Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Verdade ou Mito?

+9
Rex
Thales_Sr
Christian
Hélcio Júnior_bass
limanegative13
César_RS
URSOBHZ
Moshe Bar Elohim
bodhan
13 participantes

Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Verdade ou Mito?

Mensagem por bodhan Sex Jun 26, 2009 11:36 am

Gostaria de sugerir à moderação a criação de um tópico técnico sobre verdades e mitos dentro do universo dos graves. Sei que é um tópico que poderá causar muita controvérsia, mas forum é para essas coisas! A idéia surgiu depois de postar sobre captadores no subforum Pickups & Eletrônica .

Aqui vai uma questão:

- Braços feitos de uma peça só, são melhores?
Uma vez um luthier me disse que prefere construir braços em três partes longitudinais por causa da estabilidade. Braço de uma peça só é mais instável, na opinião dele.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por bodhan Sex Jul 03, 2009 9:47 am

Outra questão:
Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 03, 2009 10:03 am

Pode fazer a mesma pergunta com relação ao corpo:

Corpos feitos de uma peça só, são melhores? Dizem que são por causa do timbre.

Mas todos os baixos em madeira envernizada e polida sem pintura que eu tenho e dá pra ver o corpo são divididos em pelo menos 3 partes.
O braço é a mesma coisa são divididos em duas partes dá pra ver a emenda quando vai chegando perto da mão. Tenho 2 Squiers 1 Jazz e outro P e ambos tem o braço inteiriço sem aquelas emendas. Os outros todos sem exceção tem emendas do braço com a mão.
Acho que hoje como há muitas leis sobre o meio ambiente acho difícil uma fábrica ou um luthier fazer um contrabaixo sem imendá-lo em alguma parte.
Acho que vai gastar muita madeira e deve dar muito trabalho. Pegar pedaços de madeira e imendá-los deve ser mais econômico.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por URSOBHZ Sex Jul 03, 2009 10:11 am

Até onde eu sei, os braços com head de inclinação de 13º possuem uma "emenda" perto do headstock, tbém no mesmo ângulo de 13º.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por César_RS Sex Jul 03, 2009 10:16 am

Aproveitando esse tópico, existe relação entre marcas de baixo e estilo musical? Por exemplo, existe alguma marca ou modelo aconselhável para o metal?
César_RS
César_RS
Membro

Mensagens : 317
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por limanegative13 Sex Jul 03, 2009 10:51 am

César_RS escreveu:Aproveitando esse tópico, existe relação entre marcas de baixo e estilo musical? Por exemplo, existe alguma marca ou modelo aconselhável para o metal?

........ ESP, B.C.Rich e Dean
nao que só sirvam para isso mas e muito comum ver musicos de metal com estes instrumentos. um dia eu vou ter um B.C.Rich
limanegative13
limanegative13
Membro

Mensagens : 669
Localização : Jau/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Sex Jul 03, 2009 11:10 am

Não só em relação aos braços, mas tb aos corpos, eu acho não existe um ideal. Claro, uma peça sem emendas e bem seca vai dar mais sustain ao instrumento. Então, em tese, um braço de uma peça só vibra mais uniforme que um braço com 2 peças, aí "vareia" rsrss...

Na verdade, na minha opinião por experiência própria nos 3 baixos de luthier que eu já tive, se um braço emendado é bom ou não só depende da madeira que vc usa.

Por exemplo, meu baixo antigo era inteirisso e tinha braço em marfim com longarina de imbuia. Ele tinha um sustain legal. O meu atual, tem braço com emenda e as madeiras são o maple, parece Bird's eye mas eu não tenho certeza se é ou não, com uma longarina de jacarandá. Detalhe: ele tem o dobro do sustain que o antigo tinha.

Bem, não sei se os luthiers vão achar correto o que eu falei, mas foi a impressão que eu tive.


Última edição por Hélcio Júnior_bass em Sex Jul 03, 2009 11:22 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por Christian Sex Jul 03, 2009 11:21 am

Mas nem os Metaleiros se rendem a um bom e velho Jazz bass, um exemplo é o Ian Hill que gravou linhas maravilhosas com um.
(Baixista do Judas Priest)
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 03, 2009 12:10 pm

O Markus Grosskopf do helloween usa Precisions e JBs (não são fender, esqueci a marca agora...)

Fora o Steve Harris, que usa Precisions Fender mesmo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por Rex Sex Jul 03, 2009 12:25 pm

Li uma entrevista uma vez do Steve Harris que ele usa Jazz Bass pra gravação também, junto com seus Precisions.

____________________________
Fender Club #011
Rickenbacker Club #001
Clube dos Pedreiros #008
Fretless Club #009
Rex
Rex
Membro

Mensagens : 202
Localização : Curitiba - PR

http://www.cronogramaengenharia.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por limanegative13 Sex Jul 03, 2009 1:29 pm

é que eu tava falando de metal metal mesmo. tipo death e black, essas coisas..... guitarras chifrudas afinadas 3tons abaixo, musicas do demo. perto disso heavy metal do tipo iron maiden vira mpb kkkkkk
.........zuera
limanegative13
limanegative13
Membro

Mensagens : 669
Localização : Jau/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por LuCaSbass Sex Jul 03, 2009 2:35 pm

bodhan escreveu:Outra questão:
Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
Não seria escala? Nunca vi um baixo com braço de rosewood. Se for escala, sim, o rosewood tem um som mais 'aveludado' que o maple.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por bodhan Sex Jul 03, 2009 4:19 pm

LuCaSBass escreveu:
bodhan escreveu:Outra questão:
Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
Não seria escala? Nunca vi um baixo com braço de rosewood. Se for escala, sim, o rosewood tem um som mais 'aveludado' que o maple.

... isso mesmo! Oops, desculpe pelo engano! Realmente, só ví braço inteiro de rosewood para guitarra ... creio que foi na Warmoth.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por pc Sex Jul 03, 2009 4:49 pm

- Braços feitos de uma peça só, são melhores?
Sim e não... Os braços inteiriços tem mais sustain, mas tem gente que jura de pé junto que nenhum neck trough tira o som de um Precision ou de um Jazz. Por outro lado se vocde deixar o baixo cair de ferrar o braço, pode jogar o baixo fora

- Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
Em teoria os braços em maple puxam mais pro agudo e os em rosewood mais pros médios. Eu me lembro de alguém postar no Talkbass ha alguns anos um comparativo. Mesmo baixo, mesmos captadores mas braços diferentes. Tinha lá uma diferença, mas que seria facilmente emulada com um leve toque no equalizador do amp.

Eu, sinceramente acho tudo papo furado. Uma minima alteração no ambiente manda todas essas nuances pro saco. Tanto em estúdio como ao vivo.

Se o cara for Solista, tipo Manring e tal... mas mesmo assim, o caminhão de efeitos que ele usa encobre qualquer nuance de braço em rosewood, corpo em ash, etc...

____________________________
Ou não.

bjs
pc
pc
pc
Membro

Mensagens : 402
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por LENTO Sex Jul 03, 2009 4:53 pm

Thales_sr escreveu:O Markus Grosskopf do helloween usa Precisions e JBs (não são fender, esqueci a marca agora...)

Fora o Steve Harris, que usa Precisions Fender mesmo.
bem citado, marculino arrebenta e ele ta usando yamaha tb igual o billy.
LENTO
LENTO
Membro

Mensagens : 521
Localização : Taguatinga-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por Carlinhos Sex Jul 03, 2009 8:47 pm

bodhan escreveu:Outra questão:
Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
Este ano experimentei 2 baixos Lakland Skyline 55-01 na BassEmporium, um com o fretboard em Maple e o outro com o fretboard em Rosewood.

Não é que tinha diferença de timbre! Pode ser até que a diferença estivesse sendo influenciada por outro componente mas o fato era que eram do mesmo modelo, com a única diferença aparente sendo a do fretboard. Chemei o pessoal da loja justamente para perguntar se eles achavam que a diferença do fretboard poderia ser o motivo da diferença no timbre. A opinião foi que a quantidade de madeira do fretboard não seria suficiente para ter influência no timbre. Confesso que não me convenceu, acho que faz.

De qualquer modo acabei levando um Music Man usado que era melhor que os Laklands e MTDs que expermentei, mas isso não tem nada a ver com o post.

Por outro lado já li uma entrevista do Tobias falando que até o verniz influi no Timbre, vai saber!

Só mais uma observação, o que muda na verdade não é o braço, mas sim o fretboard, o espelho.

Abraços,
Carlinhos
Carlinhos
Membro

Mensagens : 114
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/batucaramba

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito? Empty Re: Verdade ou Mito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos