Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comparação entre preamps de estúdio

+5
Daniel
LuCaSbass
allexcosta
AdrianoBSB
joabi
9 participantes

Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por joabi Ter maio 31, 2011 3:59 pm

Desde quando comecei a freqüentar o Fórum, em dezembro do ano passado, uma das idéias que eu estava louco para botar em prática era a de fazer uma comparação entre preamplificadores.

Tenho um estúdio comercial e posso dizer que tenho a felicidade de trabalhar diariamente com alguns dos prés mais requisitados e elogiados, no entanto, nunca tive a oportunidade de fazer um comparativo desses prés usando o baixo. Chegou a hora...

No fim de semana passado consegui gravar algumas coisas para postar aqui. Não é nenhum teste de laboratório, somente uma idéia de como cada preamp soa, usando o mesmo instrumento e configuração de gravação. Apesar disso, tentei ser bem fiel na execução, e fazer tudo numa única sessão, para não perder o foco. Deixei cada pré ajustado previamente e saí tocando um take em cada um deles, tentando manter uma uniformidade na execução. Fiz uma linha simples, mas que passasse por cada corda do baixo.

Os prés usados foram os seguintes:

Neve 1073
Manley VoxBox
API 512c
API 3124+
Avedis MA5
Millennia STT-1 Origin
SSL Alpha VHD

Recomendo o uso de um bom fone de ouvidos ou de boas caixas; numa caixa multimídia comum talvez a diferenças nem sejam tão percebidas, mas, definitivamente, apesar de sutis, elas existem!

O setup usado para gravar foi:

Baixo Fender Marcus Miller 4c - 1993
Cordas Elixir .045
Cabo Reference Audio com conectores Switchcraft
Interface Apogee AD16X
Pro Tools HD em 96kHz/24 bits (convertido para mp3 256 kbps para pôr no SoundCloud)

Todos os áudios estão flat (sem equalização, sem compressão, sem efeitos). Eventuais diferenças de volume são devido à maneira que o preamp gerencia os transientes e/ou o próprio timbre do preamp.

Não tenho a intenção de dizer qual é melhor ou pior, já que são todos top de linha e, para cada aplicação um vai se comportar melhor que outro, além, é claro, do gosto de cada pessoa.
Mas tenho meus prediletos... Smile digam quais são os seus.


<object height="225" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F828008"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="225" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F828008" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object>


abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por AdrianoBSB Ter maio 31, 2011 5:39 pm

Gostei muito do Milenia STT.
Mas qualquer um desses na hora de gravar faz uma grande diferença.


____________________________
www.myspace.com/altharmetal Jesus na veia. Metal na orelha. - CLUBE DOS PEDREIROS # 18 - CLUBE ROCK/HEAVY # 09
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por allexcosta Ter maio 31, 2011 7:39 pm

Caramba, só coisa de primeira...

Não ouvi ainda, mas sou doido pelo som dos NEVE...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por LuCaSbass Ter maio 31, 2011 9:14 pm

Também curti muito o Millennia!
Depois posta umas fotos do seu estúdio ai, deve ser maneiro! Um dos meus sonhos é ter um...

Ab!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por Daniel Ter maio 31, 2011 11:11 pm

Gostei mais do Millennia e do SSL. Os outros achei com o som muito estalado pro meu gosto de timbre (nada que uma regulagem não resolva tb, mas falo pelo som flat). Lógico que a comparação entre coisa TOP é difícil e sempre tende ao gosto pessoal, pq qualidade todos têm de sobra.

Parabéns pelos prés.

____________________________
Comparação entre preamps de estúdio Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por joabi Qua Jun 01, 2011 1:40 am

allexcosta escreveu:Caramba, só coisa de primeira...

Não ouvi ainda, mas sou doido pelo som dos NEVE...

Allex, também sou louco pelo som dos Neve, porém, para essa gravação, com esse baixo e comigo tocando (hehehe), não seria minha primeira opção. Mas é indiscutivelmente um preamp que já entrou para a história do áudio. Não existe nada que passado por esse pré possa ser chamado de ruim, IMO.
Você já conhecia o Avedis? Ele é feito com os mesmos transformadores de entrada e saída dos Neve (Carnhill/St Ives no input e Jensen no output), mas tem uma concepção sonora diferente. Em algumas situações, gravando bumbo, por exemplo, é praticamente impossível distinguir os dois.

LuCaSbass escreveu:Também curti muito o Millennia!
Depois posta umas fotos do seu estúdio ai, deve ser maneiro! Um dos meus sonhos é ter um...

Ab!

Lucas e AdrianoBSB,

O STT-1, junto com o Manley, é o pré mais versátil de todos esses aí. Também gosto muito do som dele. Só para vocês terem uma idéia, ele é um Recording Channel, que contém preamp, EQ, Compressor e De-esser no mesmo produto. Para cada um desses componentes você tem a opção de válvula OU transistor, podendo combinar à vontade entre eles. Para esta gravação utilizei o pré transistorizado, com EQ e compressor desligados. Essa configuração é muito característica desse pré, que é muito utilizado na Europa e EUA para captação de orquestras, devido à fidelidade e excelente resposta aos transientes.



Daniel escreveu:Gostei mais do Millennia e do SSL. Os outros achei com o som muito estalado pro meu gosto de timbre (nada que uma regulagem não resolva tb, mas falo pelo som flat). Lógico que a comparação entre coisa TOP é difícil e sempre tende ao gosto pessoal, pq qualidade todos têm de sobra.

Parabéns pelos prés.

Daniel,

O timbre estalado certamente tem a ver com o Fender Marcus Miller e até com meu jeito de tocar. Outra coisa é que o MP3 também prejudicou um pouco... tentei manter na taxa de 256 kbps, mas nem sei como o SoundCloud manipula isso.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por Cayo Castro Qua Jun 01, 2011 2:43 am

Eu curti mais o primeiro...
API 512c...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por allexcosta Qua Jun 01, 2011 8:40 am

joabi escreveu:Allex, também sou louco pelo som dos Neve, porém, para essa gravação, com esse baixo e comigo tocando (hehehe), não seria minha primeira opção. Mas é indiscutivelmente um preamp que já entrou para a história do áudio. Não existe nada que passado por esse pré possa ser chamado de ruim, IMO.
Você já conhecia o Avedis? Ele é feito com os mesmos transformadores de entrada e saída dos Neve (Carnhill/St Ives no input e Jensen no output), mas tem uma concepção sonora diferente. Em algumas situações, gravando bumbo, por exemplo, é praticamente impossível distinguir os dois.

Pois é, varia bastante em relação ao baixo, ao músico, etc...

Já usei o Millenia e não tive os mesmos resultados que já tive com um Neve 8801.
Só conheço o Avedis de "ouvir falar".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por joabi Qui Jun 02, 2011 12:02 pm

Allex,

O 8801 deve ser du baralho, nunca tive a oportunidade de experimentar. Por curiosidade, qual foi o que mais curtiu desses que gravei?


Seguem algumas fotos dos preamps:

Neve 1073

Comparação entre preamps de estúdio 1073lb

API 512c

Comparação entre preamps de estúdio Ph1512cl

API 3124+

Comparação entre preamps de estúdio Ph13124m

Manley VoxBox

Comparação entre preamps de estúdio Voxboxblack

Avedis MA5

Comparação entre preamps de estúdio Avedisma5lbx

Millennia STT-1 Origin

Comparação entre preamps de estúdio Stt1origin

SSL XLogic Alpha VHD

Comparação entre preamps de estúdio Sslvhd

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por SILVIAO Qui Set 29, 2016 8:28 pm

Joabi voce ainda tem o link para este review no SoundCloud?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por joabi Qui Set 29, 2016 8:51 pm


Sim!

https://soundcloud.com/josebichoff/sets/preamps

Esse review é bem antigo e parece que a conversão do SoundCloud não tá soando muito bem. Espero que te ajude mesmo assim.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por elson.arcos Sex Set 30, 2016 8:26 am

API & NEVE Zen
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por afonsodecampos Sex Set 30, 2016 10:43 am

Essa eu tinha passado batido, valeu por desenterrar Silvio Smile
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por SILVIAO Sex Set 30, 2016 6:16 pm

Show de bola Joabi.
Afonso foi o Bruce que desenterrou em um outro topico listando varios reviews excelentes.Abraço.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação entre preamps de estúdio Empty Re: Comparação entre preamps de estúdio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos