Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

+6
silvanoandrade
CG
edumoraes
Tarcísio Caetano
CaQuinhO
Jonas Barbosa
10 participantes

Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Jonas Barbosa Seg Abr 30, 2012 6:08 pm

Então galera, tenho um Condor XB225 e o amplificador Staner BX200, e estou tendo alguns problemas com a regulagem, queria um baixo com um grave e bem claro, à exemplo este vídeo que eu vou deixar logo abaixo, sobre a sonoridade e tal do instrumento, me ajudem galera, Obrigadoo!



Jonas Barbosa
Membro

Mensagens : 12
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por CaQuinhO Seg Abr 30, 2012 6:17 pm

Meu caro, na Seção de luthieria tem bastante material pra te ajudar.

Abraços.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Abr 30, 2012 6:51 pm

CaQuinhO escreveu:Meu caro, na Seção de luthieria tem bastante material pra te ajudar.

Abraços.
Supondo, que regulagem seja regulagem, leia aqui: https://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica
Supondo, que regulagem seja equalizar/timbrar o seu instrumento, aí a coisa fica mais complicada. E é melhor os mais sábios virem dar sua opinião - eu sou só um aprendiz...

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por edumoraes Seg Abr 30, 2012 8:13 pm

Olá Jonas, seja bem vindo ao fórum! up

Você poderia ser mais específico que tipo de sonoridade que procura? O video que vc postou tem 50 min de duração, que parte dele aparece um baixo tocando com o som que vc procura?
Eu vi/ouvi alguns pedaços e apareceu algumas vezes um baixo Fender e em outros um baixo que me pareceu um Gibson, além do que o baixista está usando uma "geladeira" de amplificador nas costas. Não desfazendo do seu equipamento, mas concordamos que com um Condor XB225 e um Staner BX200 fica mais difícil chegar num som de um equipamento igual do video, nem tanto pela diferença de qualidade e sim por se tratar de equipamentos totalmente diferentes, o seu baixo com certeza tem um timbre próprio e deve ser explorado as possibilidades para ver se te agrada, se não parte para outro.
Dá uma sapiada pelo fórum vc vai ver comentários sobre o Staner BX200 falando muito bem dele no quesito potência e durabilidade, levanto até o apelido de "Tanque de Guerra", mas parece que o fraco desse ampli é a equalização, talvez um pedal de equalização melhore.
Primeiro aconselho tomar umas atitudes básicas e mais em conta, compre cordas novas e começe colocando a regulagem do amplificador em "flat", ou seja tudo no meio e com calma vai timbrando seu baixo aumentado ou diminuindo os graves, médios e agudos até chegar num gosto pessoal.
Outra coisa importante, este baixo está regulado? Já levou em algum Luthier pra dar uma geral? Isso ajuda muito no som de um instrumento.
O que posso ajudar por enquanto é isso, logo aparece alguém mais experiente com algumas dicas mais "quentes" aí, só aguardar.

Abraço e bons graves.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por CG Seg Abr 30, 2012 8:21 pm

Timbre é subjetivo, cada um tem o seu prefirido. O ajuste depende de feeling, não há uma fórmula padrão, talvez um pedal equalizer te ajude a achar o seu timbre. Lembrando também que não se tira leite de pedra.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por silvanoandrade Ter maio 01, 2012 3:11 am

talvez boas horas de estudo ...

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1161
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Jonas Barbosa Ter maio 01, 2012 12:12 pm

edumoraes escreveu:Olá Jonas, seja bem vindo ao fórum! up

Você poderia ser mais específico que tipo de sonoridade que procura? O video que vc postou tem 50 min de duração, que parte dele aparece um baixo tocando com o som que vc procura?
Eu vi/ouvi alguns pedaços e apareceu algumas vezes um baixo Fender e em outros um baixo que me pareceu um Gibson, além do que o baixista está usando uma "geladeira" de amplificador nas costas. Não desfazendo do seu equipamento, mas concordamos que com um Condor XB225 e um Staner BX200 fica mais difícil chegar num som de um equipamento igual do video, nem tanto pela diferença de qualidade e sim por se tratar de equipamentos totalmente diferentes, o seu baixo com certeza tem um timbre próprio e deve ser explorado as possibilidades para ver se te agrada, se não parte para outro.
Dá uma sapiada pelo fórum vc vai ver comentários sobre o Staner BX200 falando muito bem dele no quesito potência e durabilidade, levanto até o apelido de "Tanque de Guerra", mas parece que o fraco desse ampli é a equalização, talvez um pedal de equalização melhore.
Primeiro aconselho tomar umas atitudes básicas e mais em conta, compre cordas novas e começe colocando a regulagem do amplificador em "flat", ou seja tudo no meio e com calma vai timbrando seu baixo aumentado ou diminuindo os graves, médios e agudos até chegar num gosto pessoal.
Outra coisa importante, este baixo está regulado? Já levou em algum Luthier pra dar uma geral? Isso ajuda muito no som de um instrumento.
O que posso ajudar por enquanto é isso, logo aparece alguém mais experiente com algumas dicas mais "quentes" aí, só aguardar.

Abraço e bons graves.


Então, regulado ele já está sim, do jeito que eu gosto para tocar. É claro que meus equipamentos não chegam ao nível do cara do vídeo afinal ele vive disso né HEUAHEAUHEA, pois então, minhas cordas são da D'addario, eu geralmente aumento mais o master volume e diminuo o Gain, pois se eu deixa-las em flat, o som fica muuuuito alto, geralmente começo em flat, os básicos como Bass, Medium e Treble , daí aumento o grave, tiro um pouco do médio , e deixo o agudo em flat, só que meu estilo de tocar varia muito de música pra música, dai as vezes o Slap sai muito estranho por ficar muito grave, sei lá. se tiver algum pedal que pode melhorar a sonoridade poderiam me indicar, mas assim, não tão caro, numa faixa de preço bom.



OBRIGADOOO!

Jonas Barbosa
Membro

Mensagens : 12
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Jonas Barbosa Ter maio 01, 2012 3:31 pm

Desculpa, o que eu preciso de ajuda EQUALIZAÇÃO do som :/

Jonas Barbosa
Membro

Mensagens : 12
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por allexcosta Ter maio 01, 2012 3:34 pm

Tenha um som ideal na cabeça e rode os botões até atingir algo similar. É só isso...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Jonas Barbosa Ter maio 01, 2012 3:36 pm

Li pelo forum, e muitos reclamam da equalização da Staner BX200 , apesar de ter um som bem alto e ser bem valente, que pedal vocês recomendam pra dar uma melhorada no som, um grave mais " limpo " ?

Jonas Barbosa
Membro

Mensagens : 12
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por allexcosta Ter maio 01, 2012 3:41 pm

^ Um EQ de sua preferência ou um ajuste cuidadoso se o baixo tiver um pré onboard com EQ.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Thales_Sr Ter maio 01, 2012 3:47 pm

Jonas Barbosa escreveu:Li pelo forum, e muitos reclamam da equalização da Staner BX200 , apesar de ter um som bem alto e ser bem valente, que pedal vocês recomendam pra dar uma melhorada no som, um grave mais " limpo " ?
Como estão suas cordas?

Quem reclama da equalização do BX200 é porque comprou ele sem gostar do timbre. Comprou porque é potente e barato, mas queria outro timbre. Aí não tem milagre que salve...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Jonas Barbosa Qui maio 03, 2012 1:46 am

Thales_Sr escreveu:
Jonas Barbosa escreveu:Li pelo forum, e muitos reclamam da equalização da Staner BX200 , apesar de ter um som bem alto e ser bem valente, que pedal vocês recomendam pra dar uma melhorada no som, um grave mais " limpo " ?
Como estão suas cordas?

Quem reclama da equalização do BX200 é porque comprou ele sem gostar do timbre. Comprou porque é potente e barato, mas queria outro timbre. Aí não tem milagre que salve...

minhas cordas estão novas, não tem nem uma semana que comprei elas

Jonas Barbosa
Membro

Mensagens : 12
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por CaQuinhO Qui maio 03, 2012 6:30 am

Jonas,

Se o seu baixo for passivo, tenta um bass attack ou um tone hammer que já vai te ajudar bastante.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Jonas Barbosa Qui maio 03, 2012 3:51 pm

CaQuinhO escreveu:Jonas,

Se o seu baixo for passivo, tenta um bass attack ou um tone hammer que já vai te ajudar bastante.

é ativo ;/

Jonas Barbosa
Membro

Mensagens : 12
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por CaQuinhO Qui maio 03, 2012 5:45 pm

Bem, aí vai depender do pré que vc tem instalado.
Você pode tentar chegar no que você quer mexendo no pré do seu baixo. Se for muito transparente, ainda vale a dica do pedal.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por gbarcelos Seg maio 21, 2012 11:52 am

galera to na dúvida me ajudem!

como muitos sabem eu comprei meu contrabaixo faz umas 3 semanas.
e to com uma dúvida.

mando ele pra regulagem agora ou espero até as cordas que veio nele desgastarem e regulo?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por CG Seg maio 21, 2012 11:55 am

Regule já.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por gbarcelos Seg maio 21, 2012 11:58 am

vlw CG

precisa blindar os captadores também? é necessário?
e essas cordas seguram quanto tempo mais ou menos?
e TODA vez que eu mudar as cordas tenho de regular é?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Rick Charles Seg maio 21, 2012 12:04 pm

1 - se tiver muito ruído (chiados inesperados) sim
2 - depende da marca, de quanto voce usa
3 - Não necessariamente, desde que você não mude a bitola das cordas
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por gbarcelos Seg maio 21, 2012 12:07 pm

Rick Charles

vlw , não notei nenhum ruído mesmo colocando o dedo no captador.
enquando o calibre das codas eu gostei da 0.40 mas vejo recomendarem muito a 0.45 por isso o por que das minhas dúvidas.
obrigado
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por CG Seg maio 21, 2012 12:08 pm

gbarcelos escreveu:
precisa blindar os captadores também? é necessário?
Depende, seu baixo está chiando, se estiver precisa, se não estiver não precisa.

gbarcelos escreveu:
e essas cordas seguram quanto tempo mais ou menos?
Depende, tem umas cordas que duram 2 meses, tem cordas que duram um ano, normalmente as originais duram pouco. Você gosta de um timbre mais fechado ou mais brilhante? Depende também se sua mão sua muito. O meu critério é trocar a cada 4 meses, você terá que estabelecer o seu


gbarcelos escreveu:
e TODA vez que eu mudar as cordas tenho de regular é?
Se sempre usar a mesma marca e espessura, deve-se verificar a regulagem uma vez por ano, se mudar a marca ou a erspessura vais ter que regular novamente.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por gbarcelos Seg maio 21, 2012 12:14 pm

hum entendi CG

por isso acho que vou regular só quando mudar as cordas mesmo, pq não me decidi se vou ficar com o endordamento 0,40 ou vou mudar pro 0,45 e também vou me decidir pela marca.(aí seria dois gastos) até pq ele veio com uma boa regulagem,apenas a corda ré que trasteja um pouco.e a corda sol geralmente quando to tocando que aperto ela "foge" do braço pra baixo.não sei se está errado o espaçamento dessa corda no baixo ou se sou eu que aperto de forma sem precisão forçando ela pra baixo com isso "fugindo" do braço.

respondendo a sua pergunta,gosto de um som mais brilhante.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por edumoraes Seg maio 21, 2012 12:25 pm

tem como postar uma foto de frente do seu baixo? principalmente mostrando a juncao do corpo com braço?

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por gbarcelos Seg maio 21, 2012 12:28 pm

agora não tenho pois estou no trabalho hehehe.
mas assim que der posto uma aqui e se vocÊ puder dá uma opinião
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico Empty Re: Ajuda! Regulagem do Contrabaixo Elétrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos