Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

+4
Jorginho Maia
joabi
allexcosta
klaus.coelho
8 participantes

Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por klaus.coelho Ter Jun 19, 2012 3:33 am

Saudações a todos amigos,

É meu primeiro post e venho aqui pedir ajuda de vocês nesse seguinte caso:

Tenho um baixo Cort GB4 Custom
PICKUPS: Seymour Duncan SJB-3N & SMB-4D
ELECTRONICS: Duncan designed BEQ-3 EQ, 1volume, 1blend, 3band, mid frequency toggle

Estou inclinado a comprar um pedal Preamp, com intuito de encorpar meu som, equalizar/timbrar melhor, pois pretendo fazer também umas gravações, sem falar na questão do DI.

Após uma boa pesquisada cheguei aos pedais Aguilar Tone Hammer e Sadowsky Preamp DI.

Porém, alguns colegas levantaram a hipótese de haver saturação no sinal, tendo em vista que eu teria captadores de saída alta + Preamp interno + pedal Preamp.

Por isso, eu que sou leigo, logo pensei: - Vou mandar tirar meu preamp interno, deixar o baixo passivo (meus captadores são passivos?) e usar o pedal preamp do meu gosto (que ouvi falar que funciona mais plenamente com baixos passivos).

Tem sentido nisso tudo? Compensa? Sairia caro esse serviço? Quais prós ou contras?

Muito obrigado pela atenção de todos.
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 19, 2012 10:24 am

O certo é testar com e sem.
Não deve sair muito caro.
O pró é um som menos ardido chegando no preamp externo.
Contra é não ter controle de EQ na mão.
Converse com o Ademir que ele te orienta.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por klaus.coelho Ter Jun 19, 2012 11:41 pm

Obrigado pelo pronto atendimento Alex.

Eu falei com ademir, ele simplesmente disse para experimentar deixar os knobs do meu baixo no flat. (isso foi pelo facebook)

Aí entra outra dúvida minha.... deixar os knobs no flat = desabilitar a influência do meu preamp interno?

Seria a mesma coisa de retirar o preamp de dentro do baixo?

E outra, deixar os knobs no flat, significa ter o som "original" do baixo? Digo, esse som seria o som passivo?

Como já li aqui no forum que existem captadores passivos e ativos independentemente do circuito....procurei saber sobre os meus captadores seymour duncan e não encontrei a resposta se eles são passivos.
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por joabi Qua Jun 20, 2012 1:21 am


Depende, existem circuitos que são bem transparentes, e praticamente não alteram o timbre quando os controles estão "flat", só mudam o volume de saída, mas outros modelos mudam intencionalmente o som do instrumento mesmo estando flat.

Não conheço o circuito do seu baixo pra saber em qual caso se enquadra.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por klaus.coelho Qua Jun 20, 2012 1:25 pm

Obrigado joabi!
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por Jorginho Maia Qui Jan 17, 2013 4:05 pm

Boa tarde Klaus, gostaria de trocar algumas informações sobre o pré-amp do Cort GB4 Custom, pois comprei um recentemente. Dessa forma sobre aquela chvinha mini troggle que vem nele, funciona como um mid frequency certo? Só que quando aciono ela para cima a sonoridade fica acentuadamente grave é assim mesmo brother? E com relação a colocação dos knobs do pré em flat, isso deixa a a sonoridade dos caps em ação, numa espécie de desligamento da ação do pré, ou não tem nada haver com isso? E afinal esses caps são ativos ou somente o circuito que é?

Jorginho Maia
Membro

Mensagens : 4
Localização : Alagoinhas-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por Ruds Sex Jan 18, 2013 9:44 am

Se vc vai mesmo comprar o pedal, sugiro comprar antes de mexer no baixo. Experimente o baixo do jeito que está com o pedal.
Se o som te agradar, não tem pq mexer mais.
Senão, continue mudando. Dai tirar o pré interno é uma opção.

Preamps externos de qualidade não devem ter problemas em lidar com a saída de um preamp interno. E, se a saída do preamp interno for muito alta, é só baixar o volume do baixo. Simples assim.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por GusVCD Sex Jan 18, 2013 10:43 am

Jorginho Maia escreveu:Dessa forma sobre aquela chvinha mini troggle que vem nele, funciona como um mid frequency certo?
Creio q sim, se for igual ao GB5 Custom q tive.

Só que quando aciono ela para cima a sonoridade fica acentuadamente grave é assim mesmo brother?
Ela da um corte nos médio, deixando mais o grave e agudo acentuados. Tem-se isso como timbre para slap (eu não concordo).

E com relação a colocação dos knobs do pré em flat, isso deixa a a sonoridade dos caps em ação, numa espécie de desligamento da ação do pré, ou não tem nada haver com isso?
Como falado, uns pres deixam bem transparentes e outros mesmo em Flat colorem bem o som. No GB4 Custom o Pre não tem push-pull no volume para desligar o Pre como no GB74, não é? Sempre achei isso muito útil, pois no GB74 q comprei pra igreja nunca lembram de trocar a bateria, e umas duas vezes q precisei tocar de sopetão e usá-lo, estava com a bateria descarregada e foi só acionar o push-pull e rolar o som com os caps apenas (passivo).

E afinal esses caps são ativos ou somente o circuito que é?
Caps passivos.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por Jorginho Maia Sex Jan 18, 2013 2:47 pm

Valeu GusVCD! Cara então posso ver com um luthier a colocação de um push-pull no knob de volume para ter essa opção mais orgânica? Isso me agrada muito, pois curto muito baixos passivos e ainda não tive grana para comprar um como quero,e também volta e meia sou surpreendido com a bateria que acaba em meio aos ensaios da banda, rsssssssss! Nesse caso todos o knobs perderiam sua ação ao desativar o pré interno? Outra coisa, a opção da chavinha para cima onde tenho corte dos médios, seria a opção do fabricante para slaps? Eu também não concordei pois o som fica bem grave e gordo, o que prefiro para bases com palheta.

Jorginho Maia
Membro

Mensagens : 4
Localização : Alagoinhas-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por GusVCD Sex Jan 18, 2013 2:58 pm

Jorginho Maia escreveu:Valeu GusVCD! Cara então posso ver com um luthier a colocação de um push-pull no knob de volume para ter essa opção mais orgânica?
Creio q sim. A maioria dos Pres (para não dizer todos) podem ser instalados para q possam ser desativados.

Isso me agrada muito, pois curto muito baixos passivos e ainda não tive grana para comprar um como quero,e também volta e meia sou surpreendido com a bateria que acaba em meio aos ensaios da banda, rsssssssss! Nesse caso todos o knobs perderiam sua ação ao desativar o pré interno?
No GB74, por exemplo, fica funcionando o volume e o balanço dos captadores, além da chave das bobinas do Hambucker. O q desativa são os recursos de grave e agudo, e provavelmente o volume tbm fique mais baixo, isso vai depender do ganho de saída q o Pre insere nesse baixo.

Outra coisa, a opção da chavinha para cima onde tenho corte dos médios, seria a opção do fabricante para slaps? Eu também não concordei pois o som fica bem grave e gordo, o que prefiro para bases com palheta.
Isso está relacionado a um circuito q age no sinal. Não sei se há regulagens de frequancias no caso desse da Seymour, mas caso não haja (o mais provavel), vc não pode fazer nada além de deixar a chave desligada sempre. No GB74 q tive, e tbm no da igreja, eu nunca uso.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 02, 2013 11:23 am

Achei bacana essa matéria que recebi pela BBG e se encaixa nessa questão.

http://www.bestbassgear.com/ebass/gear/electronics/pedals/when-is-a-pedal-better-than-a-preamp.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=4-30-13
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 02, 2013 11:32 am

Sempre rola de instalar uma chavinha (ou trocar um dos pots por push/pull) pra dar bypass no circuito ativo, e assim ter o baixo "ativo/passivo".

Eu não retiraria o pré do GB4. Coloca a chave de bypass que é mais interessante.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa retirar o Preamp interno do baixo? Empty Re: Compensa retirar o Preamp interno do baixo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos