da corda sol, temos um outro sol mais agudo, uma oitava acima da corda solta, certo? Perto desse sol temos 3 posições que são tocadas com 1-2-3 (fá - fá sustenido - sol/ fá sustenido- sol- sol sustenido/ sol, sol sustenido - lá).

A partir da metade do braço (sol, 1 oitava acima da corda solta), o polegar passa a ser usado para prender a corda e a se chamar “capotasto” (0). Ele também poderá ser usado antes desse sol mas, via de regra, o estudo dele começa mesmo no sol, certo?

Assim que o capotasto passa a ser usado, os dedilhados 1-2-4 ou 1-3-4 são substituídos pelas “posições do capotasto” (ou capotasto), que são classificadas em cromática, semicromática e diatônica, todas com dedilhado 0-1-2-3. O dedo 4 passará a ser usado muito eventualmente.

No “capotasto”, as posições são mais flexíveis. Entre os dedos poderá haver intervalos de semitons (cromática – ex: sol- sol sustenido- lá- si bemol), tom e semitons (semicromática – ex: sol- lá- si bemol- si bequadro) e tons e semitom (diatônica – ex: sol- lá- si- dó). Há casos em que é necessário também “abrir” a posição (ex: sol- lá- si- dó sustenido).

O dedo 3 é um dedo “frágil”, que se fortalece com o tempo. Ele pode até não ficar com a precisão do dedo 2, mas nada que o impeça de ser muito bem usado, até mesmo em extensões e pivôs

O dedilhado 1-2-4 “atenua” essa “fragilidade”, porque o dedo 3 sobe e desce junto com o dedo 4. Juntos, eles são considerados um dedo só (para efeito de dedilhado), mas essa mordomia só dura até pouco antes da metade do braço.

Um bom motivo para fortalecer o dedinho "feio", já que depois ele também tem seus dias de cisne contrabaixista!!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty Re: A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Voila Marques Qua Jul 08, 2009 9:51 pm

Dedilhado 1-2-3-4 no acústico. E aí?

O problema de usar o tempo todo o dedilhado 1-2-3-4 no contrabaixo acústico, é que força demais a mão.
Eventualmente, em extensões e pivôs acho viável, mas a partir da 4ª posição (ré- ré sustenido- mi) e, ainda assim, isso depende também do contrabaixo...

Por não ter traste, as posições no contrabaixo acústico vão diminuindo de tamanho, conforme as posições vão alcançando notas mais agudas. Mesmo assim, o contrabaixista ainda usará muito algumas posições “grandes”, como é o caso da meia-posição (corda sol: sol sustenido- lá- si bemol) e da 1ª posição (corda sol: lá- si bemol- si bequadro).

Colocando mais um dedo e uma nota nessa posição, será impossível manter os dedos totalmente presos e parados na corda, como usualmente fazemos numa “posição”.
Numa mesma posição e numa mesma corda só existe um movimento básico: abaixar e levantar os dedos.

Usando o dedilhado 1-2-3-4, será acrescentado a esse movimento básico mais um outro: “abrir” cada dedo sempre que for tocar com o 4º dedo e “fechar”. Assim, a idéia de “posição” fica mais relacionada aos dedos do que à mão.

Sem um bom professor de contrabaixo, dificilmente o aluno conseguirá tocar de forma relaxada com esse dedilhado que, naturalmente, já “abre” a mão mais que o necessário.

Usamos somente o peso do corpo para tocar, sem força. A mão esquerda deve ser precisa e flexível sem ficar “dura” de forma alguma.

Uma informação importante: numa mesma posição, o espaço entre todos os dedos usados deve ser igual. No dedilhado 1-2-4, por exemplo, o espaço entre esses dedos é o mesmo. O dedo 3 fica entre os dedos 2 e 4.

Já vi contrabaixistas de elétrico tocarem com dedilhado de contrabaixo acústico, mas conheci e fiz aulas com um grande contrabaixista holandês, Hans Roelofsen, que foi o único contrabaixista até hoje que vi tocar com dedilhado 1-2-3-4 no acústico. Ele tem uma mão bem grande, com dedos muito longos e fortes, e usa a mão esquerda como se fosse um violoncelo.

Os violoncelistas usualmente utilizam o dedilhado 1-2-3-4 e também abrem cada dedo ao tocar (pivô), mas como as posições do instrumento são menores, eles conseguem fazer uma posição com a mão parada e os dedos prendendo todas as 4 notas, sem tensionar a mão, o que é praticamente impossível de ser feito no contrabaixo, mesmo que com um contrabaixo de posições pequenas.

As chances de tendinites no futuro são um caso a considerar, salvo se o aluno estiver sendo bem orientado por um professor de contrabaixo muito bom.

Bem, essa é a minha opinião...

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty Re: A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Rena Cáceres Qui Jul 09, 2009 3:19 pm

aaaaaaae Voila!! demorou para aparecer por aqui

entra pro clube das mulheres baixistas!! hhahaha Wink

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

A-B-C- Dedilhados (acústico) Empty Re: A-B-C- Dedilhados (acústico)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos