Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

5 participantes

Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Dom Ago 14, 2011 7:51 am

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08270w

Olá, pessoal. Há algumas semanas eu comprei esse baixo e gostaria de apresentá-lo a vocês. Trata-se de um Tune Bass Zii 6 strings. Esse é feito pela primera fábrica da Tune, no Japão, e não se trata de nenhum dos atuais Tune encontrados no mercado, seja o Koreano (http://tuneguitars.com/main.php), ou mesmo o atual Japonês (http://www.cc.rim.or.jp/~tune/tune/framepage,tune.html).

As primeiras impressões são sobre a construção.

É um baixo muito bem feito, com uma ergonomia fantástica e peso excelente. Não tenho uma balança, mas arrisco a dizer que não pesa mais de 4 quilos. Eis uma visão geral:

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08231u.th

Pelo pouquíssimo que conheço sobre madeiras, acredito que o corpo é feito em mogno, com o top e o back em madeira diferente (não saberia qual é) e o braço em 4 cortes diferentes de maple (acredito eu). Em detalhe na foto:

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08217l.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08206h.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08209q.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08216y.th

a mão (desculpem, mas aprendi com esses nomes, na década de 90, e não sei o nome em inglês), como se pode ver na primeira foto, também tem um top diferente daquela do braço, mas acredito não ser a mesma madeira do corpo. (Quem conhecer de madeira, agradeceria uma luz).

O braço é inteiriço, como se vê, mas o final da escala é um pouco desconfortável. Eu, com mãos "pequenas", não fico muito bem lá no mais agudo. Aqui ajudaria aquela tecnologia espacial que o Jacimário utiliza nos seus baixos... Wink. Ademais, a mão tem uma inclinação boa em relação ao braço (não sei especificar quantos graus) e a escala é feita em "madeira escura" de boa qualidade Very Happy.

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08200z.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08223s.th

Não consigo saber a marca das ferragens, porque a ponte não tem nome e as tarrachas têm a marca da Tune impressos. Porém, são de ótima qualidade. Seguram bem a afinação e mesmo para este instrumento que deve ter, pelo menos, uns 15 anos, não mostram sinais acentuados de desgate. Os trastes são jumbo e de ótima qualidade (não saberia dizer o material). Não consegui fazer fotos com muito detalhe deles, mas afirmo que não encontrei nenhuma mossa, em nenhum deles. Além disso, apesar do baixo precisar de uma regulagem bem feita, não encontrei trastejamento até agora em nenhuma região do braço (comigo tocando, é claro). O capotrasto (pois é, aprendi esses nomes velhos mesmo...) é em metal.

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08203n.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08208c.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08215d.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08199j.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08198c.th


Sobre a parte elétrica, também é muito satisfatória. Utiliza um circuito de 18 volts. O som é limpíssimo, com um médio bonito pacas e um grave bastante presente. O agudo também vai do "quase zero" ao "gritante estridente". Confesso que gostaria de um pouco mais de ganho, mas acho que seria um problema específico DESTE baixo, pois pelas fotos podemos ver que o circuito foi nitidamente mexido e também porque já tive um outro Tune que tinha um ganho maior. Contudo, o som lembra muito o bartollini em algumas timbragens, mas tanto os captadores quanto o circuito são de fabricação da própria Tune.

O CIRCUITO FOI TROCADO POR UM U-RETRO 5 KNOBS DELUXE.

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08243a.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08244.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08246z.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08245q.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08224o.thReview Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08204v.th

Os potenciômetros deslizam muito suavemente. No sentido horário, de cima para baixo, temos um volume geral, um seletor de captadores, um grave, um médio e um agudo (acredito eu que seja isso, experimentando pelo ouvido).

bem, galera. É isso. Como ainda está com as cordas que vieram com ele, não postarei amostra de som agora. Comprei um jogo de cordas Rotosound, mas ainda não chegaram. Assim que eu colocar as cordas novas e fizer os ajustes necessários na ação das mesmas, posto um vídeo para que se possa sentir o som. Acredito que até o próximo fim de semana consigo fazê-lo.

Estou com cordas Rotosound Jazz666 (acho que é isso).

O que posso dizer é que se trata de um instrumento muito honesto e uma ótima opção. A construção é MUITO agradável, apesar de não utilizar essas tecnologias mais novas (pois trata-se de uma série de baixos feitos, certamente, na década de 80), e é geralmente dispensado por não ser uma marca tão famosa. O Allex utilizou essa marca um bom tempo na Bahia, antes de ir para os EUA, depois eu também toquei muito por lá e o Luciano Calazans - também baiano - tocou muito tempo com um baixo exatamente igual a esse. Nunca nenhum técnico de palco ou trio me lançou nenhuma reclamação sobre o som que chegava...

Comprei-o no Ebay americano e, pagando imposto e frete e tudo, saiu para mim por US$ 1.770,00, cerca de R$ 2.800,00 (atentar para o detalhe que eu moro na Itália, e o imposto de importação aqui é muuuuuuuuito menor). No geral não é muito conhecido e vejo sempre os vendedores demorando com instrumentos como esse. No entanto, é uma escolha excelente. Em 1997 peguei o Japa 5 cordas do Allex e o vendi em 2000 "para nada". Só pelo fato de que eu tinha parado de tocar profissionalmente e achava que seria melhor ter o dinheiro (que acabei gastando com qualquer porcaria que nem lembro). Não é o mesmo que se encontra hoje no mercado de novos, como eu disse, mas eu não saberia indicar diferenças em relação aos novos koreanos ou japoneses do mercado. Talvez fosse interessante os proprietários desses outros modelos fazerem também um review, para que tivéssemos ideia de convergências/diferenças entre eles. O que posso dizer é que o detalhes de arredondamento e tal são muito legais, e mostram um grande cuidado na construção:

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Dsc08205j.th


Eu gostaria muito de ouvir a opinião de vocês sobre a construção (enquanto não tem som), principalmente dos luthiers de plantão do fórum. Para mim, é uma aquisição que não vendo mais (nem depois de comprar um Jacimário... rs rs rs.). esse negócio de GAS é flórida... rsrsrsrs

SOM

Pessoal, dá uma escutada no som. Foi algo que gravei direto no computador, com um MAudio. Não lembro como coloquei as posições e tal, mas é somente uma das inúmeras possibilidades desse circuito fantástico que é o U-Retro Deluxe.

http://www.4shared.com/mp3/eSeNuftf/Sound_Tune_Zii-6.html?

abraço a todos.



Última edição por lsardeiro em Sex Jan 06, 2012 6:46 pm, editado 2 vez(es)

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Dom Ago 14, 2011 8:20 pm

ATUALIZANDO:

Sobre as madeiras:
"4 pc Maple neck thru design, Mahogany body core, Walnut top and back, nice inlay layer around body and back".

Lembrei que havia uma descrição no anúncio quando comprei...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por allexcosta Dom Ago 14, 2011 8:33 pm

As cordas das extremidades foram enroladas ao contrário.

O hardware é GOTOH. Esses baixos são muito bons.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por Cantão Dom Ago 14, 2011 10:47 pm

Excelente review brother...parabéns pela aquisição... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Seg Ago 15, 2011 5:52 am

allexcosta escreveu:As cordas das extremidades foram enroladas ao contrário.

cara, não seria assim mesmo não? O "nosso" Tune Very Happy enrolava a si ao contrário, não? Pelo que lembro, era sim.

^zoorra, Alexandre. Eu não lembrava que você era tão gostosa...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por allexcosta Seg Ago 15, 2011 9:26 am

lsardeiro escreveu:
allexcosta escreveu:As cordas das extremidades foram enroladas ao contrário.

cara, não seria assim mesmo não? O "nosso" Tune Very Happy enrolava a si ao contrário, não? Pelo que lembro, era sim.

Mas era tudo ao contrário. Tem alguma coisa errada nisso aí...

Dá pra inverter a G, a D e a E e tirar uma foto?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Ter Ago 16, 2011 6:29 am

allexcosta escreveu:
Dá pra inverter a G, a D e a E e tirar uma foto?

claro. Mas vai demorar um pouco. Estou esperando chegarem as cordas novas. Quando trocar, coloco como você disse. Valeu.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por JAZZigo Ter Ago 16, 2011 8:07 am

allexcosta escreveu:Dá pra inverter a G, a D e a E e tirar uma foto?
A sugestão do Allex é lógica:

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! B17ko2wbgkkgrhqmoki8eii

De qualquer forma, acredito que as tarraxas tenham ação contrária à padrão, para que funcionem da forma convencional, soltando as cordas no sentido horário e esticando no anti-horário. Wink

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por allexcosta Ter Ago 16, 2011 8:33 am

Eu estava procurando uma fotos dessas, Jazzigo.

Na verdade as tarraxas dos TUNE Japa afinam ao contrário mesmo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por JAZZigo Ter Ago 16, 2011 9:01 am

allexcosta escreveu:Na verdade as tarraxas dos TUNE Japa afinam ao contrário mesmo.
Interessante! Nunca tinha visto um baixo assim antes. Pessoalmente, se eu fosse o fabricante, teria invertido a posição (esq./dir.) das tarraxas no headstock, para que funcionassem da forma convencional! Wink

De qualquer forma, nosso colega Isardeiro está de parabéns... belo instrumento! up

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Ter Ago 16, 2011 11:11 am

valeu, jazzigo. Eu tinha tirado a foto, mas já não precisa mais... rs rs. Eu estou louco ou a ação modificou pelo simples fato de mudar a forma de enrolar as cordas? Surgiram uns poucos trastejos, mas acho que as cordas ficaram mais "flácidas". Estou louco?

^só uma correção. É "Lsardeiro". L, de Leandro... rs rs. abraço.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por allexcosta Ter Ago 16, 2011 11:16 am

lsardeiro escreveu:Eu estou louco ou a ação modificou pelo simples fato de mudar a forma de enrolar as cordas? Surgiram uns poucos trastejos, mas acho que as cordas ficaram mais "flácidas". Estou louco?

A ação sempre muda, até com marca e modelo de corda idêntica, quanto mais diferentes... O baixo precisa ser regulado a cada troca de cordas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Ter Ago 16, 2011 12:28 pm

allexcosta escreveu:
A ação sempre muda, até com marca e modelo de corda idêntica, quanto mais diferentes... O baixo precisa ser regulado a cada troca de cordas.

cara, mas é isso. Não troquei as cordas. Só troquei o modo de enrolar. São as mesminhas...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por allexcosta Ter Ago 16, 2011 12:52 pm

lsardeiro escreveu:cara, mas é isso. Não troquei as cordas. Só troquei o modo de enrolar. São as mesminhas...

Ah tá...

Madeira não é uma coisa muito previsível. Perdeu/ganhou tensão ela já volta um pouco diferente. Isso acontece, não é um problema em si. Ademais, o baixo viajou o Atlântico.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Ter Ago 16, 2011 4:43 pm

allexcosta escreveu:
Dá pra inverter a G, a D e a E e tirar uma foto?

Feito. Alterei a primeira foto.


JAZZigo, esse baixo é seu? Se for, poderia sinalizar possíveis diferenças, com possíveis fotos?

valeu, abraço.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por JAZZigo Ter Ago 16, 2011 5:26 pm

^
Infelizmente não! Rolling Eyes

Peguei a foto de um à venda no eBay britânico! Tem mais fotos lá - vide: http://www.ebay.co.uk/itm/Tune-Zii-6-string-bass-MIJ-Custom-shop-RARE-/300568807823

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Ter Ago 16, 2011 5:32 pm

JAZZigo escreveu:^
Infelizmente não! Rolling Eyes

Peguei a foto de um à venda no eBay britânico! Tem mais fotos lá - vide: http://www.ebay.co.uk/itm/Tune-Zii-6-string-bass-MIJ-Custom-shop-RARE-/300568807823

cara, por isso que eu estava achando parecido. Esse é o meu baixo. Não está mais a venda... rs rs rs. O preço está diferente porque no review eu inclui no preço o valor do frete e do imposto que paguei quando recebi... Mas por que será que o cara mudou as cordas de posição para enviar? Vou verificar os captadores... rs rs.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por lsardeiro Qua Jan 04, 2012 10:49 am

Ontem, após passar um bom tempo tocando exclusivamente com o Lakland que comprei, percebi que o Tune tem um leve neck dive. Como eu geralmente tocava com ele sentado, nunca tinha percebido. Mas o som dele e o conforto (sem pensar no neck dive) são realmente muito bons. É uma ótima compra.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por Danielrsr Qui Out 03, 2013 11:47 am

cara show de bola seu baixo, onde vc comprou?

desculpe perguntar quanto custou?

Danielrsr
Membro

Mensagens : 1
Localização : Mogi das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!! Empty Re: Review Tune Bass Zii 6 strings (Japan) - AGORA COM SOM!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos