Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É importante ler nas duas claves?

+8
Vinícius Oliva
Claudio
allexcosta
webercar
joabi
fma
Kassio Rafael
Guilherme Lizardo
12 participantes

Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Guilherme Lizardo Qua maio 04, 2011 12:26 am

Boa Madrugada amigos.
Eu estava aqui estudando (um material da Berklee: "Reading Contemporary Bass Rhytms") para melhorar minha leitura e posteriormente minha escrita.
Adquiri este vício lendo o Blog do Claudio ( Captain Basement), que mostra a importância disto para a carreira de músico de estudio ( que hoje, é a que mais me atrai).

Mas eu abri um livro do Bona aqui.. e tava tudo em Clave de Sol e me confundi todo.
Ouvi dizer que em alguns trampos.. os caras te dão a partitura em Clave de Sol.. e voce transpõe pro baixo.

Isto procede mesmo? e é importante ler bem nas duas claves?

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Kassio Rafael Qua maio 04, 2011 12:37 am

Meu professor de percepção, me falou sobre isso esses dias...e o meu de contrabaixo e harmonia tambem. Segundo o meu professor de percepção...se vc quer ser um musico completo tem que ter esse dominio sim, seja ppopular ou erudito, pra não se ver acuado em nenhuma situação. Especificamente no contrabaixo, algumas linhas exigem regiões agudas q resultariam em muitas linhas suplementares na clave de fá... e ate pra conforto da leitura é escrita na de sol. Resumindo, é sim muito valido estudar as duas claves, claro na minha humilde opinião
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por fma Qua maio 04, 2011 12:44 am

Esse livro é muito bom.
Acho que você deve aprender a ler nas duas claves sim... não é difícil e muito do material que você pode querer estudar pode estar na clave de sol.
Hoje mesmo num ensaio o violonista escreveu uma introdução para uma música e me entregou a parte dele (em sol) para aprender a dobra.
Teve uma época que estudei algumas melodias de choro... já teve época que estudei coisas pra violino de Bach, tudo em sol.
Eu as vezes me confundo entre as duas, mas pra levar tranquilo. Pega uns 3 choros do Pixinguinha pra ler que sua leitura em clave de sol ta garantida.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Guilherme Lizardo Qua maio 04, 2011 12:48 am

talvez seja até um pouco de preguiça minha essa pergunta.. hahhaha
por que eu ainda me enrolo em algumas partes desse livro que é todo em Clave de Fá.. e quando vejo uma renca de partitura fudida em Sol dou uma assustada mesmo...

agora profissionalmente, algum de vocês já teve que gravar ou fazer gig lendo somente em Sol?

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por joabi Qua maio 04, 2011 12:52 am

Já encontrei muita part de baixo em clave de Dó também. É uma questão de acostumar, eu acho... não tem que aprender do zero.
Músicos de orquestra estão acostumados a ler em várias claves, inclusive algumas incomuns, pra facilitar as transposições. Os trompistas são os que mais sofrem.
Acho que compensa investir um pouco de tempo e ler pelo menos em Fá e Sol. Ler alguma coisa básica, nessas duas claves, sem pipocar, já é um bom começo.
l
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Guilherme Lizardo Qua maio 04, 2011 1:01 am

em Fá eu não vejo tanto problema.. to conseguindo ler bem o livro da Berklee até.
na de Sol.. eu me enrolo todo

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por joabi Qua maio 04, 2011 1:06 am


Vai firme!
A clave de Sol é continuação da clave de Fá, em direção ao agudo. A nota Dó acima da pauta na de Fá é o mesmo Dó abaixo da pauta na clave de Sol.
Hoje eu já me acostumei, mas no início eu tentava ver as duas como uma coisa única e me ajudou bastante.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por webercar Qua maio 04, 2011 11:32 am

Guilherme isto pode te ajudar.

É importante ler nas duas claves? Clave+de+f%C3%A1+e+de+sol


É importante ler nas duas claves? Leitura_08a

Abraços....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por allexcosta Qua maio 04, 2011 11:41 am

O pessoal que lê bem olha mais a armadura e o ínicio da peça. Depois é só a relação entre as notas.

Já toquei com saxofonista lendo tudo escrito pra Bb enquanto o sax dele era em Eb. 20 músicas que o cara nunca viu na vida sem ensaio. O cara toca sem problemas e sem errar uma nota...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Claudio Qua maio 04, 2011 1:02 pm

Sempre direcionei meus estudos pra Clave de Fá, na qual tenho leitura á primeira vista. Se colocar uma pauta escrita em Clave de Sol, aí ferrou, vou ficar catando nota. Até hoje não concluí se me dedicar exclusivamente a Clave de Fá, foi um erro ou um acerto.

Quando comecei a estudar Trompete, peguei Clave de sol com afinação em Si Bemol, e vi que isso estava me "prejudicando" nas leituras da Clave de Fá, daí passei a estudar o Trompete com cifras e diagrama de notas.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Guilherme Lizardo Qua maio 04, 2011 1:07 pm

o que vocês acham então...
eu to dedicando +- 1 hora e meia pra leitura.
dedico uma meia hora pra Clave de Sol e uma hora pra Fá?

abraços

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Claudio Qua maio 04, 2011 1:10 pm

Se eu tivesse que recomeçar meus estudos hoje, e com as duas Claves, eu iria procurar estudar as duas juntas, seguindo +ou- aquilo que está na imagem que o Weber postou, considerando o Dó Central como divisor, e enxergando uma só pauta com 10 linhas!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por joabi Qua maio 04, 2011 1:49 pm

Guilherme Lizardo escreveu:o que vocês acham então...
eu to dedicando +- 1 hora e meia pra leitura.
dedico uma meia hora pra Clave de Sol e uma hora pra Fá?

abraços

Estude leitura 1 hora e fique 30 minutos agradecendo a Deus por não tocar trompa nem sax... kkkkk
Brincadeira. Tenha em mente que como baixista você será exigido na clave de Fá. A clave de Sol aparecerá em situações de estudo, com métodos mais antigos ou de outros instrumentos, mas que vc eventualmente vai se interessar. Dificilmente você vai encarar algo de leitura à primeira vista em clave de Sol... a galera que tá escrevendo arranjo atualmente tá muito mais informada e sabe que baixo é clave de Fá. Além disso, quase tudo é escrito no computador e dá pra mudar de clave na hora, se alguém se enganar.
Como o Alex disse, pros sopros isso é corriqueiro, e a gente nem percebe que eles estão transpondo. Minha opinião é ter uma leitura básica, mas firme, e se começar a ser solicitado mais, empenhe mais tempo.
Se você partir para a área de escrever arranjo, aí não tem jeito... vai ter que ler bem mesmo, e não só nessas duas...
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Vinícius Oliva Qua maio 04, 2011 2:32 pm

Bom, eu aprendi ler partitura com a clave de sol e um tempo depois comecei a ler clave de fá nas aulas de contrabaixo e de coral. Apesar de não ter tanto tempo assim de estudo eu não acho que as duas devam ser tratadas como bichos tão diferentes assim, pois a forma de ler e escrever as duas é basicamente a mesma.
Eu procuro estudar pra ler bem as duas, até porque o contrabaixo não é meu único instrumento.
Acho que vc como baixista deveria dar prioridade mesmo a clave de fá, claro, mas também conhecer a clave de sol e lembrar do que falaram aqui, que na verdade é meio que uma coisa só.

____________________________
Clube baixistas de MG #013 Galo!
Clube SX #94
Vinícius Oliva
Vinícius Oliva
Membro

Mensagens : 113
Localização : Minas

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Serafan Raziel-MJ_Luthier Sáb maio 28, 2011 7:50 pm

Fugindo de assunto... Mas que diabos é GIG??? Shocked Já li isso em outros tópicos e sempre fico viajando, hoje tomei coragem e perguntei Razz
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Membro

Mensagens : 201
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por GilliamGatto Sáb maio 28, 2011 8:02 pm

GIG é uma apresentação de música em público.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Claudio Sáb maio 28, 2011 9:32 pm

Não sei se é verdade, mas já ouvi dizer que GIG vem da expressão "Group In Groove"... até faz sentido, mas nunca achei nada que pudesse confirmar isso.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por GUBASS Dom maio 29, 2011 12:40 am

Um dos meus professores disse que a melhor forma de trabalhar as leituras entre as claves é treinar como leitura relativa, um musica qualquer, que pode até ser voce que escreveu. Disse também que é bom sempre treinar falando ou cantando as escalas em terças, quartas, quintas, etc. ascendente e descendente, pois na hora em que tiver uma partitura na sua frente voce já visualiza os saltos e que tipo de escala nela esta escrito. E isso funciona bastante.
GUBASS
GUBASS
Membro

Mensagens : 119
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Edu Fettermann Dom maio 29, 2011 1:16 pm

Eu leio mal e porcamente na clave de sol, por causa de meus estudos com instrumentos de sopro (flauta, pra ser específico). Preciso melhorar isso.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

É importante ler nas duas claves? Empty Re: É importante ler nas duas claves?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos