Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desespero! Baixista vs Baterista

+24
Amagomes
Wotan
Jackson
limanegative13
Davi Motta
iroquoi
Rafael do Baixo
Mauricio de Moraes Corrêa
Claudio Rocha
Eömer
Binão
dibass
Cid
Claudio
LENTO
Ivanov_br
Maurício_Expressão
Renato
allexcosta
Daniel
leonardo.reis
Thales_Sr
César_RS
Eduardo Chaves
28 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jun 15, 2009 1:54 pm

Galera,

Ontem estava tocando na igreja, e no meu grupo tem um baterista pouco esperiente. Estava no ensaio observando a execução do bumbo do camarada. Coisa horrível! Sem sequencia e ordem. E acabou me deixando perdido...

No Culto a mesma coisa... Ja estava desesperado com aquilo! Bumbo sem uma marcação certa e sem sequencia! simplesmente um bumbo sem experiencia.

Meu post é sobre isso. Eu como toco em igreja existe uma rotatividade de baterista que acabam revesando na mesma formação. E TODOS eles tem o mesmo defeito a falta de marcação. Isso me deixa doido! Fico perdido, pois eu tenho o compromisso de acompanhar o bumbo... E simplesmente parece q o cara inverteu o ximbal com o bumbo e fica inventando marcação.

A mesma coisa acontece na minha banda... Mas o baterista é muito experiente... Professor e tal. Nos primeiros ensaios fiquei perdido... Mas hj ja consigo me guiar, porque ele ja notou q eu to acmpanhando o ritmo dele.

Não sei porque, mas hj as pessoas q começam a aprender bateria (principalmente em igreja) não tem compromisso com o instrumento deles. Não investem no talento. Se tem um par de baquetas é muito! Tudo bem o cara não ter bateria (porque é um instrumento caro e extremamente trabalhoso de montar e desmontar) mas não ter baqueta, vassourinha (aquela baqueta como uma vassoura mesmo), aquela baqueta com uma buchinha de espuma na ponta, não ter uma chave de afinação (e não saber afinar) e não ter um case para carregar esses equipamentos "básicos" pra mim é um cumulo e acho q deveria desistir de ser baterista. Eu invisto no meu instrumento, limpo ele direto, treino... como q um cara não pode fazer o mesmo como baterista?

E outra... Contabilizando essas coisinhas, pra ter um case com 2 pares de baqueta, uma vassourinha legal e o afinador, o cara gastaria uns 60,00 a 80,00! e isso não precisaria ser de imediato.. aos poucos ir comprando.

Nisso... esse camarada que tocou conosco, não possui nem baqueta!!! Tocou numa baqueta quebrada lá da igreja!!! E esta lá numa boa!!!!

EIS MEU DESESPERO!!!!

Queria saber se esse desespero é só meu ou da grande maioria aqui. Nos que sonhamos com instrumentos caros (MM, FODERA, WARWICKS, etc) acho que merecemos pelo menos um camarada legal acompanhando a bateria da banda...

Bom... fora isso, queria compartilhar isso com vocês.

Obrigado a todos! e mandem bala ai! hehe

POST CORRIGIDO NA MEDIDA DO POSSÍVEL lol!


Última edição por educostachaves em Seg Jun 15, 2009 2:53 pm, editado 1 vez(es)
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por César_RS Seg Jun 15, 2009 2:00 pm

educostachaves escreveu:Bumbo sem uma marcação certa e sem sequencia! simplesmente um bumbo sem experiencia.

Dá um metrônomo pra ele de presente.
César_RS
César_RS
Membro

Mensagens : 317
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 15, 2009 2:03 pm

É mais ou menos o que acontece com baixista iniciante... Primeiro tira som, depois passa a se preocupar em "casar" com a bateria.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por leonardo.reis Seg Jun 15, 2009 2:11 pm

E aê meu camarada.

Você não está sozinho.......em uma banda é sempre assim: Existem os interessados, os interessados mas folgados, os folgados e os que não estão nem ai....

Tenha em mente que os interessados sempre progridem e deixam os outros pra trás. Claro que música não é concorrencia pra ver quem toca melhor ou tem o melhor equipamento, mas quem mostra um bom trabalho sempre é visto.

____________________________
Baixistas gostam de se sentir silenciosamente poderosos!
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Daniel Seg Jun 15, 2009 2:18 pm

Baixo e bateria devem estar sempre em sintonia (Não necessariamente tocando colado no bumbo direto ).

Também passo esse tipo de aperto na minha igreja. Como temos culto quase todos os dias, chego a tocar com 4 bateristas diferentes em uma semana.

Se vc tá sentindo que não dá pra tocar harmoniosamente com ele, faça o certo e se concentra em fazer a sua parte. Mas que é chato é...vc tenta fazer um som mais bacana e o cara não vem junto...dose!!

____________________________
Desespero! Baixista vs Baterista Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jun 15, 2009 2:33 pm

Thales_sr escreveu:É mais ou menos o que acontece com baixista iniciante... Primeiro tira som, depois passa a se preocupar em "casar" com a bateria.

MAs é o certo cara! sendo iniciante intermediario e profissa! é o basico do basico do basico saber isso! é igual feijao com arroz... e quando comecei a tocar, foi uma das primeiras coisas que aprendi "Casa com a Bateria". MAs acho q não é isso que ele aprendeu... Sorte q não estava tudo nas minhas costas... pois ja tenho muita experiencia com o grupo la da igreja. todo mundo fica me olhando pra saber pra onde q vou pois ta tudo na minha cabeça. entro certo onde tenho q entrar, paro quando tenho q parar, e quando dá faço minhas coisinhas.

Daniel,

foi o que fiz... num quis nem saber... sentei o dedo... Mas sempre foi assim. Apenas com um baterista eu casei mesmo q agente começo u a tocar junto desde 2001. hj ele esta na seleção brasileira de atletismo... ta viajando pra tudo q é lado e parou de tocar bateria.

cara... eu olhava pra esse batera direto... olhar matador tipo: "cara... melhora ai!" mas...

hheeh
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por allexcosta Seg Jun 15, 2009 2:39 pm

educostachaves escreveu:Ontem estava tocando na igreja, e no meu grupo tem um baterista pouco esperiente.

(...)

vasorinha (aquela baqueta como uma vassora mesmo)

(...)

E outra... Contabilisando essas coisinhas, pra ter um case com 2 pares de baqueta, uma vasorinha legal e o afinador, o cara gastaria uns 60,00 a 80,00! e isso não precisaria ser de imediato.. aos poucos ir comprando.

(...)

vlw a todos! e mandem bala ai! hehe

Seu pedido eh uma ordem...

Desespero! Baixista vs Baterista Sniper
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Renato Seg Jun 15, 2009 2:41 pm

allexcosta escreveu:

Seu pedido eh uma ordem...

Desespero! Baixista vs Baterista Sniper

lol! lol! lol!

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jun 15, 2009 2:42 pm

heheheh

ao pe da letra! o DEZESPERO de escrever SERTO me atrapalhou um pouco! heheh!

realmente a vasorinha matou. editarei os lances

heheh vlw!


Última edição por educostachaves em Seg Jun 15, 2009 2:45 pm, editado 1 vez(es)
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por César_RS Seg Jun 15, 2009 2:43 pm

Cruel! Laughing
César_RS
César_RS
Membro

Mensagens : 317
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jun 15, 2009 2:46 pm

O legal de tocar em uma igreja (tomando por base as que toquei, que eram católicas), é que aparece músico de tudo quanto é tipo.
A rotatividade é realmente muito grande, e a gama de qualidade dos músicos é imensa.
Já toquei com profissionais (que já acompanharam cantoras do porte de Maria Bethânia, por exemplo) e com alguns que estavam tocando numa banda pela primeira vez.
Se encararmos isso de forma positiva, isso é uma verdadeira escola para um músico. Pois tocar com gente muito melhor e muito pior que você, se traduz em experiência. Em bagagem.
Mas todos na banda tem que encarar isso dessa mesma forma positiva.

Já teve um baterista num ensaio que encrencou comigo, dizendo que meu baixo estava muito alto. Reclamou tantas vezes que no meio do ensaio eu coloquei a posição "mute" no amplificador. No fim do ensaio perguntei para ele como estava o volume e ele disse: Agora está suportável, mas ainda está muito alto para o meu gosto (e eu com o ampli em "mute"...).

Conversei isso com outro baterista profissional e ele me disse que dependendo do baixista, fica extremamente desconfortável tocar bateria numa banda.

Portanto é uma moeda de 2 faces.

Ja toquei com baterista músicas de repertório não religioso que era uma verdadeira "batalha" cada linha do set list.
Era uma verdadeira guerra chamar a banda pra um lado e o baterista indo pro outro....

Por outro lado é uma delícia quando o baixista e baterista estão entrosados... Parece que seguimos um trilho fixo no chão. Isso dá uma baita sustentação à música e para os outros músicos.

Administrar isso tudo é que é problema.

E não existe fórmula mágica.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jun 15, 2009 3:01 pm


Conversei isso com outro baterista profissional e ele me disse que dependendo do baixista, fica extremamente desconfortável tocar bateria numa banda.


Nossa! O que deve ter de errado com o Baixista? Sei que tem gente muito ruim que não sabe nada de banda e acha que baixo é guitarra e sai fazendo solos e solos. Mas chegar ao ponto de um batera chegar e preferir não ter baixista para tocar nunca vi ou ouvi falar.

quanto ao casamento de bateria e baixo realmente é show. Ja tive oportunidades assim. Uma pena que não tenho mais isso.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por allexcosta Seg Jun 15, 2009 3:09 pm

Gente, serio agora... Tem hora q a gente tem q dizer assim: "Desculpem mas nao dah pra tocar, podem chamar outro..." Eu jah fiz isso inumeras vezes...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Daniel Seg Jun 15, 2009 3:10 pm

O que deve ter de errado com o Baixista?

Cara, eu já vi/ouvi vários que perdem tempo, fazem a firula totalmente fora de hora, atrasam ou adiantam, e até mesmo fazem o ritmo errado.

Sabe aquela guarânia que o cara insiste em tocar sem fazer as tríades, mesmo com o batera dando o ritmo certo?

____________________________
Desespero! Baixista vs Baterista Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Ivanov_br Seg Jun 15, 2009 3:34 pm

já saí de banda por causa disso...
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jun 15, 2009 3:41 pm

Tanto baterista ou baixista, que se perde numa firula ou virada e percebe que vai voltar errado, mas dá um jeito, se acerta ou não derruba a banda, tá valendo.

O duro é quando a banda está certinha no andamento correto e depois de uma virada do batera, o cara cai errado. E em vez de consertar fica bantendo mais forte pra banda ir atrás dele... Isso é muito tenso.

Assim como tem baterista assim, deve ter baixista assim também, que estraga o andamento da banda.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por LENTO Seg Jun 15, 2009 3:43 pm

quando a coisa ta muito feia eu peço pro cara escolher uma levada hehehe........mas quando o batera é bom ,geralmente tento me encaixar........
LENTO
LENTO
Membro

Mensagens : 521
Localização : Taguatinga-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Claudio Seg Jun 15, 2009 4:39 pm

Substitui o cara por um Percussionista. Baixo + Percussão + Piano, é o que há, o resto é desnecessário What a Face

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jun 15, 2009 4:40 pm

boa ideia! heheh!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por allexcosta Seg Jun 15, 2009 4:47 pm

Maurício_Expressão escreveu:O duro é quando a banda está certinha no andamento correto e depois de uma virada do batera, o cara cai errado. E em vez de consertar fica bantendo mais forte pra banda ir atrás dele... Isso é muito tenso.

Cara, isso eh motivo pra parar o ensaio na mesma hora e comecar de novo. E ligar IMEDIATAMENTE pra outro batera...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Cid Seg Jun 15, 2009 5:10 pm

Edu, a primeira coisa a se fazer é conversar...

Entao amigao, ensaia com o cara e discute o groove com ele. Outra coisa, a banda tem que ter um lider musical, entao esse cara tem que botar ordem na casa...

Se nao tem ninguem que lidera, e o pessoal ainda nao saca de musica legal, ai complica.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por dibass Seg Jun 15, 2009 5:13 pm

umas das coisas que aprendi e falar nao qd não ha condicoes minimas p se fazer o trabalho
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Binão Seg Jun 15, 2009 5:17 pm

O problema é que vc não pode neste tipo de ambiente(Igreja), simplesmente falar pro cara ir catar coquinho...
Tem que ir dando uns toques. Falar pra ele estudar e coisa e tal.
Se depois de um tempoele não se enquadrar ou pelo menos não demonstrar que está disposto a
levar a sério o instrumento, ai passa fogo nele e chama outro.
Certa vez toquei com um batera totalmente descordenado. Dava raiva, mas depois de um tempo voltei
a tocar com ele e o cara se transformou. Estava tocando muito bem.
O mais importante é ter paciencia.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eömer Seg Jun 15, 2009 5:52 pm

nesse ponto eu levanto a mão pro ceu pra agradecer o baterista que tem na minha banda
alem dos anos tocando junto, ele sabe quando fez m****, e o maximo que faz é uma cara de " foi mal galera" e rapidinho volta pro tempo certo

a vantagem é que coimo a gente toca a muito tempo junto, as vezes eu vejo que ele vai atravessar mesmo, ai eu vou junto levando a banda toda comigo... galera ja sabe, puxei um "slide" meio lento onde não tinha, é pq o batera atravessou e é pra me seguir

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Claudio Rocha Seg Jun 15, 2009 6:14 pm

Cid escreveu:Edu, a primeira coisa a se fazer é conversar...
Concordo 100%.
Às vezes, uma conversinha numa boa faz milagres, desde que o cara não melindre, rsrsrsrsrs.
Abs!

____________________________
http://www.captainbasement.blogspot.com

"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)

Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
Claudio Rocha
Claudio Rocha
Membro

Mensagens : 625
Localização : Santo André, SP

http://www.captainbasement.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Seg Jun 15, 2009 7:31 pm

leonardo.reis escreveu:E aê meu camarada.

Você não está sozinho.......em uma banda é sempre assim: Existem os interessados, os interessados mas folgados, os folgados e os que não estão nem ai....

Tenha em mente que os interessados sempre progridem e deixam os outros pra trás. Claro que música não é concorrencia pra ver quem toca melhor ou tem o melhor equipamento, mas quem mostra um bom trabalho sempre é visto.

Bem, eu já passei por isto varias vezes e cheguei duas conclusões, a primeira guiada pela forma de pensar de um executivo, ou seja, profissional, a segunda guiada pelo pensamento dos fans de musica, ou seja, amadora:

Vamos as disertações:

Primeiro o pensamento executivo:

Uma banda é uma empresa do ramao do entretenimento.
Funcionário que não veste a camisa da empresa é funcionário dispensavel, manda pro DP.
Vivemos em uma sociedade extremamente competitiva, que fica pra trás pede falência.

Segundo o pensamento dos fans de musica:

Musica é divertido, e dá pra pegar as meninhas.
É legal passar o fim de semana com meus amigos (Fazendo farra)
Pra que estudar, com power chord eu toco tudo.


Toque com quer tocar e está disposto a pagar o preço por isto, tocar com quer brincar de músico é estressante.


Abraços
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Rafael do Baixo Seg Jun 15, 2009 7:40 pm

Já toquei com dezenas de bateristas,e infelizmente a maioria tinha problemas em segurar um groove no chão bem firme,coisa que eu chamo de "síndrome do bumbo flutuante".

Já tive gigs como freelancer,que eu sofri demais com o péssimo senso de groove dos bateras [gigs de forró,partido-alto e pagode],os caras não me davam uma base fixa pra eu poder encaixar o groove,nesses casos eu tive que me virar e trabalhei "sincado" na percussão.

Se você conhecer legal o batera,o ideal é conversar com o cara e mandar ele estudar mais,de preferência com um professor e um metrônomo [a solução pra todos os problemas].Mas se a gig for parada séria mesmo,com uma agenda de shows etc,aí não tem jeito senão limar o cara,pois nesse caso o mal desempenho do baterista[ou de qualquer outro membro],derruba o trabalho de toda a banda,e nesse meio não é uma coisa boa,pois isso acaba queimando o nome da banda e a imagem dos seus membros.

Uma boa é a banda ter um "diretor musical" pra poder colocar ordem nas coisas.É legal também pro baixista saber um pouco de bateria ou de percussão,pra nessas horas que tocar com bateras flutuantes,poder falar pra ele exatamente o que ele deve fazer pra consertar as coisas,e se possível demonstrar isso no instrumento.


Última edição por Rafael do Baixo em Seg Jun 15, 2009 7:43 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementar o texto)

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Seg Jun 15, 2009 7:44 pm

Maurício_Expressão escreveu:Tanto baterista ou baixista, que se perde numa firula ou virada e percebe que vai voltar errado, mas dá um jeito, se acerta ou não derruba a banda, tá valendo.

O duro é quando a banda está certinha no andamento correto e depois de uma virada do batera, o cara cai errado. E em vez de consertar fica bantendo mais forte pra banda ir atrás dele... Isso é muito tenso.

Assim como tem baterista assim, deve ter baixista assim também, que estraga o andamento da banda.

Se o cara estudar ritmo e aprender contar até quatro, já resolve o problema pois a grande maioria das musicas que se escuta por ai está em 4/4, logo, se o cara souber contar até quatro e não tiver preguiça de pensar ele não erra. Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jun 15, 2009 7:49 pm

É... A diferença fundamental nessa estória é frase do Binão: "O problema é que vc não pode neste tipo de ambiente(Igreja), simplesmente falar pro cara ir catar coquinho..."

E isso pode fazer uma diferença incrível. Pode fazer você crescer como músico e ser humano ou pode te tornar uma pessoa pior.

Fora da igreja, nas bandas que tive (2) nunca tive sequer problemas parecidos.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Seg Jun 15, 2009 7:57 pm

Maurício_Expressão escreveu:É... A diferença fundamental nessa estória é frase do Binão: "O problema é que vc não pode neste tipo de ambiente(Igreja), simplesmente falar pro cara ir catar coquinho..."

E isso pode fazer uma diferença incrível. Pode fazer você crescer como músico e ser humano ou pode te tornar uma pessoa pior.

Fora da igreja, nas bandas que tive (2) nunca tive sequer problemas parecidos.

Ok.Vamos partir do principio religioso/liturgico.

Se o cara não consegue dar o melhor de sí para Deus, dará para quem?

Historia do Cristianismo

Na antiguidade, dentro do templo (Velho Testamento) existiam os Levitas, sacerdotes músicos, eles estavam sempre em santificação e aprimoramento tecnico/musical (instrumentistas e cantores) pois sabiam que se fossem mesquinhos com Javé, seriam consumidos por negligência ao serviço sagrado.

Acho que se o cara se dispoem a tocar para o Todo Poderoso ele tem que se esforçar para ser o melhor, pois uma coisas é tocar para pinguço (qualquer coisa serve, já tá bebado mesmo, nem está escutando direito) outra é tocar pro Todo Poderoso, que nunca está bebado e provavelmente tem ouvido absoluto.

Putz, Deus deve sofrer de dores de cabeça terriveis.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jun 15, 2009 8:18 pm

Concordo...

Já passei perrengue em igrejas assistindo missa dominical e escutando pessoas esganiçadas com violões toscos desafinados. Em microfones terríveis amplificados com microfonia incluída.
A gente acaba trincando os dentes e tendo dor de cabeça. Isso cria desatenção e afasta os fiéis incautos...

A música teve uma tremenda evolução quando a igreja mantinha músicos de verdade para tocar em suas missas. Bach se não engano foi um desses músicos.

Mas depois que a igreja definiu que, em vez de músicos, teria animadores nas missas, a qualidade degringolou (e isso faz séculos).

Ao meu ver as igrejas evangélicas estão à frente nesse quesito. Lá os hinos são muito melhor tocados e interpretados (de maneira geral).

Apenas nos últimos 10 anos a igreja católica passou a dar mais atenção a isso. Mas ainda existem várias igrejas com acústica terrível, sem local apropriado para os músicos ficarem, sem equipamentos decentes.

Por que os bancos de uma igreja tem que ser de madeira desconfortável, não ter banheiro, bebedouro e coisas assim?

Assistir missa não pode ser martírio....

Acho que todos devem melhorar em tudo para poder tocar pra Deus.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jun 15, 2009 10:45 pm

Esse batera e moleque ainda mas é gente boa... soube apenas ontem q ele era da equipe... pq nem sabia... quanto a conversar, pode ter certeza q vou. ja dei uns toques nele no ensaio.

MAs tem que ser dosado... se chegar ja pisando na jaca e desmoralizando o cara não pode!! hehehe! Da vontade... hehe!

MAs eu preicso conversar com todas as equipes... pq a maioria dos bateristas da igreja são assim. Não tem compromisso real com o instrumento! exceto o que formou a Banda onde estou, a parte da igreja! Esse é profissional, e agita mesmo. Super organizado! E vendo ele falando sobre bateria e o jeito q se cuida do instrumento, sei q isso não pode acontecer.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por iroquoi Ter Jun 16, 2009 8:50 am

2 Fatos:

- Nem sempre baixo e bumbo TEM que estar juntos (raras exceções)
- Os outros não são obrigados a ter o mesmo nível de compromisso e pretensão musical que você, entao literalmente cada um no seu quadrado

A falta de "norte comum" é a pior doença pra uma banda, quando cada um toca por um motivo distinto, com ctz alguem vai ficar descontente. Tocar em igreja é assim fazer o que? Procura uma galera melhorzinha e monta uma banda pra se abstrair um pouco disso.

iroquoi
Membro

Mensagens : 40
Localização : Lugar Remoto/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Davi Motta Ter Jun 16, 2009 1:36 pm

Essa parada é muito comum...
a ideia é vc convesar com o batera e pedir p ele manter o mesmo bumdo, só mudando no refrao...
Aí acima tivemos varias sugestoes, sair da banda, expulsar o batera, trocar por um percussionista etc....

Se ela nao te der ouvidos, fala p tecladista soltar a batera no teclado e vcs tocam juntos, nao vai ter mais doq reclamar... Razz

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Ter Jun 16, 2009 1:42 pm

iroquoi escreveu:2 Fatos:

- Nem sempre baixo e bumbo TEM que estar juntos (raras exceções)
- Os outros não são obrigados a ter o mesmo nível de compromisso e pretensão musical que você, entao literalmente cada um no seu quadrado

Discordo .

Fato 1º) Em orquestras de musica de câmara (ou grandes orquestras) NÃO TEM BATERISTA, e a musica flui, melódica, harmônica e ritmicamente, a música era trabalhado em camadas de massa sonora, o Contrabaixo (ou Violoncello ou qualquer outro instrumento grave que faça o papel do Contrabaixo, o que importa aqui é a função) não tem obrigação de seguir o bumbo pois como já disse pode-se trabalhar em camadas, como se a harmonia fosse orquestrada. Um bom estudo de harmônia e contraponto resoverá seus problemas.

Fato2º)Ninguem tem obrigação de estar na mesma sintonia que o outro, mas vem cá, estudar um tempão, aprender um mooooooooooooooonte de coisa para ficar no "chá com pão mal feito" por que o outro não está afin é frustrante pois sente-se que os seus esforços foram em vão. Já muita gente abandonar ou ser convidado a se retirar de grupos musicais por causa disso (leia-se bandas, ministerios de louvor e etc, nasci dentro de uma igreja, sei exatamente com as coisas funcionam).

Abraços
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Jun 16, 2009 3:08 pm

Sei la cara!

Esse lance de casar bumbo com baixo é em termos dificil... tem hora que não da realmente. Na igreja eu "tento" casar, na medida do possível. o que quero dizer é que quando o bumbo e caixa não casam, parece q ta tudo errado.. fica estranho... quem não é musico e não entende, ouve e não percebe... a gente não!! Ja percebemos.

e mauricio... não podemos comparar uma orquestra com uma banda. Na orquestra tudo é feito para q se crie uma harmonia. As sinfonias são tocadas nota por nota (Pq violoncelos, violinos, Sax, Clarinetes, Tubas, trompetes, e afins, emitem o som nota por nota, e não harmonicamente como o violão) para que tenha como resultado uma harmonia perfeita. MAS as camadas como você falou realmente ajudam na hora de montar os arranjos e entradas das musicas na equipe.

Concordo com vc neste ponto do "Chá-com-Pão", e foi assunto de inumeras reuniões no grupo, pois uns queriam q praticamente não se ensaie, e outros queriam ensaiar.

Os outros não são obrigados a ter o mesmo nível de compromisso e pretensão musical que você, entao literalmente cada um no seu quadrado

Claro! ninguém é obrigado... Mas se vc é do meu grupo e não tem compromisso enquanto o resto tem... então diria pra vc "infelizmente vamos ter q tirá-lo".

MASSS!!! COmo não sou lider de nada, nem de ninguém... o rio segue seu curso... e vamos se embora!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Ter Jun 16, 2009 3:15 pm

Sei lá então, faz o qua achar melhor, sabe??
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Claudio Ter Jun 16, 2009 3:18 pm

educostachaves escreveu:
Esse lance de casar bumbo com baixo é em termos dificil... tem hora que não da realmente.

Quer uma dica legal pra exercitar isso?

Pegue o CD Malásia do Djavan. Tente tocar a música Oceano junto com o Arthur Maia e o Carlos Bala. Se você conseguir de primeira, então parabéns, estás num bom caminho.... mas, não desanime se perceber que continua complicado após várias tentativas... essa dupla faz aquilo parecer fácil demais.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por allexcosta Ter Jun 16, 2009 3:22 pm

A expressao "bumbo casado com baixo" nunca, mas NUNCA quis dizer q os dois devem estar colados, fazendo a mesma coisa, mas sim, soando em harmonia um com o outro. As vezes o baixo toca 1 e 3 do compasso e o bumbo toca 2 e 4, mas casados...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Claudio Ter Jun 16, 2009 3:30 pm

allexcosta escreveu:
A expressao "bumbo casado com baixo" nunca, mas NUNCA quis dizer q os dois devem estar colados, fazendo a mesma coisa, mas sim, soando em harmonia um com o outro. As vezes o baixo toca 1 e 3 do compasso e o bumbo toca 2 e 4, mas casados...

Bom... muito bom... é exatamente isso o que acontece na música que citei...

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por limanegative13 Ter Jun 16, 2009 3:53 pm

ClaudioBass escreveu:
educostachaves escreveu:
Esse lance de casar bumbo com baixo é em termos dificil... tem hora que não da realmente.

Quer uma dica legal pra exercitar isso?

Pegue o CD Malásia do Djavan. Tente tocar a música Oceano junto com o Arthur Maia e o Carlos Bala.

fala Claudiao!!
a musica Oceano nao está no disco Malásia. Esta musica é a segunda faixa do disco de mesmo nome, Oceano de 1989
..........e falando no disco Malasia, na faixa ''Deixa o sol sair'' tem um solo de baixo maravilhoso do Arthur Maia

abraços
limanegative13
limanegative13
Membro

Mensagens : 669
Localização : Jau/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Jackson Ter Jun 16, 2009 3:54 pm

ClaudioBass escreveu:
Quer uma dica legal pra exercitar isso?

Pegue o CD Malásia do Djavan. Tente tocar a música Oceano junto com o Arthur Maia e o Carlos Bala. Se você conseguir de primeira, então parabéns, estás num bom caminho.... mas, não desanime se perceber que continua complicado após várias tentativas... essa dupla faz aquilo parecer fácil demais.

Claudião, isso acontece também na música "Nem um dia", deste mesmo álbum, notas alternadas entre baixo e bumbo.
Essa dupla é fantástica!

Só um detalhe, a música "Oceano" está em outro álbum (mais antigo).
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Jackson Ter Jun 16, 2009 3:56 pm

ah e vale lembrar, dificilmente o canário vai ter outra banda deste nível hein...
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Claudio Ter Jun 16, 2009 4:03 pm

Desculpe, tem razão... Nem um Dia é que pertence ao Malásia...

Jackson escreveu:ah e vale lembrar, dificilmente o canário vai ter outra banda deste nível hein...

Concordo... ainda mais com os filhos dele que não largam mais o osso!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Wotan Ter Jun 16, 2009 5:52 pm

limanegative13 escreveu:
a musica Oceano nao está no disco Malásia. Esta musica é a segunda faixa do disco de mesmo nome, Oceano de 1989...
Na verdade este disco se chama apenas "Djavan".

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Jun 16, 2009 6:30 pm

vou escutar! me amarro em Djavan.

Mauricio

Se não posso ir contra eles cara... vou fazer o que? isso q quis dizer. Mas vou dar uns toques nele, pq fiquei realmente desesperado no domingo... eu pelo menos espero q a pessoa abrace o dom dele e invista nisso, pleo menos como eu, se dedicar, estudar e cada dia buscar ser melhor. mas não é isso q a gente ve.

vlw galera! agora sei q não estou so nessa guerra! heheh
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por iroquoi Qua Jun 17, 2009 8:58 am

O que eu quis dizer é que NO MUNDO REAL onde bandas sao formadas ao acaso, quase NUNCA se é discutido na banda quais são os objetivos da banda, para que os musicos façam o que é necessário pra isso acontecer...
Pelo o que o Edu fala, a banda quase toda nao ta nem ai, então brow, é vc q tá sobrando lá... procura algo com musicos melhores que te entendam melhor e tenham as mesmas pretensoes musicais que voce... Não adianta dar murro em ponta de faca nem remar contra corrente, veja o que você quer, o que voce tem e depois tome uma decisão

iroquoi
Membro

Mensagens : 40
Localização : Lugar Remoto/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Amagomes Ter Jun 30, 2009 10:04 pm

Eduardocostachaves escreveu:

Ontem estava tocando na igreja, e no meu grupo tem um baterista pouco esperiente. Estava no ensaio observando a execução do bumbo do camarada. Coisa horrível! Sem sequencia e ordem. E acabou me deixando perdido...
No Culto a mesma coisa... Ja estava desesperado com aquilo! Bumbo sem uma marcação certa e sem sequencia! simplesmente um bumbo sem experiencia.


Não sei porque, mas hj as pessoas q começam a aprender bateria (principalmente em igreja) não tem compromisso com o instrumento deles. Não investem no talento. Se tem um par de baquetas é muito
!

Rapaz,

Parece que vc descreveu a situação lá na igreja onde congrego...rs. Isso a alguns anos atrás. Qdo eu me converti e comecei a tocar, à 7 anos, eu , ex-músico da noite, bandas de baile,grupos de pagode, rock etc... e os bateras, praticamente pré adolescentes, com 12 ou 13 anos... era um desespero. Marcação padronizada no bumbo? Isso não existia... Graças a Deus, hoje o quadro é diferente pois cresceram e estudaram...

Vc descreveu a si
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Amagomes Ter Jun 30, 2009 10:06 pm

Mas , no começo,era complicado mesmo.


Última edição por Amagomes em Qua Jul 01, 2009 1:32 am, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Amagomes Ter Jun 30, 2009 10:08 pm

Desculpem, eu tinha repetido o post...


Última edição por Amagomes em Qua Jul 01, 2009 1:34 am, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desespero! Baixista vs Baterista Empty Re: Desespero! Baixista vs Baterista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos