Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registrar Musica

+3
joabi
subgrave
sales100
7 participantes

Ir para baixo

Registrar Musica Empty Registrar Musica

Mensagem por sales100 Seg Set 19, 2011 9:08 am

Fala galera,

Tou com uma banda de musica autoral, e por uma questão de segurança queremos registrar nossas musicas, deixar tudo direitin no papel, antes de sair divulgando.

Infelismente não tenho muito tempo durante o dia(trabalho) pra resolver as questões burocraticas, foi aí que encontrei esse site:
http://www.musicasregistradas.com

Uma forma mais pratica e facil de registrar as musicas. Basta fazer o cadastro gratuito, preencher uns formularios e mandar o mp3, sai 10 reais e alguns centavos cada musica. Mas como é bom demais pra ser verdade, estou meio desconfiado, será que esse processo é seguro mesmo?
Teoricamente, me pareceu bem confiavel, aqui está o processo passo a passo: http://www.musicasregistradas.com/external/passoapasso

Queria a opnião dos amigos, principalmente aqueles que ja registraram musicas online.
Abraço!
sales100
sales100
Membro

Mensagens : 108
Localização : Nordeste

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por subgrave Seg Set 19, 2011 9:46 am

Se não estou enganado o registro de autoria somente se dá perante o INPI.

O que o músicasregistradas.com faz é validar sua declaração de que é o autor de sua música, ou seja, você declara que é o autor da música e o site "autentica" essa declaração, veja o que consta no site:

"O que o MusicasRegistradas.com faz, com auxílio da certificação digital fornecida pela ICP-Brasil, é tornar sua declaração de autoria datada e válida perante a justiça. A legislação pertinente sobre a certificação digital é a MP 2.200-2, de 24 de Agosto de 2001, Art. 10º, § 1º."

Não é registro! Está mais para autenticação de documentos, mas dá prá se virar se acontecer algum contratempo se a música estourar e coisa e talz...

Você também pode fazer uma declaração de que uma música é sua e "autentica-la" em qualquer cartório de registros públicos, vai sair bem mais barato do que esse site musicasregistradas.com.

E num cartório de registros públicos também é possível registrar letras de músicas como se fossem um outro documento qualquer, também não sai caro, já fiz isto.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por sales100 Seg Set 19, 2011 10:11 am

Entendo, mas se pelo site vc declara q é o autor da musica, se eles enviam a documentação válida. Então ja seria o suficiente pra provar que a musica é da minha banda, caso de algum problema como plágio e tals...
Estou errado?
sales100
sales100
Membro

Mensagens : 108
Localização : Nordeste

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por subgrave Ter Set 20, 2011 2:35 am

É mais ou menos isso sim.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por joabi Ter Set 20, 2011 3:12 am

sales100 escreveu:Entendo, mas se pelo site vc declara q é o autor da musica, se eles enviam a documentação válida. Então ja seria o suficiente pra provar que a musica é da minha banda, caso de algum problema como plágio e tals...
Estou errado?

Existem várias formas que a galera usa (correios, ISRC, etc), porém o único registro seguro e definitivo é feito pela Fundação Biblioteca Nacional, no RJ. O EDA (Escritório de Direitos Autorais) é o setor responsável pelo registro.

Dá pra fazer tudo via internet e mandar a documentação pelo correio, é relativamente simples. A melhor forma para música no formato canção é registrar letra e música, enviando a partitura.

No site tem instruções>
http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por fegt5000 Qui Nov 10, 2011 10:22 am

joabi escreveu:
sales100 escreveu:Entendo, mas se pelo site vc declara q é o autor da musica, se eles enviam a documentação válida. Então ja seria o suficiente pra provar que a musica é da minha banda, caso de algum problema como plágio e tals...
Estou errado?

Existem várias formas que a galera usa (correios, ISRC, etc), porém o único registro seguro e definitivo é feito pela Fundação Biblioteca Nacional, no RJ. O EDA (Escritório de Direitos Autorais) é o setor responsável pelo registro.

Dá pra fazer tudo via internet e mandar a documentação pelo correio, é relativamente simples. A melhor forma para música no formato canção é registrar letra e música, enviando a partitura.

No site tem instruções>
http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25

abs,

tipo eu quero resgistrar algumas musicas da minha banda tb entaum esse aite aew que vc deu é possivel fazer o registro, e eu fk dspreoculpaduh??
ou naum é apenas mais uma maneira de registrar mais naum é 100% comprovado que se for levado judicialmente eu tenha certerza que vou ganhar a causa com essa prova aew!
pq tenhu mto medo de fazer todos esses registros e no final num valer de nada ja fui no site do INPI e lah é mto confuso tipo eles pedem coisas e colocam um monte de opção e eu num sabia qual colocar é mto termo tecnico !

____________________________
"Tocar nao é simplismente impor melodias com vários instrumentos juntos, mas é saber fazer com que todos parem e ouçam o que a música realmente é, o alimento para a ALMA."
fegt5000
fegt5000
Membro

Mensagens : 180
Localização : São Luis MA

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por Zubrycky Qui Nov 10, 2011 3:18 pm

O INPI só serve para se registrar o NOME da banda ( O que é muito importante também ) e nada mais.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por joabi Qui Nov 10, 2011 4:02 pm

fegt5000 escreveu:
tipo eu quero resgistrar algumas musicas da minha banda tb entaum esse aite aew que vc deu é possivel fazer o registro, e eu fk dspreoculpaduh??
ou naum é apenas mais uma maneira de registrar mais naum é 100% comprovado que se for levado judicialmente eu tenha certerza que vou ganhar a causa com essa prova aew!
pq tenhu mto medo de fazer todos esses registros e no final num valer de nada ja fui no site do INPI e lah é mto confuso tipo eles pedem coisas e colocam um monte de opção e eu num sabia qual colocar é mto termo tecnico !

Exatamente fegt5000, o site que eu indiquei é o lugar apropriado para o registro de músicas. Tem valor em caso de disputa judicial, mas existem muitas coisas envolvidas nesse processo. Boa sorte com o seu registro. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por fegt5000 Sex Nov 11, 2011 10:31 am

joabi escreveu:
fegt5000 escreveu:
tipo eu quero resgistrar algumas musicas da minha banda tb entaum esse aite aew que vc deu é possivel fazer o registro, e eu fk dspreoculpaduh??
ou naum é apenas mais uma maneira de registrar mais naum é 100% comprovado que se for levado judicialmente eu tenha certerza que vou ganhar a causa com essa prova aew!
pq tenhu mto medo de fazer todos esses registros e no final num valer de nada ja fui no site do INPI e lah é mto confuso tipo eles pedem coisas e colocam um monte de opção e eu num sabia qual colocar é mto termo tecnico !

Exatamente fegt5000, o site que eu indiquei é o lugar apropriado para o registro de músicas. Tem valor em caso de disputa judicial, mas existem muitas coisas envolvidas nesse processo. Boa sorte com o seu registro. up

valeu acho que vou resgistrar logo umas 10 nossas que ja temos heuheueh!
vou ver quanto é e como é mandei um email pra eles ontem!!
com o nome da empresa eletrobras eletronorte que é a que eu trabalho!

____________________________
"Tocar nao é simplismente impor melodias com vários instrumentos juntos, mas é saber fazer com que todos parem e ouçam o que a música realmente é, o alimento para a ALMA."
fegt5000
fegt5000
Membro

Mensagens : 180
Localização : São Luis MA

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por sales100 Qui Dez 08, 2011 3:58 pm

O único problema ao meu ver é pq tem q enviar a partitura, quando vai registrar pela bn(biblioteca nacional) q é a forma mais segura, confesso q partitura não é o meu forte.
Mas estou usando uns programinhas aqui de edição de partitura que estão facilitando muito minha vida, acho q da pra desenrolar legal.
A minha duvida é se tem que enviar a partitura perfeita com todas as partes e passagens, ou se basta enviar a melodia basica.

Por ex, vamos supor uma musica que tenha um refrão que segue determinada linha melodica. Quando é no final da musica esse mesmo refrão é repetido só que com algumas variações, alguns enfeites, pra apimentar a coisa. Na partitura eu tenho q botar todas essas mudanças, ou boto só o refrão normal uma vez mesmo, ja q a linha melodica é a mesma?

Ou basta escrever os as partes da musica uma unica vez e pronto, tipo passo o a introdução, verso, refrão da musica pra partitura e pronto, não importando as passagens repetições e etc?

Outra coisa, vi que é possivel registrar a letra da musica, juntamente com a cifra, em cartorio. Esse procedimento tb é seguro?
sales100
sales100
Membro

Mensagens : 108
Localização : Nordeste

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por Masteles Qui Dez 08, 2011 5:08 pm

Confesso que nunca registrei nada que compusera até hoje! E É COISA PRA CARAMBA!

oO

Acho que está na hora, a dúvida é:

Qual o valor à desembolsar para cada música registrada!?

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por galegonobaixo Qui Dez 08, 2011 5:45 pm

Caro e barato são pontos de vista,mas é uns 20 dilmas...

Toda cidade tem que ter um representante da bibolteca nacional, aqui em brasília é a biblioteca demosntrativa de brasília na W3.
Vai lá que eles te explicam tudo...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por fegt5000 Sex Dez 09, 2011 8:42 am

olha em questão da letra você vai registrar como poema!!
e a musica a melodia em si você vai registrar com a partitura agora é so achar onde é que cada uma é registrada, sei que no cartorio tambem é possivel fazer registro de letras, no caso como poesia, na BBN(Bibioteca Nacional- inventei agora essa sigla so pra ficar legal) você registra a partitura que no caso vai ser a melodia da sua musica, tente entrar em contanto com as mesmas, ja mandei um e-mail pro INPI aqui pelo serviço e eles me responderam na hora!
perguntei sobre a patetiação do nome de produtos no caso banda e eles me mandaram um formulario e um monte de texto muito dificil de entender estou esperando o advogado la da igreja voltar de ferias pra mim mostrar pra e ele me explicar melhor isso! aqui vão s sites dos mesmos!!
INPI -registra nome da banda!
Biblioteca Nacional- registra a melodia da musica e eu acho que a letra como poesia!
abração espero ter esclarecido alguma duvida!

____________________________
"Tocar nao é simplismente impor melodias com vários instrumentos juntos, mas é saber fazer com que todos parem e ouçam o que a música realmente é, o alimento para a ALMA."
fegt5000
fegt5000
Membro

Mensagens : 180
Localização : São Luis MA

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por Masteles Sex Dez 09, 2011 11:30 am

galegonobaixo escreveu:Caro e barato são pontos de vista,mas é uns 20 dilmas...

Toda cidade tem que ter um representante da bibolteca nacional, aqui em brasília é a biblioteca demosntrativa de brasília na W3.
Vai lá que eles te explicam tudo...

Então é barato!

Imaginei algo de tamanha importância como sendo muito mais caro!

Smile

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por fegt5000 Seg Dez 12, 2011 8:45 am

Masteles escreveu:
galegonobaixo escreveu:Caro e barato são pontos de vista,mas é uns 20 dilmas...

Toda cidade tem que ter um representante da bibolteca nacional, aqui em brasília é a biblioteca demosntrativa de brasília na W3.
Vai lá que eles te explicam tudo...

Então é barato!

Imaginei algo de tamanha importância como sendo muito mais caro!

Smile
ja pensou ter que registrar 20 musicas com esse preço ia sair carinho!!
Smile Angel Chuta

____________________________
"Tocar nao é simplismente impor melodias com vários instrumentos juntos, mas é saber fazer com que todos parem e ouçam o que a música realmente é, o alimento para a ALMA."
fegt5000
fegt5000
Membro

Mensagens : 180
Localização : São Luis MA

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por joabi Seg Dez 12, 2011 3:09 pm


O preço é cobrado por 'Pasta'. Cada autor deve enviar suas músicas numa mesma pasta, assim, 10 músicas, se estiverem na mesma pasta (ou seja, forem do mesmo autor) custará os mesmos R$ 20 de uma pessoa que só tenha registrado 1 música.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Registrar Musica Empty Re: Registrar Musica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos