Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformador ou estabilizador?

+12
DUDUBASS
Mauricio Luiz Bertola
korg
leonardo.reis
heitor_pg
takfar
Maurício_Expressão
Wotan
Renato
allexcosta
Thales_Sr
Felipe Tavares
16 participantes

Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Felipe Tavares Ter Jun 02, 2009 2:55 pm

Amigos,

Depois de algumas mudanças nas ligações elétricas aqui do meu PC, o estabilizador que eu usava com o meu Hartke Kickback 15 está servindo para uma impressora a laser.

Estou pensando na possibilidade de comprar um transformador de energia, como aqueles usados em geladeiras e freezers, ao invés de um novo estabilizador. Já ouvi falar muito que os amplificadores e combos rendem bem mais quando ligados a transformadores. Alguém já pôde comprovar isso na prática?

Para o meu Hartke (Potência de saída: 120 W; Voltagem DC: 12 mV), qual seria a potência mínima (com folga) para um bom aproveitamento do equipamento?

Desde já, muito obrigado!
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Membro

Mensagens : 119
Localização : Natal, RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 02, 2009 4:39 pm

Por que você precisa de um transformador?
A tensão da sua casa é diferente da do seu amplificador?

Já ouvi falar muito que os amplificadores e combos rendem bem mais quando ligados a transformadores. Alguém já pôde comprovar isso na prática?
Isto non ecziste Very Happy Mitos criados, provavelmente, por guitarristas... hehehe

Veja bem, os "transformadores" que vendem para ligar geladeiras, freezers, etc... são os chamados "autotransformadores". Um estabilizador é, basicamente, um autotransformador com várias saídas, e um circuito que controla qual saída vai ser usada.

Então, se você precisa de um transformador 220/127 (imagino que seja pra isso que você queira), pode comprar um transformador (nome correto: autotransformador) comum mesmo. A especificação de potência deve ser de pelo menos 300 VA (alguns fabricantes colocam em W).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 02, 2009 4:49 pm

Thales_sr escreveu:Isto non ecziste Very Happy Mitos criados, provavelmente, por guitarristas... hehehe

Laughing Excelente...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Felipe Tavares Ter Jun 02, 2009 5:08 pm

Thales_sr escreveu:Por que você precisa de um transformador?
A tensão da sua casa é diferente da do seu amplificador?

Isso. O amplificador é 110V e aqui em Natal a tensão é 220V.
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Membro

Mensagens : 119
Localização : Natal, RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 02, 2009 5:31 pm

Então compra um transformador comum mesmo... Vê no manual do seu amplificador qual o consumo dele, e compre um com especificação acima disso.

Você pode também ver quanto custa trocar/reenrolar o transformador do seu amplificador para trabalhar em 220v, eliminando assim a necessidade de ter um transformador externo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Felipe Tavares Ter Jun 02, 2009 5:42 pm

Thales_sr escreveu:Então compra um transformador comum mesmo... Vê no manual do seu amplificador qual o consumo dele, e compre um com especificação acima disso.

Você pode também ver quanto custa trocar/reenrolar o transformador do seu amplificador para trabalhar em 220v, eliminando assim a necessidade de ter um transformador externo.

O consumo dele é medido em que, cara? Não estou encontrando essa informação no manual.
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Membro

Mensagens : 119
Localização : Natal, RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Renato Ter Jun 02, 2009 5:55 pm

Provavelmente em Watts. deve ter em algum lugar escrito "Consumo XXX Watts".

É só comprar um transformador 220 x 110 para uma potência superior à consumida pelo Amp. Se o transformador for especificado em Ampéres e não em Watts é só fazer o cálculo abaixo:

I = P/V, ou seja Amperagem = Potência dividida por Voltagem.

Por exemplo, se seu amp consumir 220W, você divide por 220 volts (sua rede elétrica = 1 ampére.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Wotan Ter Jun 02, 2009 7:25 pm

Será que ele não tem uma chavinha 110/220???

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jun 02, 2009 7:43 pm

Faça como eu: tenho um estabilizador/transformador de 2,5 Kv.
Isso já me quebrou muito galho.
Todo mundo da banda literalmente pendura nele.... hehehehe.
Na região onde moro uma cidade é 220v e outra é 127v, outra é 220v de novo, a próxima é 127v...
É só deixar a entrada para 220v (sempre) e saída para 127v sempre que não dá problema.
Só uma vez deixei a entrada para 127v e saída para 127v mas liguei em 220v e queimou um ampli do guitarrista e o fusível de outro guitarrista.
O chato é carregar esse treco... deve pesar uns 8 kg.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por takfar Ter Jun 02, 2009 8:50 pm

Ó sabios gurus da eletricidade, qual especificação de estabilizador seria mais indicada para o meu Amp de 250W (hartke hydrive 115c)? Possivelmente eu espetaria nele também a pedalboard (a essa altura está com 7 pedais, e pode ter ainda um leve incremento até ficar completo)..

Daqui da minha posição de ignorância, me parece que estabilizador poderia ajudar a filtrar, nem que seja um pouco, a energia, mais do que simplesmente um transformador, certo? Ele daria também alguma garantia a mais (tem alguma coisa pra queimar antes de chegar no amp, em caso de sobrecarga!)? Além disso, seria mais interessante um estabilizador mesmo ou um daqueles "módulos isoladores estabilizados"?

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 02, 2009 9:31 pm

Daqui da minha posição de ignorância, me parece que estabilizador poderia ajudar a filtrar, nem que seja um pouco, a energia, mais do que simplesmente um transformador, certo?

Na teoria sim, na prática não... No mais, você tem problema de chiadeira no seu Hartke?

Ele daria também alguma garantia a mais (tem alguma coisa pra queimar antes de chegar no amp, em caso de sobrecarga!)?
Mais ou menos, ele tem um fusível lá... Mas que tá mais pra proteger o próprio estabilizador do que o que tá ligado a ele... É bem capaz de queimar o trafo do ampli e o fusível ficar intacto.

Além disso, seria mais interessante um estabilizador mesmo ou um daqueles "módulos isoladores estabilizados"?
Posto o que falei acima, acredito que nenhum deles... Um filtro de linha bom é capaz de dar mais proteção do que esses estabilizadores.
Até porque ninguém quer gastar o valor de um ampli em um estabilizador, então acaba comprando os mais baratinhos, que além de não protegerem nada, ainda não aguentam "carregar" o ampli, e depois o cara fica se perguntando porque o amplificador não tá rendendo legal.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 02, 2009 9:37 pm

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96981099-estabilizador-bivolt-3200va-32kva-enermax-frete-gratis-_JM

Pelas especificações, esse daqui deve servir pra proteção. Mas eu só garanto depois de testar... Porque nas especificações todos são ótimos.

Esse daqui, por exemplo...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96823728-estabilizador-e-transformador-sms-300va-bivolt-automatico-_JM

Nas especificações diz:
# Proteção contra subtensão e sobretensão de rede elétrica com desligamento e rearme automático;

Pois por um problema na rede elétrica, eu tive por alguns minutos 200V nas minhas tomadas (deveria ter 127). A suposta proteção contra sobretensão não funcionou, o estabillizador baixou a tensão pra 170V, e meu PC queimou fonte, placa-mãe, placa de vídeo... Ah, e o fusível do desgraçado, obviamente, não abriu.

Então, um primeiro teste bom seria pegar um desses, meter no 220 e ver se a saída dá 115, ou se pelo menos ele desarma. Se não, corre que é cilada.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por takfar Ter Jun 02, 2009 10:03 pm

O amp é novo, só usei uma vez fora de casa, na casa de um amigo, em ambos os casos com o tal "estabilizador baratinho", justamente com o objetivo de transformar (o amp é 110, a rede 220). Não teve chiado até hoje, mas nunca se sabe que tipo de rede eletrica se pode encontrar por aí. O que eu queria ter seria realmente um estágio de garantia pra isolar meu amp de picos e flutuações de energia (um mes atras, estavamos tocando aqui no campus, um raio atingiu um poste e a sobrecarga queimou a potencia do cara do som... ainda bem que eu nao tinha levado meu precioso!)

Quanto ao estabilizador que vc linkou... por 450 nao seria mais jogo comprar um nobreak? 3,2kVA nao é muito? Eu não compreendo bem, na realidade, essa relação entre W e VA (que é uma unidade que eu so lembro de ter visto em estabilizadores mesmo)..

no final das contas, acho que vou ficar no estabilizador baratinho mesmo, ligado em um filtro de linha, e daí pra tomada. Quantos VA vc recomenda pra essa ligacao (amp 250W+pedalboard com, digamos, 10 pedais?)

Ah, e valeu pela ajuda! Não é fácil ter normalmente uma assessoria técnica bem informada assim Smile

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por heitor_pg Ter Jun 02, 2009 10:47 pm

Pelo que me consta, VA=W (tb mostrado pela fómula do nosso amigo Renato).

Entre os 2, eu usaria um estabilizador, pois na pior da hipóteses ele é igual a um transformador... o que vier a mais é lucro (fusível, chaveador e etc).
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 02, 2009 10:50 pm

Quanto ao estabilizador que vc linkou... por 450 nao seria mais jogo comprar um nobreak? 3,2kVA nao é muito? Eu não compreendo bem, na realidade, essa relação entre W e VA (que é uma unidade que eu so lembro de ter visto em estabilizadores mesmo)..

Nobreak legal pra amplificador seria mais caro ainda...
3200VA é muito mesmo, mas é porque os de menor potência não são muito confiáveis...

Temo dizer que seu ampli está tão protegido quanto um que esteja direto na tomada... Veja bem, picos de tensão são raros, o maior problema em palcos é uma energia "suja", mas eu vejo vários amplis nos palcos e não dão ruído (teve uma vez que uma v-amp não ligou por causa de "sujeira" na rede, mas os amplis não tiveram nada de ruído). Talvez (Veja bem, TALVEZ!!!) o filtro de linha sirva de algo, mas os estabilizadores supostamente já tem um filtro de linha integrado, então dispensam o uso de um filtro externo.

Não existe uma relação de constante entre Watts (W) e Volts-Ampère (VA), é um pouco mais complexo, mas não vou me alongar sobre isso.

no final das contas, acho que vou ficar no estabilizador baratinho mesmo, ligado em um filtro de linha, e daí pra tomada. Quantos VA vc recomenda pra essa ligacao (amp 250W+pedalboard com, digamos, 10 pedais?)
Acho que tudo que tinha pra falar, já foi falado. Já que você precisa abaixar a tensão de 220 -> 115, então continuar com o estabilizador é uma opção válida. Mas não garante muita proteção não...
Quanto à potência do estabilizador, veja se o atual esquenta demais quando você toca com o ampli em altos volumes. Se não esquentar, tá de bom tamanho. Se queimar, compra um mais potente. hehehe...

Mas amplificador não é tão fresco, não precisa de tanto cuidado assim. Tomando o cuidado de ligar o amplificador na tensão correta, deixando ele em um local com ventilação adequada (não obstruir as entradas de ventilação), e não forçar ele além do limite, ele vai durar anos sem problemas.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por heitor_pg Ter Jun 02, 2009 10:56 pm

Corrigindo o que eu falei sobre VA e W... tava muito "por cima".

http://www.guiadohardware.net/faq/manutencao/va-watts.html
http://www.powerstream.com/VA-Watts.htm
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por leonardo.reis Sáb Jun 06, 2009 5:28 pm

Fala moçada.....

Trabalhei muitos anos como técnico em informática.....e posso afirmar, não confiem nos estabilizadores para computador.....são nada mais do que simples filtro de linha, não estabilizam nada.

Podem fazer um teste. Ligue um multimetro e acompanhe a variação de energia por alguns minutos....de preferência em um palco montado em um parque de exposições por exemplo, onde a energia vem com todo tipo de ruido e variação...

A melhor coisa é um filtro estabilizado pra uso profissional de áudio.....é um investimento razoável, mas seguro.....vc encontra de R$ 80 até R$ 400 dependendo da marca...

olha um exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94676038-filtro-de-linha-estabilizado-gpa-gpl-8-tomadas-padro-rack-_JM

Eu uso um da Oneal onde ligo o amp e o pedalboard numa boa..
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jun 06, 2009 5:50 pm

são nada mais do que simples filtro de linha, não estabilizam nada.
Esses de 30-50 reais que todo mundo compra nem filtro de linha... Regulam um pouco a tensão, mas não é suficiente pra proteger nada não.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por takfar Sáb Jun 06, 2009 5:58 pm

leonardo.reis escreveu:
A melhor coisa é um filtro estabilizado pra uso profissional de áudio.....é um investimento razoável, mas seguro.....vc encontra de R$ 80 até R$ 400 dependendo da marca...
Tem um desses em forma de aparelho isolado, ao invés de unidade de rack?

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por leonardo.reis Sáb Jun 06, 2009 6:03 pm

Se tem eu nunca vi........vou dar uma vasculhada e posto aqui se eu achar...
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por korg Dom Jun 07, 2009 12:56 pm

Pra mim, os melhores:

http://www.furmansound.com/

eu tenho um velho pl-plus de guerra e é tudo de bom.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 07, 2009 2:17 pm

leonardo.reis escreveu:Fala moçada.....

Trabalhei muitos anos como técnico em informática.....e posso afirmar, não confiem nos estabilizadores para computador.....são nada mais do que simples filtro de linha, não estabilizam nada.

Podem fazer um teste. Ligue um multimetro e acompanhe a variação de energia por alguns minutos....de preferência em um palco montado em um parque de exposições por exemplo, onde a energia vem com todo tipo de ruido e variação...

A melhor coisa é um filtro estabilizado pra uso profissional de áudio.....é um investimento razoável, mas seguro.....vc encontra de R$ 80 até R$ 400 dependendo da marca...

olha um exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94676038-filtro-de-linha-estabilizado-gpa-gpl-8-tomadas-padro-rack-_JM

Eu uso um da Oneal onde ligo o amp e o pedalboard numa boa..

Era exatamente isso que eu iria dizer. Estabilizadores de PC só servem para fazer chiados!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por korg Dom Jun 07, 2009 7:10 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
leonardo.reis escreveu:não confiem nos estabilizadores para computador.....são nada mais do que simples filtro de linha, não estabilizam nada.
(...)
A melhor coisa é um filtro estabilizado pra uso profissional de áudio.....é um investimento razoável, mas seguro.....vc encontra de R$ 80 até R$ 400 dependendo da marca...

olha um exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94676038-filtro-de-linha-estabilizado-gpa-gpl-8-tomadas-padro-rack-_JM

Eu uso um da Oneal onde ligo o amp e o pedalboard numa boa..

Era exatamente isso que eu iria dizer. Estabilizadores de PC só servem para fazer chiados!

+1 pra ambos, até já comentei isso em outro tópico...

Só não sei se o Oneal tem todo circuito de proteção, na época que olhei ele me pareceu ser apenas uma regua em rack, mas não abri o circuito pra ver... mas enfim, acho que nosso equipo "suado" merece uma proteção mais adequada que um estabilizador de micro...


Última edição por korg em Seg Jun 08, 2009 12:50 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionei as ultimas palavras "que um estabilizador de micro..." para evitar erro de interpretação)

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por leonardo.reis Seg Jun 08, 2009 11:04 am

korg escreveu:
Só não sei se o Oneal tem todo circuito de proteção, na época que olhei ele me pareceu ser apenas uma regua em rack, mas não abri o circuito pra ver... mas enfim, acho que nosso equipo "suado" merece uma proteção mais adequada...

Bom meu camarada, o manual indica ser estabilizado.....e nos testes que fiz deixando o multimetro ligado enquanto eu tocava em palcos diferentes, estava tudo certo......das duas uma, ou realmente é estabilizado ou eu dei muita sorte....
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por korg Seg Jun 08, 2009 12:47 pm

Salve Leo, circuito de proteção que mencionei, são os filtros RFI/EMI por exemplo que tem nos Furman e no Pentacústica (dizem que é muito bom e nacional) que filtram ruídos da alimentação, além de várias proteções de sobretensão , etc...
só pra constar, a minha ultima frase falei dos estabilizadores de micro e não do Oneal... já corrigi o post

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por DUDUBASS Seg Nov 11, 2013 7:48 pm

Galera, meu ampli é um GK RB1001 e ele é 110v, aqui em Fortaleza a tensão é 220v. Atualmente uso um módulo isolador estabilizado Microsol de 440v, só que a potencia do ampli é de 317 w (média) e 1476 w máxima, portanto não estou usando o módulo adequado.

Gostaria de saber qual a melhor opção pra eu trabalhar com o ampli em segurança.

DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Boss2K Seg Nov 11, 2013 8:11 pm

^O seu ampli é esse aqui?

http://www.gallien-krueger.com/manuals/1001RB_Owner_s_Manual.pdf

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por DUDUBASS Seg Nov 11, 2013 8:19 pm

Sim, é este ampli, não é combo.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por subgrave Seg Nov 11, 2013 8:23 pm

para áudio transformador sempre, estabilizador é prá informática e ainda assim há controversias...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por DUDUBASS Seg Nov 11, 2013 8:31 pm

^ Quanto a questão de oscilação de corrente o transformador manda essa oscilação pro ampli não é isso?
Na teoria um módulo estabilizador seria pra segurar estes picos?
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Boss2K Seg Nov 11, 2013 8:38 pm

DUDUBASS escreveu:Sim, é este ampli, não é combo.
Então a potencia máxima é 540 Watts em 4 ou 8 Ohms, certo?

O seu modulo isolador é de 440 VA (Volt-Ampéres). Normalmente esses módulos da Microsol, tem fator de potência de 1.0. Então:

Potência Real/Ativa = Potência Aparente x Fator de Potência, ou seja: 1.0 x 440 = 440 Watts

Você acha que vai chegar nos 540 Watts do ampli?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Boss2K Seg Nov 11, 2013 8:45 pm

DUDUBASS escreveu:^ Quanto a questão de oscilação de corrente o transformador manda essa oscilação pro ampli não é isso?
Na teoria um módulo estabilizador seria pra segurar estes picos?
O módulo isolador sozinho cumpre as funções de um estabilizador de maneira mais eficiente e ainda ofereçe proteção para locais não aterrados, e tem o transformador de 220 V para 110 V.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por DUDUBASS Seg Nov 11, 2013 8:46 pm

Boss2K escreveu:
DUDUBASS escreveu:Sim, é este ampli, não é combo.
Então a potencia máxima é 540 Watts em 4 ou 8 Ohms, certo?

O seu modulo isolador é de 440 VA (Volt-Ampéres). Normalmente esses módulos da Microsol, tem fator de potência de 1.0. Então:

Potência Real/Ativa = Potência Aparente x Fator de Potência, ou seja: 1.0 x 440 = 440 Watts

Você acha que vai chegar nos 540 Watts do ampli?

A potencia dele é 700 w em 4 ohm, e eu sempre o utilizo com uma caixa de 800 watts e 4 ohm. Na realidade nunca precisei chegar nem na metade do volume dela. Porém, como não entendo de eletrônica fico com medo de ter problema com o ampli.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Boss2K Seg Nov 11, 2013 8:49 pm

DUDUBASS escreveu:A potencia dele é 700 w em 4 ohm,(...)
Perguntei se era aquele modelo, porque é o manual que está no site da GK. Você leu a página 16?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por DUDUBASS Seg Nov 11, 2013 8:52 pm

^Na realidade eu estava com outro manual aqui aberto e achei que era o mesmo, o meu é o RBII http://www.gallien-krueger.com/manuals/1001RB-II_700RB-II.pdf.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por DUDUBASS Seg Nov 11, 2013 9:03 pm

Boss2K, teoricamente então se eu utilizo o GK com o volume menor que a metade, eu estaria com potencia de menos de 350 watts e precisaria de um estabilizador com uma referencia pouco acima disso? Portanto o meu de 440va estaria dando conta do recado?
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Boss2K Seg Nov 11, 2013 9:06 pm

DUDUBASS escreveu:^Na realidade eu estava com outro manual aqui aberto e achei que era o mesmo,
Mas também não são aqueles valores que você escreveu logo no início ... Shocked 

Bom, nesse caso, o seu atual módulo isolador está comprometido. Melhor comprar outro de maior potencia. A Microsol agora é APC, então o módulo pode ser um G3 de 500 VA (já que não chega na metade do volume) ou 1000 VA ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 11, 2013 9:06 pm

Não é assim.

Volume pela metade não significa potência pela metade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Boss2K Seg Nov 11, 2013 9:14 pm

DUDUBASS escreveu:Boss2K, teoricamente então se eu utilizo o GK com o volume menor que a metade, eu estaria com potencia de menos de 350 watts e precisaria de um estabilizador com uma referencia pouco acima disso? Portanto o meu de 440va estaria dando conta do recado?
 
Melhor trabalhar com folga ...

Especificações
- Potência nominal (VA/W): 500VA/500W
- Tensão nominal de entrada (V~): 115/220
- Faixa de Tansão de entrada: 92V a 144V em 115V e 182V a 270V em 220V
- Tensão nominal de saída (V~): 115
- Variação admissível na saída: ~6%
- Frequencia nominal: 60Hz
- Tensão
- Corrente nominal de entrada: 115V ~4,80A / 220v ~2,5A
- Seleção da Tensão de Entrada: Automático
- Filtro de linha: Sim
- Tipo de Acionamento: Relé
- Amostragem TRU RMS: Sim
- Proteção Eletrônica contra sobrecarga: sim, com desligamento da saída
- Proteção contra sobrecargas e surtos de corrente: Circuit Breaker 5A/250V
- Proteção contra superaquecimento: Sim, com rearme automático (fusível regenerativo)
- Proteção contra subtensão e sobretensão: Varistor
- Proteção contra choques elétricos: Classe II
- Tempo de resposta: ~6 semiciclos (50 ms)
- Rendimento: > 85%
- Corrente de fuga: < 0,25 mA
- Número de Tomadas de saída: 4 tomadas
- Indicador do estado de rede: LEDs
- Gabinete: Plástico anti-chama
- Dimensões AxLxC (mm): 170x147x250
- Peso aproximado: 7,25 Kg

Transformador ou estabilizador? 60653e9b8d20110304014428

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por DUDUBASS Seg Nov 11, 2013 9:20 pm

Boss2K escreveu:
DUDUBASS escreveu:^Na realidade eu estava com outro manual aqui aberto e achei que era o mesmo,
Mas também não são aqueles valores que você escreveu logo no início ... Shocked 

Bom, nesse caso, o seu atual módulo isolador está comprometido. Melhor comprar outro de maior potencia. A Microsol agora é APC, então o módulo pode ser um G3 de 500 VA (já que não chega na metade do volume) ou 1000 VA ...
Valeu Boss, na realidade eu me fiz entender mal pela minha falta de conhecimento total nesse assunto, onde lê-se potência na realidade me referi ao consumo do aparelho facepalm , a potencia dele é 700 w + 50w se usar o sistema biamp. Vou ver esses dois módulos pra trabalhar mais folgado já que quando toco em eventos de pequeno e médio porte não mando o baixo pro PA. Valeu pelos esclarecimentos.


Alex, estou tratando bem o GK e é uma lenhada este ampli. Achei a combinação com a Schroeder espetacular, quem ouve toma um susto.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 11, 2013 9:26 pm

É assustador mesmo.

Respeite a potência desse amp, senão você destrói alguns falantes e alguns tímpanos.

Só lembrando, esse é o 1001RB Mark II.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Thales_Sr Seg Nov 11, 2013 9:39 pm

Boss2K escreveu:
DUDUBASS escreveu:Sim, é este ampli, não é combo.
Então a potencia máxima é 540 Watts em 4 ou 8 Ohms, certo?

O seu modulo isolador é de 440 VA (Volt-Ampéres). Normalmente esses módulos da Microsol, tem fator de potência de 1.0. Então:

Potência Real/Ativa = Potência Aparente x Fator de Potência, ou seja: 1.0 x 440 = 440 Watts

Você acha que vai chegar nos 540 Watts do ampli?
O fator de potência é da carga, não do transformador... Eu chuto um FP do amplificador em 0.8, então na potência máxima, 540/0.8 = 675 VA... Como a potência máxima é usada em picos curtíssimos, a depender da fonte do ampli isso não é sentido. Depende muito do conteúdo que é tocado no amplificador.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Thales_Sr Seg Nov 11, 2013 9:42 pm

Só reforçando o que o Allex falou, botão de volume na metade não significa metade da potência. Se você botar o botão no 10, e não tocar nada, o amplificador vai estar fornecendo 0W para as caixas (isso mesmo, ZERO watts).
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por DUDUBASS Seg Nov 11, 2013 10:24 pm

Valeu Thales, acho que vou pegar um estabilizador de 1000 VA que fico mais tranquilo.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por rafaezio Sex Jan 02, 2015 1:16 pm

No meu caso comprei o Hartke HA2500.
Moro em Goiânia e aqui é 220V.
Vocês me recomendariam inverter o fusível do 110 para o 220 ou comprar um transformador?

A uns meses atrás eu vi em algum local do fórum alguém reclamando que teve problemas com essa parada de inverter, agora to meio cabreiro com isso Shocked Shocked

Thales_Sr escreveu:
Esse daqui, por exemplo...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96823728-estabilizador-e-transformador-sms-300va-bivolt-automatico-_JM.

Um desses me serviria?

rafaezio
rafaezio
Membro

Mensagens : 61
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jan 02, 2015 1:24 pm

RafaelGokudera escreveu:No meu caso comprei o Hartke HA2500.
Moro em Goiânia e aqui é 220V.
Vocês me recomendariam inverter o fusível do 110 para o 220 ou comprar um transformador?

A uns meses atrás eu vi em algum local do fórum alguém reclamando que teve problemas com essa parada de inverter, agora to meio cabreiro com isso  Shocked  Shocked

Thales_Sr escreveu:
Esse daqui, por exemplo...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96823728-estabilizador-e-transformador-sms-300va-bivolt-automatico-_JM.

Um desses me serviria?

O manual do seu aparelho diz:
Make sure the voltage rating is correctly set before powering up the amplifier! Fuse ratings are 10 amp for 115 vac and 6.2 amp for 230 vac.
"Verifique se a voltagem está corretamente definir antes de ligar o amplificador! Fusíveis são 10 ampères para 115 vac e 6,2 ampères para 230 vac."
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Transformador ou estabilizador? Empty Re: Transformador ou estabilizador?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos