Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imbuia

+4
allexcosta
Lapetina
GusVCD
Thiago_Groove
8 participantes

Ir para baixo

Imbuia Empty Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qua Set 14, 2011 1:53 pm

Galera, hoje eu comecei a saga de mudar o top do meu bass... a grande duvida, qual madeira. Estava entre a Spalted Maple e Imbuia, e percebi que pra inicio Imbuia seria mais fácil.
Na procura de um pedaço de Imbuia pra fazer o top, encontrei próximo ao meu trabalho uma madeireira que tinha vários pedaços de Imbuia, porem ele não fazia cortes, ou seja teria que ser a peça inteira... Procurando... procurando encontrei uma peça (por incrível que pareça a menor que tinha) de 1,56 x 0,50 x 0,05 m, ou seja um bom pedaço por R$ 100,00...
Então já começam as duvidas.
1° o preço? É isso mesmo?
2° (GAS) Imbuia é uma madeira boa para fazer o Corpo do baixo? Sei que tem belos baixos, porem, com o TOP em Imbuia.

É isso ai, me ajudem, pois me deu uma vontade danada de fazer outro bass, lembrando que já estou com o projeto de um JB Fretless com o TOP em Spalted Maple
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por GusVCD Qua Set 14, 2011 3:59 pm

Acho q existem sim alguns baixos de luthier com corpo em Imbuia, mas creio q existem outras madeiras ais indicadas e provavelmente mais barataas, ainda mais q pelo q entendi vc só que colocar uma folha de Top, não?

Espere um pouco, q em outros tópicos alguns usuários indicaram uns luthiers para os autores q teriam esse tipo de madeira por preços mais justos.

Boa sorte na empreitada! Já arranjou um bom luthier fazer o serviço?

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qua Set 14, 2011 4:13 pm

O luthier para o TOP é o Pablo, das SJ guitars, ele é bem careiro, ms o serviço é de 1°, agora queria saber sobre a questao que vai sobrar imbuia ao rumo do vento.... por isso queria aproveitar o restante para entrar na "vida de Luthier"... pois pelas medidas da pra fazer um ou ate 2 corpos de baixo.

obrigado GusVCD

____________________________
"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abri-lo." Frank Zappa
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Lapetina Qua Set 14, 2011 4:39 pm

^não seria melhor aproveitar e ja perguntar para o seu luthier o que ele acha de corpos de imbuia?

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por allexcosta Qua Set 14, 2011 4:39 pm

Por que mudar o top do baixo?

Primeiro você queria mudar o top depois quer fazer um corpo?

Imbuia é uma boa madeira, com propriedades similares ao Walnut, sobre o qual provavelmente você irá encontrar mais literatura.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por cicero moura Qua Set 14, 2011 7:16 pm

Thiago_Groove escreveu:O luthier para o TOP é o Pablo, das SJ guitars, ele é bem careiro, ms o serviço é de 1°, agora queria saber sobre a questao que vai sobrar imbuia ao rumo do vento.... por isso queria aproveitar o restante para entrar na "vida de Luthier"... pois pelas medidas da pra fazer um ou ate 2 corpos de baixo.

obrigado GusVCD
ou thiago blz?
cara to ti mandei uma mp..
to xegando em goiania
sabado
queria alguns contatos.

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qui Set 15, 2011 9:56 am

cicero moura escreveu:
Thiago_Groove escreveu:O luthier para o TOP é o Pablo, das SJ guitars, ele é bem careiro, ms o serviço é de 1°, agora queria saber sobre a questao que vai sobrar imbuia ao rumo do vento.... por isso queria aproveitar o restante para entrar na "vida de Luthier"... pois pelas medidas da pra fazer um ou ate 2 corpos de baixo.

obrigado GusVCD
ou thiago blz?
cara to ti mandei uma mp..
to xegando em goiania
sabado
queria alguns contatos.

Chegou ainda nao a MP.. mas vou te mandar meus telefones e agente conversa.. eu te levo no pablo e Talvez no Pedro, luthier dos Instrumentos "Bosco" atual guitarrista da banda Mr Gyn.. banda famosinha aqui de goiania.
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qui Set 15, 2011 10:05 am

allexcosta escreveu:Por que mudar o top do baixo?

Primeiro você queria mudar o top depois quer fazer um corpo?

Imbuia é uma boa madeira, com propriedades similares ao Walnut, sobre o qual provavelmente você irá encontrar mais literatura.

imaginei que viria essa pergunta, hoje vou tirar uma foto do meu baixo que acredito que venham a entender, alterei o tipo de captador do baixo, era um jb e um pb, original, logo troquei meus cap por um par de jb Bass Lines da Seymour Duncan, logo ficou um captador sobrando na epoca, que esta até hoje no baixo, como estou tocando em varios eventos atualmente, estou querendo mudar um pouco a cara dele entao pesquisei sobre a imbuia, entao achei imbuia porem nas medidas 1,56m de altura x 0,56m de largura x 5 cm de espessura, entao acredito q sobrara muita madeira, dai o interesse em fazer um corpo (alem do top) para um futuro baixo...
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por cicero moura Qui Set 15, 2011 11:11 am

Thiago_Groove escreveu:
cicero moura escreveu:
Thiago_Groove escreveu:O luthier para o TOP é o Pablo, das SJ guitars, ele é bem careiro, ms o serviço é de 1°, agora queria saber sobre a questao que vai sobrar imbuia ao rumo do vento.... por isso queria aproveitar o restante para entrar na "vida de Luthier"... pois pelas medidas da pra fazer um ou ate 2 corpos de baixo.

obrigado GusVCD
ou thiago blz?
cara to ti mandei uma mp..
to xegando em goiania
sabado
queria alguns contatos.

Chegou ainda nao a MP.. mas vou te mandar meus telefones e agente conversa.. eu te levo no pablo e Talvez no Pedro, luthier dos Instrumentos "Bosco" atual guitarrista da banda Mr Gyn.. banda famosinha aqui de goiania.
esse cara é gente fina

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qui Set 15, 2011 3:18 pm

cicero moura escreveu:
Thiago_Groove escreveu:
cicero moura escreveu:
Thiago_Groove escreveu:O luthier para o TOP é o Pablo, das SJ guitars, ele é bem careiro, ms o serviço é de 1°, agora queria saber sobre a questao que vai sobrar imbuia ao rumo do vento.... por isso queria aproveitar o restante para entrar na "vida de Luthier"... pois pelas medidas da pra fazer um ou ate 2 corpos de baixo.

obrigado GusVCD
ou thiago blz?
cara to ti mandei uma mp..
to xegando em goiania
sabado
queria alguns contatos.

Chegou ainda nao a MP.. mas vou te mandar meus telefones e agente conversa.. eu te levo no pablo e Talvez no Pedro, luthier dos Instrumentos "Bosco" atual guitarrista da banda Mr Gyn.. banda famosinha aqui de goiania.
esse cara é gente fina

Opaa.. que isso.. obrigado.. to te aguardando aqui pra passar na galera, madereiras e etc
forte abraço
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por cicero moura Qui Set 15, 2011 4:34 pm

infelizmente só posso sair da cidade q estou sexta 10 da noite rsrsrs
interior é assim mesmo.. mas sabado eu bato o fone e agente troca umas ideias
conheço seus baixos vc conhece os meus..


Última edição por cicero moura em Qui Set 15, 2011 5:11 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qui Set 15, 2011 4:43 pm

cicero moura escreveu:infelizmente só posso sair da cidade q estou sexta 10 da noite rsrsrs
interior é assim mesmo.. mas sabado eu bato o fone e agente troca umas ideias conheço sei baixo vc conhece os meus..

Beleza entao.. estou te aguardando!!
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por cicero moura Qui Set 15, 2011 5:13 pm

Thiago_Groove escreveu:
cicero moura escreveu:infelizmente só posso sair da cidade q estou sexta 10 da noite rsrsrs
interior é assim mesmo.. mas sabado eu bato o fone e agente troca umas ideias conheço sei baixo vc conhece os meus..

Beleza entao.. estou te aguardando!!
fmz.

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por bwbass Qui Set 15, 2011 6:16 pm

Oi, se me permite, digo que construi três corpos em imbuia maciça, de formato Jazz, dois deles com madeira extremamente figurada e desenhada, quase um "bird`s eys" e spalted de imbuia, -NÃO foi bom o resultado, sem ataque e agudos sem vida, mas um terceiro, fiz com imbuia "comum, marrom com poucos riscos/veios destacados, com o corte "em pé"- quarter saw- dos veios, este ficou legal, com timbre leve e bastante ataque, lembrava o Maple com certeza, além de ter peso/massa leve e confortável, acredito que como tampo, a imbuia tem seu maior e melhor emprego....
bwbass
bwbass
Membro

Mensagens : 21
Localização : sao paulo sp

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qui Set 15, 2011 8:53 pm

bwbass escreveu:Oi, se me permite, digo que construi três corpos em imbuia maciça, de formato Jazz, dois deles com madeira extremamente figurada e desenhada, quase um "bird`s eys" e spalted de imbuia, -NÃO foi bom o resultado, sem ataque e agudos sem vida, mas um terceiro, fiz com imbuia "comum, marrom com poucos riscos/veios destacados, com o corte "em pé"- quarter saw- dos veios, este ficou legal, com timbre leve e bastante ataque, lembrava o Maple com certeza, além de ter peso/massa leve e confortável, acredito que como tampo, a imbuia tem seu maior e melhor emprego....

Entao, peguei hoje a peça de Imbuia, fiz alguns cortes nela e passei uma mao de lixa ate ficar mais visivel a madeira, percebi que ela nao é a imbuia bem detalhada, como aquelas que usamos no top dos instrumentos, essa imbuia é mais clara um pouco e mais seca... gostei da madeira e da coloraçao... amanha vou tirar fotos dela e posto aqui no forum para observar melhor.. eu espero que de um bom resultado, visto que eu comprei um bloco de 1,55 m, resumindo, da pra fazer uns 2 corpos para teste, e assim vai indo pq meu intuito principal é aprender a trabalhar com madeira, pra dar meus primeiros passos como luthier.. futuramente quem sabe eu possa fazer alguns bons instrumentos.. claro que com bastante pratica e dedicaçao... hoje encontrei uma oficina perto de casa de construçao de moveis.. o dono dela é bem simples, e foi muito prestativo, oferecendo o espaço dele e o maquinario nas noites e nos fim de semana para eu aprender.. agora sim eu acho q o projeto vai ser firme!!
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por cicero moura Qui Set 15, 2011 8:56 pm

^vai nessa cara ..

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por bwbass Qui Set 15, 2011 9:55 pm

Legal, na verdade o preço pago por sua prancha de imbuia não foi caro, e será perfeita para os fins que você deseja....
bwbass
bwbass
Membro

Mensagens : 21
Localização : sao paulo sp

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por enderbass Qui Set 15, 2011 10:19 pm

o brother moro em goiania tb acho bacana demais esse lance de construção de instrumentos tenho dois baixos feitos por luthier e apesar de ainda nao ter encontrado o "baixo" sei que o caminho é a luteria, nao conheço muito de madeira e sou bastante leigo nessa área de construção mas queria saber se o angico poderia ser usado nesse caso, abraço
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qui Set 15, 2011 10:43 pm

cicero moura escreveu:^vai nessa cara ..

lembrando q voce tem uma parte nas açoes da imbuia ehehehheheheh
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qui Set 15, 2011 10:45 pm

enderbass escreveu:o brother moro em goiania tb acho bacana demais esse lance de construção de instrumentos tenho dois baixos feitos por luthier e apesar de ainda nao ter encontrado o "baixo" sei que o caminho é a luteria, nao conheço muito de madeira e sou bastante leigo nessa área de construção mas queria saber se o angico poderia ser usado nesse caso, abraço

ehehehehhe entao estamos no mesmo barco, nao entendo muito de madeira, to indo no rumo das coisas que pesquisei sobre densidades, pesos, humidade e etc.. vai ser minha primeira vez fazendo um instrumento.. vamos ver no que da!! espero contar com a ajuda de todos... amanha postarei fotos do começo da madeira, os desenhos e etc!!

vamo que vamo!!
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qui Set 15, 2011 10:48 pm

bwbass escreveu:Legal, na verdade o preço pago por sua prancha de imbuia não foi caro, e será perfeita para os fins que você deseja....

entao, por isso que eu vou arriscar, se nao for uma madeira "no ponto" pra fazer, acontece.. aprender errando, e se possivel quem sabe acertar de primeira ehehehehehe
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por bwbass Dom Set 18, 2011 4:27 am

valeu pela citação, sou amador em luthieria, não "sobrevivo" desta arte, mas sempre que converso com um profissional, eles (alguns) não incentivam o"faça você mesmo", ou não abrem o jogo sobre madeiras, sons etc... seria preservação da profissão ? talvez, mas os valores que cobram por seus serviços, pelo menos em são paulo -capital, é o verdadeiro desestimulo á ter um "hand-made", por isso digo : mãos á obra....! quem sabe iniciar um tópico , ou talvez já exista por aqui, um tutorial completo sobre este assunto, construindo "com fé e certeza de vitória" - quase biblicamente falando-se, um baixo decente, razoavelmente bem acabado, e com madeiras simples de se encontrar em cada região do brasil

Caro Enderbass, o angico a que se refere é o angico preto ou pau de angico ? comum aí no cerrado ? se positivo, sim, pode ser usado para escalas e talvez se conseguir uma peça de bom tamanho, o braço inteiro ou tampo....
bwbass
bwbass
Membro

Mensagens : 21
Localização : sao paulo sp

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Seg Set 19, 2011 1:36 pm

Entao, como diz o bwbass, isso mesmo que eu quero, aqui em Goiania, sao poucos luthiers bons, e os bons, cobram caro pela qualidade e exelencia nos instrumentos. entao, por que correr atras, se podemos fazer diferente. com certeza eles nao aprenderam de primeira, entao, vamos devagar que um dia sai!!

____________________________
"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abri-lo." Frank Zappa
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por cicero moura Ter Set 20, 2011 11:03 pm

thiliago jÁ estou em goiania. depis ti ligo
estou no setor fama.

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qua Set 21, 2011 10:18 am

entao ficou bom demais!!! pertinho da minha casa hehehehehe moro no crimeia!! abraços!!

____________________________
"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abri-lo." Frank Zappa
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Qua Out 26, 2011 3:25 pm

galera, vou postar as fotos do antes e depois, pois as fotos do procedimento ficou na maquina que foi roubada na bolsa da namorada, as fotos do antes foi tirada do celular do meu baterista.

Imbuia Scaled.php?server=263&filename=spa0133h
Imbuia Scaled.php?server=51&filename=spa0135Imbuia Scaled.php?server=337&filename=spa0139p

ta faltando a arte final, que eu preciso de tempo, mas o trabalho e as gig's nao estao me dando tempo.. mas isso ai galera gostei do resultado "quase" final!

____________________________
"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abri-lo." Frank Zappa
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por galegonobaixo Sex Dez 02, 2011 5:45 pm

Nossa, genial , queria que aqui em brasília tivesse como comprar um pedaços de embuia fácil assim...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Thiago_Groove Sáb Dez 03, 2011 8:08 pm

Pois eh cara, goiania é pertinho qualquer dia eu to chegando em brasilia, pra falar a verdade eu moro em goiania mais sou de brasilia, ai agente combina direitinho!

____________________________
"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abri-lo." Frank Zappa
Thiago_Groove
Thiago_Groove
Membro

Mensagens : 178
Localização : goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por galegonobaixo Dom Dez 04, 2011 3:52 am

^Pô, será que vc podia me vender um pedaço? se pá, pelos correios mesmo? POsso te mandar uma MP? abraços
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Imbuia Empty Re: Imbuia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos