Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plano de Estudos

+4
wodtke
malka_aff
GeTorres
Ciappina
8 participantes

Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Plano de Estudos

Mensagem por Ciappina Qui Mar 22, 2012 7:58 pm

Olá! Desde que voltei a entrar nesse site, recebi muita ajuda e sou muito grato, agora eu queria um pedido um pouquinho abusivo demais. Nunca tive aulas e sempre aprendi o instrumento na orelhada, tenho conhecimento médio de teoria e a prática nunca foi muito um problema(só agora entrando nesses novos campos, jazz, a musica popular, o funk não é tão problemático pra mim, mas poderia ser melhor ^^'). Pretendo prestar o vestibular da Unicamp no final do ano e, aprendendo sozinho, bom, eu fico bastante perdido. Eu venho aqui tirar minhas dúvidas, mas as vezes eu não sei NO que prosseguir, o que aprender. Alguma boa alma poderia me ajudar com algum tipo de plano de estudos? O que eu deveria saber pra ficar preparado pro vestibular?

Ciappina
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por GeTorres Qui Mar 22, 2012 8:42 pm

Uma das pessoas aqui do forum que pode te 'iluminar" é o Zada ou o Malka_aff. Vamos ver se um deles responde ao tópico.

Caso não role, MP neles!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por malka_aff Qui Mar 22, 2012 9:00 pm

Eu posso ajudar? Bom, se o GeTowers colocou a confiança em mim, vamos tentar, né!?

Ciappina, eu também vou prestar o vestibular de música no fim do ano, na UFRGS, e o que estou fazendo é estudar o conteúdo da prova, baixei ela e contratei um professor particular, e ele ta me guiando.

Fiz isso por que quero passar de primeira, pois é só uma por ano. E acho que ja to meio véio pra começar a faculdade agora só.

Se você não tem grana pra professor, pega o conteúdo da prova e devora ele.

Outra coisa, treine MUITO solfejo, ditados de intervalos musicais e leitura a primeira vista direto no instrumento.

Ou seja: Aprenda a ler partitura e solfejar melódicamente.

Não é moleza, e teoria também é pesado, mas não adianta saber todas as regras bestas de música se você não souber ouvir e tocar música.

Na ufrgs eu preciso tocar dois temas também, então estou escolhendo dois temas, um ja decidi que vai ser Autumn Leaves.

No mais, organize seu dia, pra num momento treinar técnica (1234, e essas coisas) no outro treinar leitura, e ja aproveite a leitura e solfeje junto com o instrumento pra aprender a altura dos intervalos. Quando for estudar teoria, toque as escalas no baixo e preste atenção em suas sonoridades e ligue a sonoridade ao nome da escala, pois vai ser cobrado no vestibular também.

Essas são algumas dicas, mas não sei qual o nível de dificuldade da prova da Unicamp, mas a da UFRGS eu considero nível "quase impossível".

Mas o resumo da dica é: Arranje um professor que conheça a prova da Unicamp, pois só ele vai saber o foco do que estudar de verdade, se não tiver jeito, procura conhecer super bem como é a prova, pra estudar exatamente o que precisa e não perder tempo com coisas que não caiam nela. Depois de entrar na Unicamp você vai ter sempre o que estudar.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por GeTorres Qui Mar 22, 2012 9:47 pm

Malka,

Com a sua determinação em entrar na facul na primeira, você, ao meu ver, é uma das pessoas mais indicadas a explicar o que ele procura, por estar seguindo a trilha que ele quer seguir também!

Ou seja, você já tem uma ideia do caminho das pedras!

:curti2: up

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por malka_aff Qui Mar 22, 2012 10:04 pm

Que isso GeTorres, a gente só conhece o caminho das pedras quando percorre ele, eu to só de frente pra ele ainda juntando a energia pra começa-lo =D

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por GeTorres Qui Mar 22, 2012 11:18 pm

Você não se deu conta, mas os primeiros metros já foram percorridos e com isso você sabe/soube em que pedras pisar.

Objetivo: Graduação em música
Como chegar? Através de vestibular
Conteúdo: Devorá-lo e com auxílio de professor
O que está fazendo?: Estudando e de dedicando, colocando sua alma no projeto.

Malka, contei quatro passos e você está apenas no início da caminhada e já mostrou para o colega em que pedras pisar para chegarem ao mesmo lugar, o Objetivo em comum.

Como li na assinatura de um colega forista "Firme no leme que a reta é torta".

A caminhada já começou Malka! Boa sorte para ambos!

claps claps claps


Última edição por GeTorres em Qui Mar 22, 2012 11:19 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementação)

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por wodtke Sex Mar 23, 2012 9:24 am

malka_aff escreveu:Eu posso ajudar? Bom, se o GeTowers colocou a confiança em mim, vamos tentar, né!?

Ciappina, eu também vou prestar o vestibular de música no fim do ano, na UFRGS, e o que estou fazendo é estudar o conteúdo da prova, baixei ela e contratei um professor particular, e ele ta me guiando.

Fiz isso por que quero passar de primeira, pois é só uma por ano. E acho que ja to meio véio pra começar a faculdade agora só.

Se você não tem grana pra professor, pega o conteúdo da prova e devora ele.

Outra coisa, treine MUITO solfejo, ditados de intervalos musicais e leitura a primeira vista direto no instrumento.

Ou seja: Aprenda a ler partitura e solfejar melódicamente.

Não é moleza, e teoria também é pesado, mas não adianta saber todas as regras bestas de música se você não souber ouvir e tocar música.

Na ufrgs eu preciso tocar dois temas também, então estou escolhendo dois temas, um ja decidi que vai ser Autumn Leaves.

No mais, organize seu dia, pra num momento treinar técnica (1234, e essas coisas) no outro treinar leitura, e ja aproveite a leitura e solfeje junto com o instrumento pra aprender a altura dos intervalos. Quando for estudar teoria, toque as escalas no baixo e preste atenção em suas sonoridades e ligue a sonoridade ao nome da escala, pois vai ser cobrado no vestibular também.

Essas são algumas dicas, mas não sei qual o nível de dificuldade da prova da Unicamp, mas a da UFRGS eu considero nível "quase impossível".

Mas o resumo da dica é: Arranje um professor que conheça a prova da Unicamp, pois só ele vai saber o foco do que estudar de verdade, se não tiver jeito, procura conhecer super bem como é a prova, pra estudar exatamente o que precisa e não perder tempo com coisas que não caiam nela. Depois de entrar na Unicamp você vai ter sempre o que estudar.

Esse ano 2 amigos meus fizeram a prova e passaram na prática, um pra canto e outro guitarra ou violão não sei (ele é guitarrista).

Chegou na prova do conteúdo, não fizeram o mínimo de questões e não entraram, sacanagem né?
wodtke
wodtke
Membro

Mensagens : 1059
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por fma Sex Mar 23, 2012 9:49 am

Aqui estão as provas dos anos anteriores:
http://www.convest.unicamp.br/vest_anteriores/vest_ant.html
Dá uma olhada nelas e faça uma análise do que você sabe e no que você precisa trabalhar... um professor é um ótimo atalho nesse momento.
Esse é o vestibular mais difícil em música no Brasil, tanto por conta do conteúdo como pelo número de candidatos por vaga, então, considere também estudar o ano que vem todo, caso não passe nesse.
Pra prova prática, leitura é essencial e tenha certeza de tocar algo brasileiro.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por Maniaky Sex Mar 23, 2012 11:49 am

Boa sorte Malka e Ciappina, estudem muito.
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 23, 2012 1:43 pm

Difícil criar algo assim sem saber exatamente o que você sabe.
Acho que o Malka já deu umas dicas mas se puder pegue um professor que com certeza ele vai abreviar e direcionar seu caminho.
O livro 1 do Aebersold como improvisar tem algumas dicas boas do que estudar no instrumento, num primeiro momento, e cogitaria ir atrás do livrinho que inclusive o Claudio Rocha recomendou no workshop dele no último encontro, How to study jazz do Jerry Coker (ou o How to improvise também dele) que é um livro pequenino mas tem alguns exemplos de programas de estudo que podem ser seguidos.
Eu pra criar algo teria que ver você tocando e bater um papo pra fazer algo com o minimo de eficiência.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por Ciappina Sex Mar 23, 2012 7:50 pm

Pô galera, valeu pelo feedback, serio mesmo, muito obrigado. Achar alguém que tenta feito a prova eu até achei, só que em piano erudito, então é mais complicado e dinheiro pra prof, nenhum.

Quando eu fui prestar a prova pra EMESP aqui em São Paulo, eu tinha a lista do que ia cair tudo certinho então foi bem simples de estudar, aprendi muito nessa época, mesmo não tendo passado na prova, mas eu achei meio esquisito como eles avaliaram lá, sei lá, um amigo meu foi muito bem na guitarra popular e não passou também.

Sugestões de livros estou achando ótimo, ainda mais vendo que vocês respondem quase que instantaneamente, vão me ver bastante por aqui, vlw mesmo.

Não sou muito familiarizado com obras brasileiras em que "o foco" é o baixo, encontrei bastante arranjos em que o baixo fazia a melodia, toquei triste na EMESP e Jogral do Djavan, saiu tudo direitinho, acho que vou pegar algo nessa linha.

Tenho um problema que não tem muita relação, mas me atrapalha também. Basicamente, se eu não passar esse ano só vou poder depois de mais alguns; minha família não gosta nada da ideia de um músico na família e penei muito pra conseguir uma chance de poder prestar esse vestibular, no ano que vem não sei se eles deixam ^^", pq pelo ENEM dá pra entrar facinho em qualquer federal, no segundo ano já tirei nota melhor que meu irmão, então ^^.

Ciappina
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por nyebson Sex Mar 23, 2012 8:54 pm

Faço música na UECE, e o q fiz pra estudar, foi baixar as provas anteriores.
Aqui primeiro tem a prova teorica com ditado ritmico e melodico, (acho q deve estudar bastante isso) e depois vem a pratica q requer leitura ritmica e molodica.
Os livros q recomendo são "solfejo curso elementar de edgar willems" outro muito bom é"treinamento elemetar para musicos de paul hindemith"
alem do pozzoli.

Espero ter contribuido
Boa sorte!

____________________________
Condor club # 085
nyebson
nyebson
Membro

Mensagens : 42
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por fma Sáb Mar 24, 2012 9:20 pm

Ciappina, essas questões familiares são complicadas mesmo e o caminho de ser músico eventualmente envolvem problemas nesse sentido. Acho que com todo mundo é assim.
O que você vai tocar na prova prática não precisa ser escrita para contrabaixo, pegue uma música (Tom Jobim e Djavan q vc citou estão ótimos) e toque a melodia, saiba também a harmonia (como em qq música que você estudar), você pode precisar fazer condução e improvisar um solo sobre a música.
Essa parte da avaliação é complicada mesmo, o problema é que normalmente são muitas pessoas prestando o vestibular, muitas bem preparadas.
Como está sem grana pra professor, tenta encontrar um coral pra cantar... vai te ajudar na percepção e musicalidade em geral.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos