Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

+7
GUBASS
Thiago Gidaro
Lucas94
fma
LuCaSbass
webercar
Rodrigo.Bass
11 participantes

Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Rodrigo.Bass Seg Jul 18, 2011 9:04 pm

Como vai Pessoal ? Aonde eu estudei por uns tempos , tem todo mês a 5º Gardenal " um instrumental" .
Aqui um video, muito interresante.

Confira:

Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por webercar Seg Jul 18, 2011 9:44 pm

Esta Técnica é um exercício de violonistas para a mão direita.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por LuCaSbass Seg Jul 18, 2011 9:47 pm

E da-lhe Matt Garrison... Eu cheguei a estudar essa técnica um tempo atrás, mas rolou um "boom" de baixistas que começaram a usar e ficou meio repetitivo... Soa igual com qualquer um.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por fma Ter Jul 19, 2011 9:57 am

Fato, é exercício elementar para violonistas, mas no baixo parece ser bem mais difícil de tocar.
O problema é que acho muito difícil justificar musicalmente tocar dessa forma e também deve ser muito complicado o som aparecer dentro de um contexto de grupo.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por webercar Ter Jul 19, 2011 12:15 pm

fma escreveu:Fato, é exercício elementar para violonistas, mas no baixo parece ser bem mais difícil de tocar.
O problema é que acho muito difícil justificar musicalmente tocar dessa forma e também deve ser muito complicado o som aparecer dentro de um contexto de grupo.

Idem. Acho mais presepada do que utilidade.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Lucas94 Ter Jul 19, 2011 6:00 pm

Acho que é útil utilizar os 4 dedos se for tocar usando acordes e arpejos (assim como se faz no violão), mas tocar igual o cara do vídeo não acho legal não, Fica uma coisa com muita velocidade, mas sem musicalidade, sem emoção. Como o webercar falou mais presepada do que utilidade.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Thiago Gidaro Qua Jul 20, 2011 8:38 am

como fasso para tocar com os 4 dedos da maos direita, ja tentei e nao consigo, só toco com 3 dedos, qual é a tecnica?
Thiago Gidaro
Thiago Gidaro
Membro

Mensagens : 45
Localização : Sumaré - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por GUBASS Qua Jul 20, 2011 8:47 am

Acho que a mina Sleep que esta no fundo do vídeo também não curtiu muito a técnica.
GUBASS
GUBASS
Membro

Mensagens : 119
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por webercar Qua Jul 20, 2011 9:47 pm

Thiago Gidaro escreveu:como fasso para tocar com os 4 dedos da maos direita, ja tentei e nao consigo, só toco com 3 dedos, qual é a tecnica?

Primeiro de tudo qual a finalidade? pizzicato??? Acordes e arpejos???

Outra, 4 dedos contando com o polegar ou o mindinho???

Outra, que baixo vc toca??? 4, 5 ou 6 cordas ???

Seja mais claro. Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Thiago Gidaro Qui Jul 21, 2011 8:09 am

Webercar,

A finalidade é tocar estilo Stive Harris do irom maiden, toco em um condor B-55 5 cordas.
Thiago Gidaro
Thiago Gidaro
Membro

Mensagens : 45
Localização : Sumaré - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por fma Qui Jul 21, 2011 8:25 am

Steve Harris diz que toca com dois dedos... um monte de gente toca as linhas dele com 3, é mais que o suficiente
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Polli Qui Jul 21, 2011 9:25 am

Isto no violão se chama trêmulo,pelo menos quando eu estudava erudito se chamava assim,a finalidade é a repetição contínua de notas,a diferença é que no violão o polegar não entra na repetição e geralmente fica ou com a melodia secundária ou com os baixos dos acordes.

Quem se interessar escute Recuerdos de la Alhambra de Francisco Tárrega,meio batida mas é um bom exemplo da técnica bem aplicada.

Fica bonito dependendo do contexto,no baixo além de ser mais difícil de executar é mais difícil ,como o fma falou,encontrar justificativa musical e não desaparecer no meio do bolo.

A parte que eu acho mais interessante em todas estas técnicas de mão direita trazidas principalmente do violão é a liberdade na execução de arpejos e acordes,pra mim facilita inclusive o uso do polegar flutuante.

Enfim...no baixo acho bacana,mas se usada com bom gosto e no contexto certo.

Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Lucas94 Qui Jul 21, 2011 10:05 am

Concordo com o Polli, se for usado em contexto diferente fica muito interessante. Já vi alguns baixistas que usam essa técnica pra arpejos e acordes e fica muito legal, é igual as outras técnica, é só saber como e quando usar.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por eltonpereira22 Sex Jul 29, 2011 11:16 pm

Para as musicas que as minhas bandas tocam acho meio dificil aplicar essa tecnica. Mas acho bem legal

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por lsardeiro Sáb Jul 30, 2011 5:35 pm

cara, acho técnica - em geral - é presepada... todas elas, indiferentemente. Penso no Victor Wooten, com aquelas coisas rapidíssimas que ele faz com double thumbs... Mas no entanto, o Wooten conseguer dar sonoridade àquela coisa. Fica bonito mesmo, e se encaixa em muitos contextos. Muita gente tenta fazer coisa parecida e não sai nada que preste (apesar da perfeição na execução).

Acredito que nem todo mundo consegue chegar a executar todo tipo de técnica. Tem sempre as particularidades, até físicas mesmo, envolvidas. Se o cara consegue desenvolver bem (e parece que ele consegue), acho muito válido. Basta ele passar esse afã de 1800 notas por segundo e buscar desenvolver as nuances mais melódicas que essa técnica pode lhe oferecer.

Acho que esse clima negativo de crítica que surgiu aqui não ajuda ninguém, nem o cara que gostou e estudou para fazer aquilo, nem a gente, que vê um lance diferente aparecer e tenta pensá-lo somente dentro dos mesmos parâmetros que já conhecemos... Cara, tenta postar um vídeo com isso aplicado em um contexto, e vamos aprender um pouco como poderia soar. Valeu.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Polli Sáb Jul 30, 2011 6:45 pm

lsardeiro escreveu:cara, acho técnica - em geral - é presepada... todas elas, indiferentemente. Penso no Victor Wooten, com aquelas coisas rapidíssimas que ele faz com double thumbs... Mas no entanto, o Wooten conseguer dar sonoridade àquela coisa. Fica bonito mesmo, e se encaixa em muitos contextos. Muita gente tenta fazer coisa parecida e não sai nada que preste (apesar da perfeição na execução).

Acredito que nem todo mundo consegue chegar a executar todo tipo de técnica. Tem sempre as particularidades, até físicas mesmo, envolvidas. Se o cara consegue desenvolver bem (e parece que ele consegue), acho muito válido. Basta ele passar esse afã de 1800 notas por segundo e buscar desenvolver as nuances mais melódicas que essa técnica pode lhe oferecer.

Acho que esse clima negativo de crítica que surgiu aqui não ajuda ninguém, nem o cara que gostou e estudou para fazer aquilo, nem a gente, que vê um lance diferente aparecer e tenta pensá-lo somente dentro dos mesmos parâmetros que já conhecemos... Cara, tenta postar um vídeo com isso aplicado em um contexto, e vamos aprender um pouco como poderia soar. Valeu.

Desculpe mas não entendi seu comentário.

Primeiro você mesmo diz que toda técnica é presepada,depois diz que as críticas feitas neste post foram negativas?

A maioria comentou o post de forma positiva e a maioria concorda que não é fácil executar e encontrar contexto para aplicar eta técnica,como você mesmo comentou.

Abraço







Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por lsardeiro Sáb Jul 30, 2011 7:49 pm

cara, o que quis dizer foi que essa técnica dos 4 dedos não é diferente de uma técnica nova de slap ou de tapping... ou seja, desde que fique legal, buscada nas suas diversas possibilidades em relação à formação de boas intenções, deve ser encorajada. Foi afirmada como presepada mais acima, pelo webercar. Só postei o meu comentário porque acho que ficou meio agressivo chamar assim. Acho que se for pra chamar de presepada, temos que chamar tudo de presepada, qualquer que seja a técnica descrita. Se não foi essa a intenção, agredir, desculpa ai. A minha também não é causar discussões inúteis. É que texto de internet as vezes não nos permite perceber muito bem a intonação utilizada e tal...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Rafael FindanS Sáb Jul 30, 2011 8:06 pm

Não concordo com a idéia do baixo ser um bumbo de cordas, mas também não sou adepto a firulas demais. Vejo muito gente se preocupando com aprimorar técnicas e se esquecem de trabalhar a musicalidade. As vezes, menos é mais.
Não se esqueçam que o baixo é um instrumento para a música e não o contrário.

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por eltonpereira22 Dom Jul 31, 2011 11:58 am

Rafael FindanS escreveu:Não concordo com a idéia do baixo ser um bumbo de cordas, mas também não sou adepto a firulas demais. Vejo muito gente se preocupando com aprimorar técnicas e se esquecem de trabalhar a musicalidade. As vezes, menos é mais.
Não se esqueçam que o baixo é um instrumento para a música e não o contrário.

Eu concordo com voce Rafael. Como nosso instrumento está em plena evolução, muitas técnicas ainda aparecerão por ai. Pode ser que nossos filhos ou netos olhem pra trás e vejam muita coisa que a gente ve hoje como técnicas pré-historicas.. hehe

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por webercar Dom Jul 31, 2011 4:37 pm

lsardeiro escreveu:cara, o que quis dizer foi que essa técnica dos 4 dedos não é diferente de uma técnica nova de slap ou de tapping... ou seja, desde que fique legal, buscada nas suas diversas possibilidades em relação à formação de boas intenções, deve ser encorajada. Foi afirmada como presepada mais acima, pelo webercar. Só postei o meu comentário porque acho que ficou meio agressivo chamar assim. Acho que se for pra chamar de presepada, temos que chamar tudo de presepada, qualquer que seja a técnica descrita. Se não foi essa a intenção, agredir, desculpa ai. A minha também não é causar discussões inúteis. É que texto de internet as vezes não nos permite perceber muito bem a intonação utilizada e tal...

Bom como eu fui citado, tenho direito de resposta.
O q eu comentei acima foi em função do q eu assisti no video, pra mim foi presepada. Esta técnica, como já disse, é um exercício para mão direita no violão. Em nenhum momento disse q toda inovação é presepada. Tudo depende do contexto como já disseram. Se cabe melódicamente e ficou bonito ótimo, se toca trilhões de notas sem sentido, vugo fritura, vugo presepada, fica uma porcaria. Vejo em outros videos nego tocando slap igual a uma masturbação, cara q coisa mais horrível. O problema q tem gente afim de aparecer mais do q a música. Não precisa tocar um trilhão de notas por segundo para monstrar q é fera. Se vc toca uma semibreve num compasso e tá dentro do contexto da música e melodicamente ficou bonito vale mais do que tocar uma porção de semicolcheias no mesmo compasso sem sentido. Até para um baixista ser virtuoso tem q saber colocar as coisas no momento devido, senão vira barulho e não música.

Em resumo, comentei apenas em função do q vi no vídeo.

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos ) Empty Re: Junior Braguinha ( Técnica de 4 dedos )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos