Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

+38
rafaelravazzi
fheliojr
aoliabealves
Laysson
Cayo Castro
PauloBass
Gomesbass
malka_aff
Fá Mendonça
Fernando Zadá
Edu Fettermann
André Souza
Buticão
Rodrigo.Bass
LuCaSbass
Filipe Castro
lcalazans
gobatto
Edson Sousa
Bill wyman
Mayo Pamplona
Ricardo (alive10)
Andrezinho
Pedroswaldo
magallanes
Rena Cáceres
webercar
Pedro Jack
Cantão
maquiro
caipira bx
Rdg Bass
allexcosta
AdrianoBSB
Renato
Eduardo Chaves
dibass
Claudio
42 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Claudio Ter Jun 30, 2009 1:32 pm

Prezados,

Visando o crescimento a área Didática e o apoio aos usuários que praticam o salutar hábito do estudo musical, criamos este tópico fixo que irá contar com a colaboração do amigo Sá Reston, na elaboração de textos e perguntas/respostas sobre Rítmica, Harmonia e estudos com o metrônomo. Esperamos que todos nós possamos aproveitar os ensinamentos e dicas do amigo.

Obrigado Sá.

Bons estudos a todos!

Administração e Moderação
Fórum Contrabaixo BR


Última edição por ClaudioBass em Sex Ago 26, 2011 9:45 am, editado 4 vez(es)

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Ter Jun 30, 2009 11:27 pm

otima ideia
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Eduardo Chaves Qua Jul 01, 2009 8:38 pm

Show Sá! Parabéns cara! Vc merece!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Renato Qui Jul 02, 2009 8:48 am

Que beleza!! cheers

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Qui Jul 02, 2009 8:50 am

Galera,

me desculpem o atraso no início das postagens! Estou enrolado resolvendo alguns assuntos que tem tomado minha energia, mas não vejo a hora de começar!!

Espero que seja um espaço onde todos possamos aprender...

Abraços,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por AdrianoBSB Qui Jul 02, 2009 10:58 am

Estou na espera cheers

____________________________
www.myspace.com/altharmetal Jesus na veia. Metal na orelha. - CLUBE DOS PEDREIROS # 18 - CLUBE ROCK/HEAVY # 09
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por allexcosta Qui Jul 02, 2009 11:09 am

Sa, como estudar pra se tocar em compassos impares com a mesma fluencia q a gente tocaria em 4/4? Sem precisar de raciocinio excessivo ou ficar contando os tempos?

Gracias.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sex Jul 03, 2009 2:55 am

Obrigado pela pergunta Allex! Ótima forma de abrir as postagens por aqui...

O jeito que eu encontrei pra internalizar os compassos ímpares, foi estabelecer (criando ou extraindo de alguma música, linha etc...) células básicas para o compasso que eu estava estudando.

Utilizando essa célula base (ou clave) como fundamento, fica muito mais fácil (depois de muito tocar essa mesma célula*) criar idéias que se relacionem com ela sem citá-la, utilizando-a como "pano de fundo mental" (??!!) para que as idéias fluam com facilidade e sem que se perca o sentido rítmico do compasso em questão.

Outra ótima estratégia é aprender a cantar e/ou tocar melodias que apresentem esse tipo de rítmica. Ajuda a criar um repertório de idéias rítmicas dentro do compasso de uma forma bem intuitiva. Com tempo vou postar sugestões de músicas que podem ajudar nesse lado. De cara, recomendo uma música chamada "Misturada" do Quarteto Novo para quem quer estudar Samba em 7. O solo do Airto Moreira nessa música é uma síntese das idéias desse estilo.

Aproveito o tema pra botar na roda uma composição minha gravada pelo Acuri em 2007, na nossa última Demo. Chama-se "Taba Nova" e é em sua maior parte em 7, mas apresenta outros compassos (até 4/4!) e eles se alternam durante o tema:

<embed src="http://dc108.4shared.com/flash/flvplayer.swf" width="420" height="21" allowscriptaccess="always" flashvars="file=http://dc108.4shared.com/img/115682049/c9c869d/dlink__2Fdownload_2F115682049_2Fc9c869d_3Ftsid_3D20090703-015218-e884163a/preview.mp3&link=http://www.4shared.com/file/115682049/c9c869d/Taba_Nova.html&plugins=revolt-1&logo=http://dc108.4shared.com/images/logo.png&image=http://dc108.4shared.com/images/icons/misc/mp3_200x180.jpg"></embed>

Espero que ajude em alguma coisa!

Abraços,

S@Reston

* Tocar uma idéia rítmica pode/deve ser feito em qualquer instrumento, sobretudo de percussão ou batucando. Desenvolver uma habilidade em executar ritmos com as mãos é essencial para quem quer se aprimorar como músico. Afinal de contas, independente do instrumento que tocamos, somos todos percussionistas!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Sex Jul 03, 2009 9:18 am

muito bom sa gostei da musica tb
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Rdg Bass Sex Jul 03, 2009 4:35 pm

Bacana Sá, atualmente estudo muito compassos em 5/4 e 7/4.

Costumo contar assim pra pegar a pulsação:

5/4 divido em 3/4 e 2/4

7/4 divido em 4/4 e 3/4

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por allexcosta Sex Jul 03, 2009 5:37 pm

Obrigado pela explicacao Sa. Interessante a ideia do "pano-de-fundo mental", era mais ou menos isso q eu tava querendo saber mesmo. Agora eh praticar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Jul 04, 2009 11:55 am

Galera, estou em Juiz de Fora tocando até amanhã e por isso não pude responder antes...

Rdg, essa idéia de dividir o compasso em dois pode ser legal, mas o ideal é executar idéias e passar pra cabeça o som dos compassos ímpares mesmo, sem contar, o lance é incorporar isso de uma forma mais intuitiva...

Abraço a todos,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Qui Jul 16, 2009 4:33 am

Fala galera,

não tenho postado nada ultimamente pois estou muito enrolado com os preparativos para uma turnê pela Ásia que vou fazer com meu grupo de música instrumental, o Acuri. Será uma viagem de 40 dias por várias cidades da Índia e do Sri Lanka. Pelo menos consigo entrar um pouco todo dia e participar de alguns tópicos... Na verdade já estou no fuso-horário asiático (8 horas e meia a mais), por conta de todos os acertos com o pessoal de lá. E de dia a correria dos ensaios com o grupo e outros compromissos realmente tem me ocupado demais.

A boa notícia é que (por incrível que pareça), terei muito tempo para postar durante a viagem, e estarei com os assuntos sempre fresquinhos na cabeça, pois vou tocar quase todo dia (já temos mais de 25 apresentações confirmadas)

Então aguardem que em breve a gente vai dar uma boa movimentada nesse tópico, beleza?

Abraços,

S@Reston playing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por allexcosta Qui Jul 16, 2009 4:39 am

Parabens Sa! So errei o continente, hein?

https://bass.forumeiros.com/videos-f7/acuri-msica-instrumental-brazuca-t1911.htm#37788

Tomara q seja uma de centenas.

Abraco,

Alex.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Qui Jul 16, 2009 4:12 pm

Fala profeta Allex!! farao Obrigado pela pilha boa, meu camarada!!

Torço também pra que seja só o começo, isso só motiva o grupo a se dedicar mais e a acreditar que dá pra seguir fazendo o som instrumental brazuca que a gente curte, apesar das dificuldades. Além disso, aqui no Brasil está cada vez mais de viabilizar um trabalho como o Acuri, então espero que estejamos no caminho certo...

Abraço grande,

S@Reston playing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Dom Jul 19, 2009 10:22 pm

Ola, gostaria de saber opiniao de vcs sobre como vcs percebem o ritmo xote,

estava converssando c um amigo batera e ele me disse que pensa em 2/4 eu ate hj pensei em 4/4

pesquisando em alguns livros vi as 2 opinioes o Giffoni escreve em 4/4 o Zaganin tb já o gilberto Syllos escreve em 2/4

e vcs como pensam ?

muito obrigado
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Dom Jul 19, 2009 10:30 pm

Cara, acho que qualquer um dos dois é bom.

Tomando como referência a dança, se escreveria em 2/4, com os dois acentos graves do final do compasso durando uma colcheia (meio tempo cada) - A dança do Xote divide o compasso em 2 tempos fortes, com 4 subdivisões cada. Ou seja, 2/4.

Mas também é tranquilo (apesar de eu achar um pouco menos relaxado), pensar em 4/4, aí os dois acentos do final do compasso duram 1 tempo cada (semínima).

Se você reparar, vai perceber que bate o pé em 2/4 (eu acho). Agora, a escrita é outra coisa, normalmente vejo escrito em 4/4 (Nos ótimos métodos do Adriano Giffoni, inclusive). Com os ritmos cubanos acontece a mesma coisa, escrevemos utilizando colcheias divisões que interpretamos como semi-colcheia (1/4 de tempo) em relação ao beat (a pulsação mais natural que marcamos com o pé ou dançando).

Abraços,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Dom Jul 19, 2009 10:53 pm

Mas também é tranquilo (apesar de eu achar um pouco menos relaxado), pensar em 4/4, aí os dois acentos do final do compasso duram 1 tempo cada (semínima).

Sa o que vc quiz dizer c um pouco menos relaxado ? ( menos swing mais quadrado é isso ?) eu estava pensando em 4/4 e acentuava os tempos 1, 3 e 4

Se você reparar, vai perceber que bate o pé em 2/4 (eu acho).
Depende se estiver lendo eu 4/4 ou 2/4 kk

fiz a pergunta pois nunca tinha prestado atencao no tipo de escrita, sua frase sobre a pulsacao mais favoravel de dancar ou bater c o pé foi muito boa (realmente é bem melhor marcar 70bpm do que 140 )

muito obrigado
Abraços 2 valeu

S@Reston[/quote]
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Dom Jul 19, 2009 10:57 pm

dibass escreveu:
Sa o que vc quiz dizer c um pouco menos relaxado ? ( menos swing mais quadrado é isso ?) eu estava pensando em 4/4 e acentuava os tempos 1, 3 e 4

Não necessariamente, apesar de que na maioria das vezes sim. Isso depende da consciência de cada músico também.

dibass escreveu:
Depende se estiver lendo eu 4/4 ou 2/4 kk

É o que eu disse sobre consciência, pelo que entendi vc não precisa pulsar em 4/4 pra tocar, e pode transitar entre as duas, dependendo da ocasião. Eu já percebi que muitas vezes bato o pé marcando os quatro tempos, mas balanço o corpo no ritmo da dança, em 2/4. Acho que o ideal é isso, ter consciência e procurar sentir as duas formas de se relacionar com o groove do estilo.

Abração e valeu você pela pergunta!!

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Dom Jul 19, 2009 11:43 pm

Muito boas as suas dicas

se vc tiver tempo poderia indicar o ``caminho`` de como vc pensa ritmicamente

pelo que tenho acompanhado vc consegue explicar as coisas de um jeito que fique bem natural, interiorizado e nao mecanico e isso faz uma diferenca gigante em termos de musicalidade

abraco
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por caipira bx Sex Ago 21, 2009 2:17 am

Uia! O nível aqui tá altíssimo, hein?

O Sá... que sonzaço é esse do Acuri, rapaz? Coisa linda, hein?
Há quanto tempo existe a banda?

Tentei comprar o CD, mas o processo é longo, não tenho muita paciência, não. Não tem jeito de eu depositar o dinheiro na conta de alguém e mandam aqui pra mim?

Estou em Ribeirão Preto - SP.

Valeu, abraço!
caipira bx
caipira bx
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por maquiro Sex Ago 21, 2009 4:55 pm

Muito bom o tópico! Bastante esclarecedor.
Por coincidência, estive conversando com meu professor sobre essa questão do xote há uns três mêses, justamente por conta do 4/4 utilizado pelo meu conterrâneo Giffoni. Ele também ressaltou o fato de a dança ter um "feeling" 2/4.
Daí pergunto: seria aceitável concluir que se uma das funções do contrabaixo é estimular as pessoas a dançar, mais vale a "pulsação do pé" do que o que está escrito?
Abraço!

____________________________
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 156
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Sex Ago 21, 2009 6:20 pm

depois de pensar bastante vejo que a escritas em 4/4 é so p facilitar a leitura concordo c vc a funcao do baixo é fazer as pessoas terem vontade de dancar

tenho escrito em 4/4 e pensado em 2/4
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Rdg Bass Sex Ago 21, 2009 7:22 pm

Tive aulas de prática de conjunto com Zaza Amorim na ULM e o mesmo me disse que quando queriam acabar com o baile, levavam o xote em 5/4 pois ninguém conseguia dançar. rsrsrsr

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Seg Set 14, 2009 8:44 am

Galera, estou de volta!

Em breve, voltarei às postagens...

Abraços!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Cantão Seg Set 14, 2009 2:02 pm

Bem vindo sá Reston ...abraço brother... cheers

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Renato Seg Set 14, 2009 3:15 pm

Wellcome back!! cheers

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty SINGLE-STRING PLAYING - Vizualização e Fraseado

Mensagem por Convidado Ter Out 06, 2009 5:32 pm

SINGLE-STRING PLAYING - Vizualização e Fraseado

Oi galera!

Estou de volta às postagens aqui no Fórum com força total...

Hoje gostaria de propôr um estudo que aprendi em um método de guitarra do Mick Goodrick.

Já ouvi muitas vezes grandes improvisadores em instrumentos de corda falarem de sua capacidade de enxergar o braço do instrumento com a clareza de um piano, onde a vizualização das notas é muito mais fácil.

Um bom começo para o desenvolvimento dessa capacidade é estudar escalas, arpejos e intervalos em cordas individuais. O que acontece é que cada corda é um piano (uma plataforma onde a altura das notas varia de forma linear, horizontal), então temos (no baixo de 4 cordas) 4 pianos sobrepostos.

Para começar a mapear o instrumento dessa forma, fica aqui um exercício: encontrar todas as notas da escala de C maior (as notas naturais, ou as teclas brancas do piano - C D E F G A B) em cada corda. Após mapear cada corda, o próximo passo é improvisar com alguma base harmônica (algumas sugestões - Dm7(9) ou F7+(9), ou F/E) em cada corda de uma vez. O tipo de fraseado será bem diferente do que normalmente usamos, mas não importa. O objetivo é desenvolver a vizualição do braço e uma intimidade quase táctil com os intervalos da escala em relação ao acorde.

Depois repita esse segundo passo usando pares de cordas adjacentes (G e D, D e A, A e E). Se quiser um desafio a mais, experimente fazer o exercício usando pares de cordas não adjacentes (G e A, D e E).

Em breve posto mais exercícios sobre este tópico, e sobre outras abordagens para desenvolvermos nossa vizualização de notas, acordes e escalas no braço do instrumento.

Qualquer dúvida estamos aí, e por favor me digam se está ou não dando os resultados esperados (sempre com calma, muita calma...)

Abraço grande,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Cantão Ter Out 06, 2009 5:39 pm

Excelente Sá Reston...vou por em prática....abraço. up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Ter Out 06, 2009 5:50 pm

Manda ver meu irmão! up

Espero que curta o estudo...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Pedro Jack Qui Out 08, 2009 2:01 pm

Você recomenda o exercício "olhando" o braço, ou tentar, logo do começo, sem
olhar a escala?
Pedro Jack
Pedro Jack
Membro

Mensagens : 563
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Qui Out 08, 2009 2:17 pm

Os dois! Smile

Primeiro olhando e memorizando as posições, depois sem olhar.

Quebra tudo aí!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por webercar Qui Out 08, 2009 2:17 pm

Legal Sá Reston!!! No video do Workshop do Nico, se não me engano, ele fala deste exercício de tocar as cordas com uma visão de pianos sobrepostos.

Complementando. O legal tbm é cantar as notas conforme vai tocando-las. Assim vc vai treinando seu ouvido.

Abraços a todos....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Reconhecimento e Vizualização II - Estudo em 4as

Mensagem por Convidado Ter Out 13, 2009 1:41 pm

Fala moçada!!

Voltando aos nossos estudos de reconhecimento do braço, proponho um novo exercício com as mesmas notas do anterior (as notas da escala de C maior - C D E F G A B)

Vamos encarar o braço de forma vertical agora, encontrando e agrupando as notas através das cordas.

O exercício é o seguinte: A partir de cada nota da escala de C maior na corda E, vamos montar intervalos de 4a ascendente. Com isso, teremos 7 grupos de 4 notas (1 a partir de cada nota da escala). É importante ficar atento para manter as formas dentro da escala, ou seja, só usando as notas naturais (sem alteração). Para isso, alguns intervalos serão de 4a aumentada, e não de 4a justa. O importante é subir em 4as dentro da escala.

Começando pela nota mais grave do baixo de 4 cordas, teremos os seguintes resultados:

E A D G
F B E A
G C F B
A D G C
B E A D
C F B E
D G C F

Mapeie essas formações e acostume-se a agrupar as notas em intervalos de 4as, certamente esses shapes e suas sonoridades serão muito úteis para o reconhecimento do braço e para a sugestão de novas sonoridades. Como qualquer exercício de arpejos, é possível e recomendado praticar também alternando a direção dos desenhos (um ascendente e outro descendente e vice-versa).

Para quem estudou o exercíco do post anterior e mapeou as notas naturais em pares de cordas, esse estudo em 4as vai "linkar" os dois tipos de vizualização, vertical e horizontal.

Obviamente é possível utilizar esse conceito para mapear quaisquer outras escalas/tonalidades. Vou mostrar algumas aplicações desse tipo de estudo e das possibilidades de condução melódica dentro de uma harmonia em breve, fiquem ligados! affraid

Mais uma vez peço que os camaradas me digam se os estudos estão ajudando e o que gostaríam que eu abordasse aqui no Fórum. Estou propondo alguns estudos que podem ser úteis a todos, independente do estilo musical, espero que gostem!

Abraços,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Rena Cáceres Sáb Out 31, 2009 2:27 am

po que legal, Sá!! Brigadão! não tinha visto esses exercícios ainda, vou colocar em prática com ceretza! e tbm passarei a acompanhar mais de perto esse super tópico! Wink

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Out 31, 2009 4:06 am

Valeu Rena, obrigado!! Fico lisonjeado com sua presença por aqui... Aos poucos vou postando mais coisas, tem um lance sobre formas diferentes de estudar com o click que eu estou devendo há um bom tempo! Sleep

Valeu!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Arpejos Criativos - Formas de acorde vindas do Piano

Mensagem por Convidado Seg Nov 09, 2009 8:08 pm

Hoje queria propor novas formas de estudar os arpejos (ou notas de um determinado acorde tocadas em sequência).

Nossos estudos não vão se basear em inversões ou shapes no braço. Os exercîcios de arpejos propostos aqui nesse tópico tem por objetivos treino auditivo, reconhecimento do braço e quebra das formas "contrabaixísticas".

Sempre quis aprender novas formas de enxergar os acordes no braço do instrumento, então naturalmente passei as formas que uso no piano pro nosso instrumento. Formas no piano, mas como é isso? Trata-se de formas não visuais, mas na formação intervalar de um determinado shape (ou voicing, como os arranjadores, pianistas e guitarristas dizem). Por exemplo, se tenho uma forma
1 5 7 3 para um acorde C7M, a forma será C G B E. Veja que não se trata de inversões, uma vez que o baixo do acorde permanece a cargo da fundamental. Esse estudo complementa as visões mais tradicionais de se estudar arpejos mas também se aplica a quem nunca estudou digitações de arpejos antes.

Para um maior esclarecimento nesses assuntos básicos de teoria musical como formação de acordes, intervalos e inversões, aconselho que busquem em outros tópicos da área didática ou busquem na Internet, material é o que não falta.

Vou deixar aqui os shapes para acordes maiores e menores (ficando os dominantes, meio diminutos e diminutos para a próxima), que devem ser estudados em todas as tonalidades. Aconselho pedir antes ou depois do ensaio pra que o pianista ou guitarrista passe 10 minutos com vc tocando os acordes pra que vc possa entendê-los auditivamente.

Abraços e até a próxima! Aguardo dúvidas, críticas e sugestões, aqui ou por MP, por favor!!

Acordes Maiores:

1 5 7 3
1 5 7 9 3
1 7 9 3 5
1 3 6 9 5
1 3 6 9 5 7
1 5 7 3 6 9
1 3 7 (6) 9 #11

Acordes Menores:

1 5 b7 b3
1 b7 9 b3 5
1 b3 6 9 5
1 11 b7 b3 5
1 b3 6 9 5 7 (ou 7+)

Para quem quiser se adiantar antes do próximo estudo: basta elevar a 5a dos acordes maiores para termos os shapes dos acordes 7a maior e 5a aumentada. Nos menores, sempre podemos elevar a 7a pra termos os acordes menores com 7a maior (adoro esses!). Se quiserem, podem alterar a 7a dos acordes maiores para achar alguns shapes de acordes dominantes, mas esses tem inúmeros shapes que não encontramos dessa forma.

Podemos aprender muito estudando materiais de piano (o estudo de 4as de um tópico anterior, por exemplo). Assim que puder posto mais exercícios desse tipo por aqui. Mas preciso saber se está agradando aos companheiros, tenho a impressão que ninguém está curtindo... pale

Qualquer dúvida é só dar um grito! affraid

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Rena Cáceres Seg Nov 09, 2009 9:35 pm

como não gostar???????? claps

está tudo sendo anotado e separado para devido estudo.. ainda não deu tempo de ver tudo, mas vamo que vamo Wink

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Cantão Seg Nov 09, 2009 10:29 pm

Fantático Sá...parabéns pela aula... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por magallanes Ter Nov 10, 2009 4:22 am

acabei de conhecer esse tópico agora.... to mto curioso com os resultados q esses exercícios podem trazer... mto bom mesmo!!! Vlw Sá...
magallanes
magallanes
Membro

Mensagens : 123
Localização : Mantena

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Pedroswaldo Qui Nov 19, 2009 1:56 pm

Sá você não imagina o que é ler esse tópico estando longe do instrumento (estou viajando a trabalho há 2 meses)...

Mas em breve irei começar.

Valeu.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Andrezinho Seg Nov 23, 2009 6:03 pm

Verdade...
Tô de plantão e meu baixo tá lá em casa...
Nem posso pegar pra aplicar essas técnicas de estudo!
Até tô com o violão aqui, pq de manhã tava gravando umas bases com um amigo! Mas num é a mesma coisa...
Tô doidim pra chegar em casa e estudar mais!
Tô sentindo falta disso....

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Ricardo (alive10) Sex Nov 27, 2009 3:17 pm

Está tudo muito maneiro... valeu Sá.

Precisamos fazer essas aulas ao vivo cara rsrsrs... Abraços

____________________________
Enquanto uns choram, outros vem e nos devoram!
Ricardo (alive10)
Ricardo (alive10)
Membro

Mensagens : 255
Localização : Rio De Janeiro

https://www.facebook.com/ricardo.p.rio

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Mayo Pamplona Sex Nov 27, 2009 10:14 pm

Eu já conhecia e admirava a excelência desse camarada como contrabaixista, compositor e arranjador, agora fiquei de queixo caído com a didática de professor! Ricardo, tá demais esse tópico cara!

Tava pensando em alguma questão específica pensando nas suas músicas e arranjos, mas eu queria mesmo é te fazer uma pergunta mais abrangente e talvez até vaga. Como é que você pensa harmonicamente ao compor? Pensa em melodias e harmoniza ou ao contrário? Ou tudo junto? Pensa em tonalidade?

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Nov 28, 2009 10:31 pm

Ô rapaz, assim você me deixa envergonhado... Embarassed

Já cansei de te dizer que essa admiração é recíproca, já recomendei e faço novamente: Ouçam o Água Viva, grupo em que o Mayo toca, é um dos melhores sons na música brasileira atualmente - www.myspace.com/grupoaguaviva Eles estão gravando nesse momento o primeiro Cd que vai ser uma paulada. Além de tocar elétrico e acústico, o Pamplona compõe e arranja pro grupo. Ouçam e me digam se eu estiver errado...

Dito isso, vou tentar responder o que vc perguntou:

Cara, acho que o lance de criar a melodia ou harmonia primeiro, no meu caso, vai se alternando no decorrer da composição. Mas normalmente acho que começo com alguma idéia melódica (que pode já ter uma harmonia ou não), e a partir daí a harmonia contribui mais ativamente no processo. Por exemplo, terminada uma frase ou parte, o que vem depois pode ser provocado por um acorde que acho que dá um segmento bacana na música, ou a melodia pode já continuar e eu achar o acorde depois...

Ou se acho que em determinada parte da música cai bem um lance mais troncho ou mais suave, um acorde pode sugerir isso, ou pode dar uma vontade de criar uma parte utilizando "aquele" acorde, ou usando o mesmo acorde em várias tonalidades, etc...

O lance das tonalidades é o seguinte, quase nunca penso em uma quando estou compondo, e sim em encadeamentos de acordes e a função harmonica das notas da melodia em relação a ele... Mas como estudei bastante harmonia funcional, esse conhecimento está ali, e muitas vezes faço uso dele. É mais uma ferramenta, que muitas vezes se faz útil, quase que sem querer. Difícil é controlar a vontade de limar um acorde só porque ele tá dentro da tonalidade hehe

Me sinto envergonhado de escrever essas coisas pra um cara que eu sei que é um grande compositor e que domina essas ferramentas como ninguém... Mas vc perguntou, então mandei... :-)

E você? Se puder falar um pouco do seu processo, ficaremos felizes!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Mayo Pamplona Dom Nov 29, 2009 1:58 pm

Caramba cara, fico mesmo muito lisongeado com os seus elogios! Elogio que vem de quem a gente admira é muito bom!

Mas ainda estou muito longe de ser um grande compositor e de dominar essas ferramentas... o bom é que o caminho é o que realmente importa! E afinal de contas, ninguém domina nada, não existe um ponto final, né não?

Indo à questão, acho que meu método é parecido com o seu. Mas o processo parece ser diferente, acho que por falta de estudo mais formal de minha parte. As tais ferramentas...

Comigo a composição acontece sempre a partir de uma brincadeira com acordes. Também não costumo pensar em tonalidades. Vai tomando uma forma, algumas melodias vão surgindo... e aí tudo se interrelaciona: a melodia às vezes sugere um outro acorde diferente do original, e esse outro acorde já não sugere o outro, tem que mudar e aí as coisas vão indo, se transformando.

E esse é o momento crucial pra sobrevivência ou morte de uma idéia. Se essas interrelações resultam num trecho coerente e instigante, eu continuo. E aí é um processo doloroso, hahaha... eu fico escravo da composição até chegar à barra dupla! O tempo varia muito, e eu já demorei mais de um mês (!) pra compor uma música. Quando demora muito assim, eu fico durante esse tempo distante, com o olhar vago, sem prestar atenção no que as pessoas falam... hehehe. Tenho que pensar duas vezes antes de compor.

Já tentei fazer de formas diferentes mas nunca deu certo. Quando eu penso em uma melodia definida e tento harmonizar, nunca deu certo. Aliás, uma melodia me persegue há tempos e eu nunca consegui harmonizá-la. A diabinha é cheia de cromáticos e eu não sei lidar com isso com a elegância necessária! Que inveja do Dori!

Também não dá certo quando eu penso funcionalmente, preparando as modulações, com consciência das tonalidades. Aí é que o bicho pega, que a falta de ferramentas faz falta! Quando eu faço assim, o resultado me parece falso. Daí, nunca consegui compor um frevo tradicional, por exemplo. Ou um choro. Como você faz com maestria! Eu já fiz, mas ficou tão falso que joguei fora.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Mayo Pamplona Dom Nov 29, 2009 2:30 pm

Tem uma coisa que você escreveu sobre tocar em compassos assimétricos se baseando em "claves" que se aplica quando eu penso em uma composição, como você também deve fazer. É o "mote" que o Itiberê sempre repetia, seja pra falar de composição ou mesmo de cozinha.

Com esse mote, essa frase, a composição tem liga, faz sentido do começo ao fim.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Seg Nov 30, 2009 9:43 pm

Mayo Pamplona escreveu:Tem uma coisa que você escreveu sobre tocar em compassos assimétricos se baseando em "claves" que se aplica quando eu penso em uma composição, como você também deve fazer. É o "mote" que o Itiberê sempre repetia, seja pra falar de composição ou mesmo de cozinha.

Com esse mote, essa frase, a composição tem liga, faz sentido do começo ao fim.

E improviso também, né? Uma coisa que eu faço muito quando estou dando aula é isso, crio um motivo e peço pro aluno improvisar na harmonia trabalhada só usando o motivo inicial. E quando estou estudando, tento fazer isso também. Inclusive o lance de quartas que eu falei sobre em um outro tópico, tem muita aplicação nesse sentido. Por exemplo, se temos uma harmonia assim: Dmaj7 | Bbmaj7

E temos um shape de 4as para o Dmaj7 que é C# F# B, quando mudar para o Bbmaj7, esse mesmo shape 1/2 tom acima (D G C) está dentro do segundo acorde. E esses "patterns" de 4as são legais pra criar desenhos melódicos. Dá pra aplicar essa idéia com tudo, tríades, intervalos... Tenho baseado meus estudos de improvisação nisso e em arpejos, aboli as escalas da minha vida!! hehe. Elas tem utilização teórica (como saber as notas "dentro" de um acorde), mas no instrumento não estudo mais.

Caraca, saí do tema composição descaradamente, foi mal!! Escreverei mais sobre isso mais pra frente.

Abração!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Mayo Pamplona Dom Dez 20, 2009 11:21 pm

Sá Reston escreveu:Valeu Rena, obrigado!! Fico lisonjeado com sua presença por aqui... Aos poucos vou postando mais coisas, tem um lance sobre formas diferentes de estudar com o click que eu estou devendo há um bom tempo! Sleep

Valeu!

Bora rapá!! Não nos deixe órfãos do tópico! Tou precisando dessas dicas aí, juntar com a batera tá sinistro!!

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Seg Dez 21, 2009 6:45 pm

Bom, vamos chegando ao fim do ano e eu não poderia deixar de fazer um balanço... Espero que a partir daí possamos pensar a respeito daquilo que importa, que é a música.

Em primeiro lugar, um balanço financeiro... Esse ano foi uma verdadeira epopéia pra mim envolvendo venda e troca de instrumentos, algo que nunca tinha feito antes... Foi tanto baixo que passou na minha mão que eu nem lembro... Nesse processo, passei por uma grave dificuldade financeira, então acabei tendo que me desfazer de muita coisa. O que tirei de bom, foi que fiz alguns novos amigos. Além disso, pude testar e ver "ao vivo e a cores" uma série de instrumentos, e qual deles funcionava ou não pra mim. Mas pra resumir, sou músico e não comerciante. Tenho que dizer que ficar negociando instrumentos é chato pra burro. De um lado os "roleiros" profissionais, de outro algumas pessoas que não conhecem muito bem aquilo que (não) estão querendo comprar... Enfim, quando o "Feirão do Sá Reston" estiver fechado facepalm , vai ser uma maravilha. Sou músico e não vendedor, e esse ano frequentei (e ainda estou frequentando...) mais os posts dos Classificados do que eu gostaria. Quem me conhece sabe, o que eu quero mesmo é tocar! playing

Ah, falando em tocar Razz , aprendi algumas lições muito importantes... Como tive oportunidade de gravar bastante, comecei a atentar mais para alguns detalhes que fazem toda a diferença no resultado final de uma linha de baixo e a sua forma de completar uma música. Basicamente, sinto que estou caminhando para uma execução mais simples, por estar aprendendo aos poucos (alguns desses processos são longos para alguns, instantâneo para outros) que na maioria das vezes tudo acaba ficando mais bonito e agradável dessa forma.

Com isso vem o outro aprendizado: de o quanto é difícil tocar simples! Não se trata de tocar menos notas apenas. Se trata de ocupar o seu espaço dentro da música com pouca coisa, o que faz com que o que vc toca tenha que funcionar, e funcionar e bem. Isso te força a buscar coisas mais interessantes, com mais personalidade. Os detalhes são inúmeros que envolvem tudo isso, mas sinto que se abrirmos a cabeça e os ouvidos pra que a música diga o que ela tem a dizer, esse processo vai se tornando mais e mais intuitivo. Assim espero!!

A partir daí surgem algumas questões... Como fazer para deixar a música usar vc como instrumento? Pois isso é real, e tenho certeza que a maioria de nós já vivenciou esse estado em que a gente está ali só "assistindo" e vira espectador da nossa própria performance... Muitos não sabem, mas na minha opinião vivemos e amamos a música pra vivenciar esse momento de quebra com a realidade cotidiana que nos obriga a encarnar tantos personagens diferentes (e nos leva a lidar com vibrações mais densas, menos sutis) para simplesmente estar ali, flutuando no som... Desculpe o tom "haribô" dessas palavras, mas pra mim isso tudo é muito concreto. Se música fosse só um bando de notas a gente não era doido por isso como a gente é hehe A história que ela conta e o que ela nos leva a sentir é o que importa nessa brincadeira levada a sério.

Uma das melhores coisas boas do ano foi o fato de o nosso Fórum ter se tornado uma realidade, certamente esse espaço ainda vai crescer muito e renderá muitos frutos pra nossa classe, nos mais variados "tópicos" e assuntos. Ter a honra de ter esse espaço aqui pra dividir conhecimento e aprender com vocês todos é uma honra e um prazer. Obrigado a todo mundo!!

Desejo a todos vocês ótimas festas e muito som pra 2010!! claps

Abraços,

S@Reston


Última edição por Sá Reston em Ter Dez 22, 2009 5:28 am, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos