Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hamleto Stamato Trio - Speed Samba Jazz 4 (2012)

2 participantes

Ir para baixo

Hamleto Stamato Trio - Speed Samba Jazz 4 (2012) Empty Hamleto Stamato Trio - Speed Samba Jazz 4 (2012)

Mensagem por LuCaSbass Ter Jun 19, 2012 10:27 pm

Hamleto Stamato Trio - Speed Samba Jazz 4 (2012) Hamleto_Speed_4_capa

O projeto "Speed Samba Jazz", idealizado pelo pianista Hamleto Stamato, chega ao quarto disco de estúdio em uma discografia que também conta com um DVD ao vivo. Como nos outros 3 álbuns, Hamleto é acompanhado por uma cozinha de peso: Erivelton Silva na bateria e Ney Conceição no contrabaixo acústico. Ney é mais conhecido por seu trabalho com o baixo elétrico, mas também domina a execução do acústico.

O disco começa com o standard "Softly as in a Morning Sunrise", em um arranjo ao melhor estilo samba-jazz, com virtuosos improvisos de piano executados sobre uma base rápida e suingada. O segundo tema, "Close Your Eyes", é mais conhecido por sua versão do grupo Art Blakey and the Jazz Messengers. Aqui o destaque fica com a cozinha: uma excelente levada de vassourinhas de Erivelton, além de um improviso de Ney Conceição.

"The Dolphin", de Luiz Eça, é mais um clássico revisitado pelo trio. Hamleto mostra que vai muito além do virtuosismo técnico, fazendo um bonito improviso. Ele também mostra seu lado compositor em "Temalu", uma bonita balada que conta com a participação de Leo Ortiz ao violino, trazendo um "tempero" especial à música.

"If I Were a Bell" é outro standard e ficou conhecido pela gravação do quinteto de Miles Davis. Nesse álbum, ela aparece em uma versão muito mais suingada, com a cozinha dando uma aula nas levadas, enquanto Hamleto faz mais um ótimo improviso de piano. "Meditação", de Tom Jobim, dá sequência ao disco em uma performance que nos remete aos trios do Beco da Coruja, berço do samba-jazz.

"Seascape", gravada anteriormente por Bill Evans, ganha cara de bossa-nova nesse novo arranjo do trio. "Na Lapa" é mais uma composição autoral de Hamleto e casou muito bem com a concepção do disco, com bons improvisos e boas conduções da cozinha.

O disco é encerrado com dois clássicos do jazz arranjados sob a estética do samba-jazz: A clássica "The Look of Love" e "If I Should Lose You", gravada anteriormente por nomes como Chet Baker, Nat King Cole, entre outros. Mais uma vez o destaque é a cozinha, com improvisos inspirados e ótimas levadas.

Esse é um disco que vai direto ao ponto, como todos os outros da série. Para quem gosta de ouvir clássicos do jazz e da música brasileira em novos arranjos que sempre abrem espaço ao improviso, é uma ótima pedida!!
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Hamleto Stamato Trio - Speed Samba Jazz 4 (2012) Empty Re: Hamleto Stamato Trio - Speed Samba Jazz 4 (2012)

Mensagem por bodhan Qua Jun 20, 2012 2:42 pm

Lucas, estive no último sábado no show da Leny Andrade com o Hamleto no piano. Fiquei muito bem impressionado. O Jamil Joanes no baixo ...
Obrigado pelo review, vou conferir o cd. Abração!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos