Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

+10
*-* Rafinha *-*
Amagomes
Kassio Rafael
villain
Cid
korg
Claudio
LuCaSbass
allexcosta
Cantão
14 participantes

Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Convidado Dom Jun 21, 2009 10:16 pm

Olá galera,

então, sou absolutamente fã desse fórum, e gostaria de dividir alguns pensamentos sobre harmonia que podem facilitar muito a vida de todos!! Convido também os mais experientes a trocar idéias sobre o assunto e sobre essa abordagem.

O que vou falar aqui talvez não seja novidade para alguns, mas para pelo menos uma parte dos membros tenho certeza que vai ser muito útil. Essa forma de se relacionar com os acordes me foi passada por meu mestre musical, Itiberê Zwarg (baixista do grupo de Hermeto Pascoal há mais de 30 anos), com quem tive a oportunidade de estudar durante 6 anos em suas "Oficinas de Música Universal" tocando baixo e piano.

Muito se fala sobre harmonia. Modos, Funções, Campos Harmônicos, etc e etc...

Tudo isso tem sua utilidade, mas pouco ajuda um músico a passar a harmonia pra "dentro da cabeça", como o Hermeto Pascoal diz. Vi uma infinidade de pessoas aprenderem harmonia de forma profunda sem esses conhecimentos, que vieram posteriormente e foram facilmente constatados na vida real antes de serem teorizados.

O que temos que desenvolver em primeiro lugar, é a sensibilidade auditiva a cada tipo de acorde. Como fazer isso? Em primeiro lugar, estudar algum instrumento harmônico é fundamental, mesmo que seja só para executar acordes. A ferramenta para desenvolver essa sensibilidade é a nossa própria voz. E um conhecimento de intervalos é fundamental.

Devemos pegar cada acorde e tocá-lo em um instrumento harmônico, e cantar as notas que formam o próprio acorde. Tocar, cantar, tocar, cantar, enfim, se tornar amigo íntimo dos acordes. Se vc pode cantar um acorde sem tocá-lo em algum instrumento, ele já está entrando na cabeça, e com tempo, ele não sai mais!! Quer conquista melhor do que essa? Devemos cantar tanto sua estrutura básica como a própria montagem que está sendo usada no instrumento em questão.

Por exemplo, se temos um acorde C7M, cujas notas são C E G B, podemos cantar essas notas nessa sequência. Mas se estivermos executando esse acorde no piano, por exemplo, uma montagem comum é: C B D E G. Reparem que as notas estão não só em uma ordem diferente, mas também temos uma nota a mais, o D. Isso caracteriza o acorde como C7M(9), mas ele continua sendo um C7M, continua sendo desta família. E é justamente isso que importa nesse momento.

Tendo isso em mente, aqui temos os acordes mais comuns. Se passarmos o som deles pra cabeça teremos praticamente todas as cores harmônicas usadas na música ocidental. Vamos a eles (em dó):

C7M, Cm7, C7(13), C7(13/b9), C7(#9/b13), C7(#5), Csus, Cm7(b5), Cm(maj7), C7M(#5), Cdim.

Poderia dividí-los assim também:

Maiores - C7M, C7M(#5)
Menores - Cm7, Cm7(maj7), Cm7(b5)
Dominantes - Csus, C7(13), C7(13/b9), C7(#9/b13), C7(#5)
Diminutos - Cdim

Vejam que nem passo pelas tríades, para esse estudo de percepção elas tem pouca utilidade. Como disse o Nico: "Me perdôem os clássicos, mas não tem nada mais feio do que uma tríade de dó maior!". Concordo absolutamente.

Para as notas que formam cada acorde desse e montagens de piano/violão, são facilmente encontrados livros em pdf para download na internet.

Para que o estudante possa dar conta de todo esse material, basta ter um conhecimento básico (mas bem internalizado) de intervalos. A partir daí, tensões e outros detalhes são deduzidos facilmente.

Mais um detalhe com relação a tensões e cifragem: Qualquer um que pegar um Real Book vai perceber que muitas vezes as tensões são suprimidas. Um acorde menor muitas vezes é cifrado "Cm", simplesmente, mas a cifra se refere à que família o acorde pertence. Dificilmente vc vai ouvir um pianista de Jazz tocando uma tríade de Cm em um standard.

O desenvolvimento natural dessa prática é realizá-la a partir de harmonias de músicas que vc goste. Por exemplo, pegar todos os acordes de "Garota de Ipanema" e cantar arpejando as notas de cada acorde. A harmonia vai entranhar de forma tão enraizada nos seus ouvidos que vc vai ter dificuldade pra tirar depois! Very Happy

Qualquer dúvida estamos aí e terei o maior prazer em ajudar. Posso explicar rapidamente as diferenças de formação entre os acordes se alguém precisar. Como disse, já vi os resultados dessa abordagem e ela é infalível, pois cerca os acordes de uma forma clara. Na oficina, a gente fazia esse estudo com as próprias montagens do piano mesmo. Acho que pra quem quer estudar harmonia pra valer, é a melhor opção. Espero que possa ajudar alguém e que os amigos aparecem pra comentar e discutir. Tendo tempo, posto aqui materiais que possam ajudar "não-pianistas" a começar a estudar as montagens de piano.

Abraços,

S@Reston

Um pouco do que aprendi nas oficinas está no trabalho do meu grupo ACURI, no qual atuo, além de baixista, como principal compositor e arranjador:

www.myspace.com/acuri


Última edição por Sá Reston em Dom Jun 21, 2009 11:05 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Cantão Dom Jun 21, 2009 10:36 pm

Parabéns .... cheers Mandou bem Sá Reston...com certeza seu post vai aumentar bastante, o conhecimento musical de muita gente...a começar por mim mesmo....que sou músico amador , mas que de uma forma autodidata , venho conseguindo fazer um progresso relativamente bom , e matérias como está , ajudam e muito...um abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por allexcosta Dom Jun 21, 2009 10:54 pm

Excelente topico, Sa!

Tenho me sentido compelido a escrever algo similar ha algumas semanas mas nunca parei pra faze-lo. As vezes me preocupo em ver a galera mais nova tentando estudar 15 metodos ao mesmo tempo, quebrando a cabeca com ciclo de quartas e quintas, qdo em 98% das situacoes de musica popular a gente nao usa nada alem de intervalo, escalas maiores, menores, penta e hexatonicas e talvez campo harmonico. Percepcao eh MUITO mais importante q excesso de teoria. As vezes a pessoa comeca a estudar harmonia modal antes de saber o q eh um acorde com nona menor. Isso eh colocar o carro na frente dos bois. Ou entao as vezes a pessoa sabe 10.000 licks 2.5.1 mas nao consegue tocar uma balada de dois acordes. Devemos lembrar q musica eh a arte dos sons, ou seja, a audicao deve vir sempre em primeiro lugar. Nao me admira q tanta gente fique confusa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Convidado Dom Jun 21, 2009 10:58 pm

Allex, é exatamente o que eu penso...

E quanto mais troco ideias com os caras top lá de fora (o que é cada vez mais fácil com a internet, com os brazucas nem tanto), eles defendem isso mesmo.

Quando explico pra um cara que já tem um ouvido bem encaminhado o que é um II-V-I, o cara quase ri da minha cara. Razz Ele fala: "Ah, é tipo o que rola naquela, naquela e naquela músicas, tipo Gm7 C7 F7M, né? Beleza!"

Então acho que é isso. Acho que todo estudo é válido, mas também acho importante ter um bom senso pra filtrar o que é realmente importante, e em que momento.

Abraços,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por LuCaSbass Dom Jun 21, 2009 11:06 pm

Belo tópico Sá! Eu comprei um violão a um tempo atrás e me ajudou muito. Eu ainda tenho certa dificuldade de 'dar nome aos bois', tipo qdo eu escuto uma nota si provavelmente vou errar falando, mas com o baixo no colo provavelmente ja vou direto na nota. Tenho mais facilidade com intervalos, ai sim consigo nomeá-los na maioria das vezes e isso ajuda a identificar o tipo de acorde também.
É estranho, mas também nao me atrapalha. O nome é só um nome What a Face
Toco numa gig de samba e o violonista, o cavaquinista e o cantor sabem muitas músicas(eles tocam direto em roda de samba) e muitas vezes em shows ele puxam algumas músicas que nunca tinha tocado, mas da pra segurar legal. As vezes dou alguma nota fora, mas isso vem melhorando bastante com o tempo.
Eu tenho que treinar mais é tirar harmonias sem instrumento, tenho um pouco de dificuldade com isso... vou dar uma estudada por esse seu 'método', com certeza vai me ajudar!
valeu, abraço

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Convidado Dom Jun 21, 2009 11:14 pm

Boa Lucas! Então, pra você, pegar rapidamente e "intuir" progressões diatônicas, tonais (que é o que rola no samba), ter uma boa percepção de cada acorde vai ajudar muito, muito mesmo.

Sem contar que a tua experiência tocando não tem preço, esse lance de segurar o baile pegando as harmonas de ouvido. Comecei profissionalmente tocando em uma banda de forró, e acontecia a mesma coisa. A gente pegava uns bailes de 3 horas pra fazer tendo 25 minutos de repertório ensaiado hehehehe

Aprendi muito com isso, não só o lance do ouvido, mas da própria "malandragem" pra se virar em situações como essa (de pouco ensaio)

Vai fundo camarada, espero que o estudo aí te ajude!!

Abs,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por allexcosta Dom Jun 21, 2009 11:15 pm

Pois eh, ha muito tempo minhas recomendacoes sao:

1 - Estude com metronomo, em andamentos BEM lentos.
2 - Estude muito arpejo maior e menor, 2 oitavas se vc toca 4 cordas, 3 se vc toca 5 ou mais.
3 - Estude o video do Jaco.
4 - Se gosta de slap, estude Slap It do Tony Operheim e Slap Bass Program do Alexis Sklarevski, alem de ouvir os icones do estilo.
5 - Se vc gosta de improvisacao modal, estude a aula 2 do Patitucci.
6 - Toque um pouco de violao ou piano.
7 - Entenda a formacao de uma levada de bateria.

Acho q eh mais ou menos por aih, muito mais q isso comeca a ficar confuso. Qdo a pessoa jah domina os basicos, aih sim ela pode se enveredar pelos caminhos avancados.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Convidado Dom Jun 21, 2009 11:53 pm

Pois é, outro grande professor meu, o Aurélio Dias, me falava uma coisa:

"Repare em todos os músicos bons, realmente bons. Se tem uma coisa que todos tem em comum, é isso. O domínio do básico."

E eu acho isso absolutamente vedadeiro.

Com relação à harmonia, em uma época que eu estudava harmonia funcional (me formei nesse assunto, uma total perda de tempo) e achava que o estudo poderia me ajudar a compor, comentei isso com o Marcos Amorim (grande guitarrista aqui do Rio com o qual estudei improvisação) e ele falou: "Composição é o seguinte: você faz um acorde, depois o outro, que te leva pra outro, que vc desiste e descobre outro, e por aí vai. Análise é pra depois de pronto!". Acho que um dos problemas do ensino da harmonia é esse. Ela é analisada a partir de uma coisa pronta, tem pouca utilidade prática. E aí qualquer acorde que o cara colocou ao seu bel prazer que não esteja na tonalidade vira "empréstimo modal" hehehe

É preciso simplificar as coisas e alterar a ordem dos fatores. Primeiro som, depois teoria. E o som, por si só, simplifica as coisas. Cansei de ver na oficina pessoas inexperientes pegando poli-ritmias super complexas de ouvido. Se a mesma pessoa tivesse que ler aquilo, ou escrever, ia demorar dias. Sem contar que de ouvido, o cara não esquece mais. Se esquecer, lembra rapidinho, porque aquilo já faz parte dele, não tem como voltar atrás hehehe

Vamos em frente!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por allexcosta Seg Jun 22, 2009 12:09 am

Sá Reston escreveu:comentei isso com o Marcos Amorim (grande guitarrista aqui do Rio com o qual estudei improvisação) e ele falou: "Composição é o seguinte: você faz um acorde, depois o outro, que te leva pra outro, que vc desiste e descobre outro, e por aí vai. Análise é pra depois de pronto!".

Jah o Dorival Caymmi diria:

Vc come uma moqueca de camarao, tira um cochilo na rede, acorda, toma uma agua de coco, pega seu violao e vai dar uma volta em Itapua...

Eita receitinha boa, hein?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Convidado Seg Jun 22, 2009 12:12 am

Se o Dorival falou, eu acredito!!! Sleep

Tá aí um cara que todo músico deveria ouvir, e muito. Sou fã incondicional! (inclusive está na minha lista de influências aqui no fórum Laughing)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Claudio Seg Jun 22, 2009 1:01 am

Desde moleque e durante muitos anos, estudei sozinho, mas por pura falta de tempo e oportunidade de ter um professor, na década de 80 as coisas eram bem difíceis, a informação não fluia como hoje. Quando mais velho, depois de formado, é que comecei a estudar com professores particulares de contrabaixo e estudo em conservatório.

Aí é que eu percebi quanto tempo eu perdi tentando achar o fio da meada, por onde começar a estudar. Eu acredito sim que uma pessoa possa ser autodidata, mas acho também fundamental ter o estudo direcionado por pessoas que conhecem do assunto e sabem transmitir com simplicidade e clareza, e você Sá, parece ser uma dessas pessoas. Gostei desse tópico, parabéns!


Última edição por ClaudioBass em Seg Jun 22, 2009 10:40 am, editado 1 vez(es)

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Convidado Seg Jun 22, 2009 1:35 am

Claudio, obrigado pelo elogio! Queria saber explicar com a clareza que vc falou que eu tenho hehe

E concordo plenamente com vc... Veja que cito meus professores toda hora, aprendi o que pude com eles e não esqueço. Gostaria de ter aprendido mais, mas o pouco que consegui absorver, guardo com cuidado.

Mas se o cara estiver sem grana pra pagar um professor, dá pra fazer muita coisa sozinho. Só não podemos ficar parados! bounce

Abraço grande,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por korg Seg Jun 22, 2009 2:11 am

eu sempre achei o mundo das cordas muito decoreba. Olhava meu irmão (que aprendeu violão clássico) e amigos guitarristas e sentia essa dificuldade.
As coisas no mundo das teclas são muito mais claras, intuitivas e fáceis, a meu ver...
Quando pego um violão ou baixo e preciso entrar num tom específico ou algo que seja, inevitavelmente me vejo com o piano na cabeça e visualizando as escalas, variações, etc... muito, mas muuuuuuitooo mais fácil, nossa... rs
só o básicão da escala maior, TTSTTTS, ta ali, na sua cara, na escala de dó do piano (leia-se teclas brancas rsrs)... assim como a menor em A, enfim.... acho que existem instrumentos mais fáceis para se aprender teorias (piano, na minha opinião).
Hoje me sinto feliz de ter começado pelas teclas Smile

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por allexcosta Seg Jun 22, 2009 2:55 am

ClaudioBass escreveu:Desde mole e durante muitos anos, estudei sozinho(...)

Freud explica... Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Cid Seg Jun 22, 2009 3:02 am

allexcosta escreveu:
ClaudioBass escreveu:Desde mole e durante muitos anos, estudei sozinho(...)

Freud explica... Laughing
Fica dificil a gente nao desvirtuar um topico com uma dessas ne kkkkkkkkkkkkkk

Voltando ao topico por favor... muito bom seu topico Reston. Abraço.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Claudio Seg Jun 22, 2009 10:40 am

Corrigido!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Cantão Seg Jun 22, 2009 5:23 pm

Desculpem a desvirtuada no tópico...mas preciso deixar isto registrado , estou lêndo , pêlo menos 3 vezes meus posts , antes de enviar....de medo do Allex...o Tio não deixa passar uma , rapaziada ...rsssss Razz abraços a todos...

E é isso ai Sá Reston , como já disse lá em cima , mandou bem brother... cheers

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por allexcosta Seg Jun 22, 2009 6:35 pm

Cantão escreveu:Desculpem a desvirtuada no tópico...mas preciso deixar isto registrado , estou lêndo , pêlo menos 3 vezes meus posts , antes de enviar....de medo do Allex...o Tio não deixa passar uma , rapaziada ...rsssss Razz abraços a todos...

Laughing

Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por villain Sex Ago 07, 2009 3:27 am

Caramba Sá... Que show de post! Muito obrigado!

____________________________
Clubes Squier #019 | Condor #012 | Giannini #011 | Valvulados #005
------------------------------------------------------
http://myspace.com/alexandrevillain
villain
villain
Membro

Mensagens : 177
Localização : Brasília

http://myspace.com/alexandrevillain

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Kassio Rafael Sex Ago 07, 2009 3:51 am

alex onde eu encontro essa video aulo do patitucci ja procurei bastante e não encontrei!

e Sá, meus parabens expressou em poucas palavras oq muitas pessoas levam anos p aprender!
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por allexcosta Sex Ago 07, 2009 4:05 am

^ http://books-videos-music.musiciansfriend.com/product/Alfred-John-Patitucci-Electric-Bass-Complete-DVD-?sku=941529

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por villain Sex Ago 07, 2009 11:54 am

Kassio Rafael escreveu:alex onde eu encontro essa video aulo do patitucci ja procurei bastante e não encontrei!

e Sá, meus parabens expressou em poucas palavras oq muitas pessoas levam anos p aprender!

Kassio, te mandei MP.

____________________________
Clubes Squier #019 | Condor #012 | Giannini #011 | Valvulados #005
------------------------------------------------------
http://myspace.com/alexandrevillain
villain
villain
Membro

Mensagens : 177
Localização : Brasília

http://myspace.com/alexandrevillain

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Cantão Sex Ago 07, 2009 4:23 pm

villain escreveu:
Kassio Rafael escreveu:alex onde eu encontro essa video aulo do patitucci ja procurei bastante e não encontrei!

e Sá, meus parabens expressou em poucas palavras oq muitas pessoas levam anos p aprender!

Kassio, te mandei MP.

Meu caro amigo Villain...poderia me mandar uma mp tbm...agradeço desde já...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Amagomes Ter Ago 11, 2009 12:31 am

Sá Reston escreveu:
Para que o estudante possa dar conta de todo esse material, basta ter um conhecimento básico (mas bem internalizado) de intervalos. A partir daí, tensões e outros detalhes são deduzidos facilmente.

Mais um detalhe com relação a tensões e cifragem: Qualquer um que pegar um Real Book vai perceber que muitas vezes as tensões são suprimidas. Um acorde menor muitas vezes é cifrado "Cm", simplesmente, mas a cifra se refere à que família o acorde pertence. Dificilmente vc vai ouvir um pianista de Jazz tocando uma tríade de Cm em um standard.


Excelente comentário Sá, e parabéns pelo tópico,

Eu constumo dizer para alunos ou músicos menos experientes com quem toco, que a música é,n verdade, uma grande repetição e praticamente tudo o que se faz baseia-se no conceito intervalar, só mudando a abordagem. Quanto ao exemplo que vc citou, sobre como as cifras aparecem nos Real Books, é importante ressaltar que as tensões são suprimidas NA CIFRAGEM ( Ex: Cm) mas ficam,na verdade subentendidas,a cargo do executante. Em gravações isso tb ocorre, dependendo do maestro /arranjador que esteja conduzindo o trabalho, tem aqueles ( eu,por exemplo) que preferem cifrar os acordes na grade já com as tensões que devem ser utilizadas naquele momento, outros, preferem fazer do modo que vc exemplificou.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por *-* Rafinha *-* Sáb Ago 22, 2009 4:56 am

E ae galera...

"ja faz um tempo que eu toco mais eu nunca fiz conservatório ou aula particular tudo que eu toco é de ouvido não sei quase nada de teoria será que dá pra um músico crescer assim?" Question Exclamation Question Exclamation Question Exclamation Question


Gospel Club #028


"A grandeza de um Homem se mede pela humildade..." Pregador Luo
*-* Rafinha *-*
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por lcalazans Ter Ago 25, 2009 1:28 am

O Sá, que aula em velho ! Parabéns ! O Itiberê tbm deve manjar muito !
Um abraço.

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Cantão Ter Ago 25, 2009 1:48 am

*-* Rafinha *-* escreveu:E ae galera...

"ja faz um tempo que eu toco mais eu nunca fiz conservatório ou aula particular tudo que eu toco é de ouvido não sei quase nada de teoria será que dá pra um músico crescer assim?" Question Exclamation Question Exclamation Question Exclamation Question


Gospel Club #028


"A grandeza de um Homem se mede pela humildade..." Pregador Luo

Olha Rafinha...eu toco a um tempão também , sempre fui autodidata , não entendo nada de partitura , só pego alguma
coisa por tablatura , o resto é ouvido...
Só que quando comecei atocar a 20 anos atrás , só queria saber de ter uma banda e sair fazendo gig , depois fiquei anos
sem tocar , voltei a tocar a um ano atrás , e só toco agora por que gosto muito , já tenho 40 anos , tenho filhos pra criar ,
e já não tenho mais tempo de fazer um conservatório , mas vou lhe dar um conselho de irmão mais velho...você pode até crescer
como músico autodidata , e derrepente ser uma virtuose no baixo , isso ai vai depender de vc , e de muitos outros fatores , mas o
melhor mesmo pra vc crescer como um bom baixista , é estudar ...e estudar bastante , com afinco , você é um cara novo tem um tempo
enorme pela frente pra se desenvolver como músico...se você pretende ser um baixista bom , conhecido , respeitado...
pega firme e estude bastante ...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por *-* Rafinha *-* Ter Ago 25, 2009 6:05 pm

valew Cantão...
Axo que esse é o caminho mesmo a ser seguido para crescer cara, e esse é o meu objetivo. Vou estudar,estudar e estudar + um pOuco e quem sabe um dia eu chego lá....

abrax....



gospel club - #028
*-* Rafinha *-*
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagens : 174
Localização : Itu

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por JOSUKA Dom Set 13, 2009 3:58 am

olá sá... sou novo na casa e adorei essa dica
gostaria que você me tirasse uma dúvida...
qual seria a melhor forma para praticar o que você explicou de maneira que fique realmente impregnado na mente? rsrs
por exemplo: A - escolher um acorde do tipo C7M e ficar tocando e vocalizando as notas que formam o acorde (por uns 5 minutos talvez) e depois trocando de acorde e repetindo sucessivamente o processo...

B - vocalizar as notas que formam os acordes em cima de uma harmonia já definida EX: IIm7 V7(13/9) I7M

Ou isso não faz diferença?

Desculpe se a pergunta ficou meio enrolada hehe

Grande abraço
JOSUKA
JOSUKA
Membro

Mensagens : 41
Localização : FLORIANÓPOLIS

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Ricardo Dom Set 13, 2009 1:52 pm

Josuka,

A última vez que tive notícias do Sá ele estava excurcionando com o grupo de música instrumental dele pela Ásia. Não sei se já voltou.

Mas logo aparece alguém com a resposta (eu não entendo nada disso ainda, hehehe).

Abraços.

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por allexcosta Dom Set 13, 2009 2:41 pm

Ricardo escreveu:A última vez que tive notícias do Sá ele estava excurcionando com o grupo de música instrumental dele pela Ásia. Não sei se já voltou.

Não voltou ainda, mas está perto!

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Eduardo Chaves Dom Set 13, 2009 2:59 pm

Sá é fera tb! Super gente boa, humilde e toca muito! Faz falta aqui!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por JOSUKA Ter Set 15, 2009 12:08 am

beleza rapaziada...
vou ficar no aguardo pela retorno do sá... ja deu pra perceber que o cara é fera.
JOSUKA
JOSUKA
Membro

Mensagens : 41
Localização : FLORIANÓPOLIS

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia com o mínimo de Teoria possível!! Empty Re: Harmonia com o mínimo de Teoria possível!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos