Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

2 participantes

Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por FDL Qui Ago 11, 2011 5:48 pm

Olá galera do grave,

To com uma dúvida que tá me deixando "encafifado": é possível (através de uma chave) fazer a ligação do Jazz Bass em 3 posições; série, paralelo e ESTÉREO, saindo num Jack também estéreo?
Minha idéia era jogar o sinal em série/paralelo pro contato mono do jack e quando ligar uma das posições da chave, a mesma separar o sinal dos caps. e jogar um sinal no contato mono e outro no estéreo. Assim eu poderia usar ele normalmente com um cabo mono e quando quisesse som estéreo utilizaria um cabo Y!

Tive essa "idéia mirabolante" depois que eu li que os Rick tinham saída estéreo, jogando o sinal do cap. do braço pra um amp e o sinal do cap. da ponte pra outro. Como não entendo muito de eletrônica (até aprendi alguma coisa de elétrica nas aulas da Faculdade, mas nada de eletrônica), queria saber com os profissionais se minha idéia (se eu consegui expressar corretamente) é tão maluca assim ou é, ao menos, factível. Rolling Eyes



[]'s
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 11, 2011 5:50 pm

Dá pra fazer sim. Se importa em ficar sem controle de volume dos captadores? Aí fica facinho facinho.

Edit: Não dá pra usar em série caso vá usar stereo. Na verdade, ligando em stereo, os captadores estarão eletricamente separados um do outro, então não se aplica o termo "paralelo/série".

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por FDL Qui Ago 11, 2011 6:09 pm

Então, a idéia realmente não seria usar em série qdo ele estivesse no "modo" estéreo (até pq nem teria como, certo?).
O que eu primeiro pensei foi de fazer a ligação tradicional numa das posições da chave, ou seja, a saída de ambos os caps. na conexão MONO do jack, e qdo acionar a outra posição da chave separar ambos os sinais, uma pra conexão MONO e outro para a ESTÉREO.

Mas daí comecei a "viagem" e pensei: e seu eu conseguisse separar em três alternativas: Série/Paralelo/Estéreo??

Thales, como ficaria a ligação dos caps p/ que funcionasse desta forma? A chave usada poderia ser uma do tipo da Les Paul (ela funciona igual à DPDT?)?

Bom, to interessado em aprender um pouco mais sobre isso (engenheiro é engenheiro, não interessa a área.... hehehe) e ficaria muito grato com a ajuda de vocês!

[]'
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 11, 2011 6:23 pm

Thales, como ficaria a ligação dos caps p/ que funcionasse desta forma? A chave usada poderia ser uma do tipo da Les Paul (ela funciona igual à DPDT?)?
No que eu estou pensando aqui, teria que usar uma segunda DPDT para isso. No caso, poderia adaptar outro pot push-pull (considerando que já use um para o série/paralelo).

Você pode pegar o fio correspondente ao positivo do captador do braço e ligar nessa chave DPDT, para ela redirecionar o sinal tanto para o outro pino do jack stereo quanto para o pino normal.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por FDL Sex Ago 12, 2011 12:05 am

Ahhh saquei!

Então eu teria 1º uma chave pra transformar o sinal do cap. do braço em mono/estéreo, e desse sinal mono eu jogo pra outra chave que seleciona entre série/paralelo com o cap. da ponte, correto?

Por acaso não existe alguma chave que faça o papel destas duas chaves?
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por Thales_Sr Sex Ago 12, 2011 12:21 am

Tem que ter as duas separadas, pra poder ter controle independente.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por FDL Ter Ago 16, 2011 6:21 pm

Retomando o tópico, fiz um esquema só pra confirmar minha dúvida e deixar tudo mais claro.
Se eu fiz alguma besteira, por favor, pode modificar à vontade o arquivo (se alguém quiser o DWG é só me pedir via MP que eu envio):

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Captadorjazzstereo.th

Então, pelo que consegui bolar no esquema, qdo aciono a chave DPDT 1 jogo o sinal pro estéreo ou pra chave DPDT 2. Assim, na chave DPDT 2 eu seleciono entre série e paralelo.

Agora, uma coisa que eu tava aqui pensando, quando eu jogar em série E no estéreo, ambos os captadores irão pro estéreo, correto?

Bom, fico no aguardo das opiniões profissionais.

Um abraço,

FDL
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por Thales_Sr Ter Ago 16, 2011 6:27 pm

Retomando o tópico, fiz um esquema só pra confirmar minha dúvida e deixar tudo mais claro.
Se eu fiz alguma besteira, por favor, pode modificar à vontade o arquivo (se alguém quiser o DWG é só me pedir via MP que eu envio):
Aparentemente, tá tudo correto. Gostei do desenho, ficou muito bem feito, parabéns.

Agora, uma coisa que eu tava aqui pensando, quando eu jogar em série E no estéreo, ambos os captadores irão pro estéreo, correto?
Sim, irão para o segundo pino do jack. Se você estiver usando um cabo mono, o baixo vai ficar mudo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por FDL Qua Ago 17, 2011 9:16 am

Valew MESMO pela ajuda Thales!!
Assim que eu colocar essa idéia em prático eu boto um "passo-a-passo" pro pessoal ver como ficou.

Um abraço,

FDL
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível? Empty Re: Jazz Bass -> série + paralelo + ESTÉREO, é possível?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos