Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

+8
Fernando Zadá
DUDUBASS
allexcosta
Yngway
Filipe Castro
fma
joabi
--Luís--Henrique--
12 participantes

Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por --Luís--Henrique-- Seg 2 maio 2011 - 16:43

Olá pessoal, tudo bem?
Eu toco baixo a dois meses, sou canhoto e estou com duas dúvidas de iniciante.

1º Sempre que eu toco, automaticamente eu já apoio o polegar esquerdo no captador do baixo, mas dependendo da música que eu toco, automaticamente também, eu acabo forçando o polegar no Captador sem perceber e o meu dedo acaba ficando marcado, com uma pequena "linha", resultado de eu ter pressionado o polegar na quina do captador. Consequentemente isso dói. O que eu estaria fazendo de errado?

2º Como eu sou canhoto, a mão direita é quem fica encarregada de tocar pelo braço do baixo, e acontece que em músicas mais rápidas e que exijam rapidez nos dedos em casas próximas, eu fico com o pulso queimando. Consequentemente isso dói também.

Creio eu que esses problemas possam ser ocasionados por falta de aquecimento ou postura inadequada, mas eu não sei ao certo onde eu estaria errando.

Eu estou aprendendo a tocar "sozinho", ou seja, sem um professor fixo, apenas coletando arquivos na net e assistindo videoaulas. Vocês poderiam me dar algumas dicas ou me indicar algo (apostila, videos, etc.) para solucionar o meu problema?
Um forte abraço a todos!!!

____________________________
Sou iniciante e estou começando agora a tocar Contrabaixo. Apesar do pouco tempo livre que tenho, pretendo estudar muito e me dedicar bastante ao instrumento!
--Luís--Henrique--
--Luís--Henrique--
Membro

Mensagens : 38
Localização : Barra do Piraí - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por joabi Seg 2 maio 2011 - 17:00

Luís,

Doer a ponta dos dedos, principlamente no início, é bastante comum, coisa de se acostumar mesmo (tem gente que diz que baixista tem mão de pedreiro... não é à toa). Tem alguns captadores que são 'pontudos' mesmo.
O que me preocupa é a dor no pulso, esse lugar não é pra doer. Provavelmente sua postura não está legal. Uma dica é nunca 'abraçar' o braço do instrumento com o polegar. Além de travar sua técnica, vc cria tensão numa região que nem sequer é utilizada pra tocar. Pra ver se está tudo correto, fique de frente pro espelho enquanto toca. O polegar direito (no seu caso) não deve aparecer na imagem refletida.
Outra causa comum é a correia comprida demais. Esperimente encurtar a correia.
Espero ter ajudado
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por fma Seg 2 maio 2011 - 18:48

é difícil ajudar sem ver exatamente o problema, tenta gravar um video tocando que fica mais fácil.
a parte do polegar apoiada no captador eu nunca tive problema nem nenhum aluno ou colega me relatou isso, talvez você esteja colocando força demais no apoio.
sua mão direita provavelmente é problema de postura também... imagine estar segurando uma laranja com a mão, é mais ou menos essa a postura que você vai usar ao tocar, com o polegar na linha do seu dedo indicador... observe para não estar dobrando demais ambos os pulsos, quanto menos dobrados, melhor.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por --Luís--Henrique-- Seg 2 maio 2011 - 20:02

joabi e fma

Muito obrigado pelas dicas!
Provavelmente os problemas devem ser esses mesmos. Sobre o polegar no captador, eu devo estar colocando força demais mesmo. Vou tentar utilizar o captador apenas para apoio e evitar forçar o dedo nele. Isso deve ser questão de prática e costume mesmo.
Sobre o fato de o pulso estar esquentando, deve ser esse lance de postura mesmo, pois eu já andei pesquisando sobre a postura da "mão das casas" e realmente o polegar deve ficar para cima, como os outros dedos e eu andei me vendo tocando e o polegar está ficando para o lado, encostado no braço do baixo.
Mais uma vez, obrigado pessoal. Tentarei melhorar minha postura!
Um forte abraço a todos!!!

____________________________
Sou iniciante e estou começando agora a tocar Contrabaixo. Apesar do pouco tempo livre que tenho, pretendo estudar muito e me dedicar bastante ao instrumento!
--Luís--Henrique--
--Luís--Henrique--
Membro

Mensagens : 38
Localização : Barra do Piraí - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Filipe Castro Seg 2 maio 2011 - 20:03

minha sugestão é usar floating thumb, ou pelo menos revesar com essa técnica, apoiar o dedão gera tensões absurdas se vc n tiver consciencia do movimento.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Filipe Castro Seg 2 maio 2011 - 20:03

o DVD do todd johnson sobre técnica é muito bom, vale a pena!

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Yngway Ter 3 maio 2011 - 4:09

Aquecimento adequado é importantíssimo.

Dor nunca é bom, mas essa "queimação" se for moderada é normal até a musculatura da mão desenvolver, visto que você toca há apenas 2 meses. Com tempo isso passa, mas cuidado pra não exagerar no esforço.

Uma dica adicional: não é errado colocar o dedão apoiado no captador, mas já experimentou tocar sem ele? Pode ficar meio perdido no começo, mas eu sinto muito mais liberdade nos dedos e cansa bem menos a mão direita (no seu caso, esquerda)

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por allexcosta Ter 3 maio 2011 - 6:35

Filipe Castro escreveu:minha sugestão é usar floating thumb, ou pelo menos revesar com essa técnica, apoiar o dedão gera tensões absurdas se vc n tiver consciencia do movimento.

Filipe Castro escreveu:o DVD do todd johnson sobre técnica é muito bom, vale a pena!

Também prefiro o polegar flutuante:



http://bass.forumeiros.com/t1970-mais-um-exemplo-de-polegar-flutuante

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? 5676506998_3ec14fdce0_b

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por fma Ter 3 maio 2011 - 9:17

+1 no floating thumb... uso desde que comecei a tocar, embora não fosse muito consciente disso.
mas acredito que o problema do polegar do nosso colega ficar doendo é problema de pressão excessiva, com o uso de floating thumb ele vai continuar a usar o polegar no captador eventualmente e se não aliviar a pressão, as cordas vão marcar o polegar, em vez do captador.
Allex, notei nessa foto que a distância da SI para a extremidade do captador é bem maior que a distância entre as cordas... nos meus baixos, a distância é bem parecida com a distância entre as cordas, não deu uma estranhada em alternar o polegar no captador e nas cordas?
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por allexcosta Ter 3 maio 2011 - 9:22

^ Acho que estamos falando de coisas diferentes.

No "floating thumb" o polegar não se apoia em nada, nunca, ele desliza com naturalidade e equidistância em relação à região onde está se tocando.

Você deve usar um apoio alternado que varia entre o captador e as cordas mais graves. Isso não é "floating thumb".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Filipe Castro Ter 3 maio 2011 - 9:31

O tio Alex, eu tenho usado o floating thumb, mas por alguns momentos curtos quando a preciso mudar a pegada, por exemplo pra alternar entre cordas em uma passagem rápida, acabo apoiando momentaneamente o dedãoou simplesmente tirando ele da reta, isso é normal ou to fugindo da técnica?

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por fma Ter 3 maio 2011 - 9:45

Tem razão, Allex... eu uso o polegar apoiado o tempo todo, entre captador e cordas, é que na foto seu polegar parece apoiado na corda ré, então achei que fosse o mesmo que eu uso.
Pelo que percebi o apoio da mão é horizontal, certo?
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por allexcosta Ter 3 maio 2011 - 9:53

Filipe Castro escreveu:O tio Alex, eu tenho usado o floating thumb, mas por alguns momentos curtos quando a preciso mudar a pegada, por exemplo pra alternar entre cordas em uma passagem rápida, acabo apoiando momentaneamente o dedãoou simplesmente tirando ele da reta, isso é normal ou to fugindo da técnica?

Está fugindo da técnica, mas a grande maioria dos "thumb floaters" apoia o dedão quando quer tocar uma passagem mais forte ou ganhar uma pegada específica.

fma escreveu:Tem razão, Allex... eu uso o polegar apoiado o tempo todo, entre captador e cordas, é que na foto seu polegar parece apoiado na corda ré, então achei que fosse o mesmo que eu uso.
Pelo que percebi o apoio da mão é horizontal, certo?

Na foto o dedo está no mesmo nível da Ré, mas é pura coincidência. Não está apoiado ou "ancorado" em lugar algum. Não entendi o que você chama de apoio da mão horizontal.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por DUDUBASS Ter 3 maio 2011 - 10:05

allexcosta escreveu: Na foto o dedo está no mesmo nível da Ré, mas é pura coincidência. Não está apoiado ou "ancorado" em lugar algum. Não entendi o que você chama de apoio da mão horizontal.


Acho que ele se referiu ao apoio da lateral do polegar fazendo o abafamento.

Eu uso o apoio do polegar descendo nas cordas e apoiando nelas como base. Quando toco em baixos de cinco ou seis cordas, e tocando nas cordas agudas destes, apoio o dedo mínimo na corda B, o anelar na corda E e o polegar nas cordas A e D de uma só vez, daí faço a minha "amarração" pra executar um solo e manter as cordas presas pra não vibrar.

Mas acho que a dúvida inicial do colega que criou o tópico não era sobre abafamento, acho que é simplesmente de como utilizar a mão como apoio, mas é bom que ele já percebe que a mão além de simplesmente servir de apoio ao tocar, deve servir também para abafar as cordas que não estejam sendo tocadas, principalmente as mais graves, já que as mais agudas dá pra abafar com a mão esquerda.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por allexcosta Ter 3 maio 2011 - 10:18

DUDUBASS escreveu:Quando toco em baixos de cinco ou seis cordas, e tocando nas cordas agudas destes, apoio o dedo mínimo na corda B, o anelar na corda E e o polegar nas cordas A e D de uma só vez, daí faço a minha "amarração" pra executar um solo e manter as cordas presas pra não vibrar.

Na minha opinião a técnica do Patitucci é um pedido explícito pra que seu punho da mão direita desenvolva "carpal tunnel" e tendinite. O ângulo necessário pra se executar isso que você descreve limita a mecânica dos tendões de forma extraordinária, levando à inflamação às vezes irreversível.

O polegar flutuante abafa TODAS as cordas mais graves à que você está tocando (seja em um baixo de 6, 7 ou 15 cordas) com um movimento simples e natural, mantendo o punho MUITO mais reto, o que evita lesões...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por fma Ter 3 maio 2011 - 10:34

é, o Dudu explicou o que eu quis dizer rsrs pelo jeito eu uso o contrário do floating thumb, pq apóio todas as partes do polegar, a ponta dele e a lateral pra abafar as cordas.
o lance do Patitucci acho muito torto, tentei experimentar quando vi a video aula dele pela primeira vez, mas não deu certo... a última vez que vi o Paulo Paulelli tocando baixo elétrico, ele tava usando o posicionamento da mão igualzinho o Patitucci, num baixo modelo Patitucci rsrsrs
tirando esses dois, não lembro de ninguém que conseguiu se adaptar a isso.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por DUDUBASS Ter 3 maio 2011 - 10:40

allexcosta escreveu:
DUDUBASS escreveu:Quando toco em baixos de cinco ou seis cordas, e tocando nas cordas agudas destes, apoio o dedo mínimo na corda B, o anelar na corda E e o polegar nas cordas A e D de uma só vez, daí faço a minha "amarração" pra executar um solo e manter as cordas presas pra não vibrar.

Na minha opinião a técnica do Patitucci é um pedido explícito pra que seu punho da mão direita desenvolva "carpal tunnel" e tendinite. O ângulo necessário pra se executar isso que você descreve limita a mecânica dos tendões de forma extraordinária, levando à inflamação às vezes irreversível.

O polegar flutuante abafa TODAS as cordas mais graves à que você está tocando (seja em um baixo de 6, 7 ou 15 cordas) com um movimento simples e natural, mantendo o punho MUITO mais reto, o que evita lesões...


Na realidade a técnica do Patitucci é um pouco diferente desta, pois ele usa o polegar na B, o mínimo na E e o anelar na A. A forma como eu uso me dá uma segurança de apoio, que eu não consigo ter nessa forma "a la Nico" de abafar, pois literalmente perco o apoio, mas todas as tensões que fazemos ao tocar trazem desgastes mesmo, eu já tive uma tendinite fod!#@ no polegar da mão esquerda, fruto de um apoio muito concentrado no dedo polegar, mas na mão direita nunca tive problemas.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por allexcosta Ter 3 maio 2011 - 10:53

DUDUBASS escreveu:Na realidade a técnica do Patitucci é um pouco diferente desta, pois ele usa o polegar na B, o mínimo na E e o anelar na A. A forma como eu uso me dá uma segurança de apoio, que eu não consigo ter nessa forma "a la Nico" de abafar, pois literalmente perco o apoio, mas todas as tensões que fazemos ao tocar trazem desgastes mesmo, eu já tive uma tendinite fod!#@ no polegar da mão esquerda, fruto de um apoio muito concentrado no dedo polegar, mas na mão direita nunca tive problemas.

É... Espero que continue assim, sem problemas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Fernando Zadá Ter 3 maio 2011 - 10:56

Rss Esse lance do Patitucci o Nico comenta naquele workshop que o próprio falou que nem ele usava exatamente assim e gravou naquele video mais para ter assunto.
Acho o floating sensacional e depois que vi esse video do Todd tenho aplicado esse principio que respeita bem a ergonomia do pulso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por DUDUBASS Ter 3 maio 2011 - 11:06

Se vcs observarem atentamente vão ver patitucci mudou sua forma de abafar as notas

https://www.youtube.com/watch?v=gk9al9JksSE&feature=related forma antiga, visão do solo aos 3:00 minutos

https://www.youtube.com/watch?v=_Ztsv3o9Jc0 forma mais atual

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por allexcosta Ter 3 maio 2011 - 11:14

DUDUBASS escreveu:Se vcs observarem atentamente vão ver patitucci mudou sua forma de abafar as notas

https://www.youtube.com/watch?v=gk9al9JksSE&feature=related forma antiga, visão do solo aos 3:00 minutos

https://www.youtube.com/watch?v=_Ztsv3o9Jc0 forma mais atual

Tô falando... Nenhum tendão aguenta 30 anos de abuso. Quando eu o vi ao vivo ele tocava do jeitinho que explica no DVD. É horrível de se ver. Trazer a técnica de Acústico pra o elétrico só traz prejuízo. O acústico é em pé, o elétrico é deitado, cada um tem sua ergonomia.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Claudio Jardim Ter 3 maio 2011 - 12:16

bem, talvez eu seja uma das pessoas com menos técnica "correta" aqui, pois acabei aprendendo meio errado, sem professor pra me corrigir e acabei cheio de vícios e defeitos nas posições da mão.

Gostaria de saber tocar com o polegar flutuando, mas meus vícios me obrigam a ter uma parte da mão com apoio fixo, atualmente revezo entre apoio na própria corda si, provavelmente é errado fazer isso, e apoio também entre o captador da ponte e o corpo, o que me faz um calo incômodo ao lado da unha.

No 4 cordas é tranquilo apoio fixo, mas com 5 ou 6 cordas me complico um pouco, por isso estou interessado em praticar essa questão do polegar flutuante.

O que posso ajudar é que se doer, pare de tocar, volte a praticar depois de descansar. Mais vale praticar em espaços de tempo delimitados do que tudo de uma vez, a memorização muscular é melhor se feita de forma espaçada e com descanso, acredito eu. Dizem que é bom praticar descansado, pela manhã, mas insisto em pegar o baixo de noite e avançar na madrugada.

É aquela coisa, eu falo uma coisa e faço outra.

Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por --Luís--Henrique-- Ter 3 maio 2011 - 14:27

Pessoal, sobre o pulso direito (O das casas) estar esquentando, acontece especificamente quando eu toco uma determinada parte de uma certa música. Eu me vi tocando e percebi que o polegar automaticamente está apoiando no braço do baixo e o pulso está se mexendo quando eu faço as notas. A música é You give love a bad name do Bon Jovi.
Reparem no vídeo abaixo. Não sou eu tocando, mas vejam como o pulso se move muito no minuto 0:43 do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=owLzl0Qd208


Última edição por --Luís--Henrique-- em Ter 3 maio 2011 - 19:03, editado 3 vez(es)

____________________________
Sou iniciante e estou começando agora a tocar Contrabaixo. Apesar do pouco tempo livre que tenho, pretendo estudar muito e me dedicar bastante ao instrumento!
--Luís--Henrique--
--Luís--Henrique--
Membro

Mensagens : 38
Localização : Barra do Piraí - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por DenisLM Ter 3 maio 2011 - 14:45

como eu toco muitoi pesado, eu sempre vou apoiando o dedo em qualquer corda logo acima da que eu estou tocando (ou duas).
é uma espécie de "apoio flutuante". Razz

acostumei a fazer isso da época que só tocava com 6 cordas, onde eu acho inviável apoiar o dedão no captador e tocar a Czinha...
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Yngway Ter 3 maio 2011 - 18:23

--Luís--Henrique-- escreveu:Pessoal, sobre o pulso direito (O das casas) estar esquentando, acontece especificamente quando eu toco uma determinada parte de uma certa música. Eu me vi tocando e percebi que o polegar automaticamente está apoiando no braço do baixo e o pulso está se mexendo quando eu faço as notas. A música é You give love a bad name do Bon Jovi.
Reparem no vídeo abaixo. Não sou eu tocando, mas vejam como o pulso se move muito no minuto 0:43 do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=owLzl0Qd208

Experimenta fazer isso usando o meio do braço pra ver se melhora. Se a corda estiver meio alta no nut fica bem duro de apertar.

Se for isso, teu remédio é um luthier.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por --Luís--Henrique-- Ter 3 maio 2011 - 19:15

Pessoal, gravei um vídeo meu tocando o trecho da música que eu mencionei onde meu pulso começa a queimar. Como eu toco a apenas 2 meses, gostaria que você avaliassem para mim saber o que está acontecendo.
Aos 0:31min começa a levada em que meu pulso começa a queimar.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/dOHAcinTq8Y?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="https://www.youtube.com/v/dOHAcinTq8Y?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

Obrigado a todos que estão postando e me ajudando. Um forte abraço a todos!!!

____________________________
Sou iniciante e estou começando agora a tocar Contrabaixo. Apesar do pouco tempo livre que tenho, pretendo estudar muito e me dedicar bastante ao instrumento!
--Luís--Henrique--
--Luís--Henrique--
Membro

Mensagens : 38
Localização : Barra do Piraí - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por fma Qua 4 maio 2011 - 0:36

Tenta dobrar menos o pulso, não da pra manter ele totalmente reto nessa região, mas tente dobrar menos.
Dá pra ver seu polegar por cima do braço, ele tem que estar no meio do braço.
No riff todo você usa apenas as três primeiras casas, certo? Isso quer dizer que você não precisa fazer movimento nenhum com o pulso para tocar esse trecho, isso se chama economia de movimento e deve ser uma diretriz pra todo seu estudo de técnica... se um movimento não é necessário, não o faça.
mais uma coisa, o seu dedo mínimo dobra quando você toca, provavelmente vai dar problema quando você for tocar coisas que envolvam 4 trastes, sugiro você começar a educar ele desde já... use ele junto com o dedo 3 nas primeiras posições do baixo, vai dividir melhor pela mão a pressão que você exerce contra as cordas.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por --Luís--Henrique-- Qua 4 maio 2011 - 6:15

Muito obrigado fma!
Com certeza suas orientações serão muito bem aproveitadas! Vou começar hoje mesmo a concertar essas coisas para não pegar vício.

____________________________
Sou iniciante e estou começando agora a tocar Contrabaixo. Apesar do pouco tempo livre que tenho, pretendo estudar muito e me dedicar bastante ao instrumento!
--Luís--Henrique--
--Luís--Henrique--
Membro

Mensagens : 38
Localização : Barra do Piraí - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Marcus Coelho Dom 15 maio 2011 - 14:03

ae luís henrique, percebo seus dedos ainda meio travados bicho, o que coopera muito para tais "queimadas"...dá uma sacada na parte de exercícios técnicos, me ajudou muito a soltar os dedos e adquirir um controle beeem maior em ambas as mãos.espero que te ajude.Smile

ae o link:
http://www.4shared.com/document/Js7KsZ9R/apostila-contra-baixo.html

bom estudo!
Marcus Coelho
Marcus Coelho
Membro

Mensagens : 16
Localização : fortaleza - CE

https://www.facebook.com/profile.php?id=655521412

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por --Luís--Henrique-- Seg 16 maio 2011 - 7:45

Marcus Coelho escreveu:ae luís henrique, percebo seus dedos ainda meio travados bicho, o que coopera muito para tais "queimadas"...dá uma sacada na parte de exercícios técnicos, me ajudou muito a soltar os dedos e adquirir um controle beeem maior em ambas as mãos.espero que te ajude.Smile

ae o link:
http://www.4shared.com/document/Js7KsZ9R/apostila-contra-baixo.html

bom estudo!

Fala Marcus, beleza cara?
Suas dicas me ajudarão com certeza!
Assim que sair do trampo baixarei os arquivos de estudo.
Muito obrigado pelas dicas!
Um forte abraço!!!

____________________________
Sou iniciante e estou começando agora a tocar Contrabaixo. Apesar do pouco tempo livre que tenho, pretendo estudar muito e me dedicar bastante ao instrumento!
--Luís--Henrique--
--Luís--Henrique--
Membro

Mensagens : 38
Localização : Barra do Piraí - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Marcus Coelho Seg 16 maio 2011 - 12:59

tranquilão Luís Henrique! Smile

mas a parada aí é meio básica saca?
então se você achar que precisa de algo mais a frente dessa apostila, dá o toque!! Very Happy
Marcus Coelho
Marcus Coelho
Membro

Mensagens : 16
Localização : fortaleza - CE

https://www.facebook.com/profile.php?id=655521412

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por allexcosta Seg 16 maio 2011 - 13:02

Marcus Coelho escreveu:ae o link:
http://www.4shared.com/document/Js7KsZ9R/apostila-contra-baixo.html

Que link é esse?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Marcus Coelho Seg 16 maio 2011 - 17:04

allexcosta escreveu:
Marcus Coelho escreveu:ae o link:
http://www.4shared.com/document/Js7KsZ9R/apostila-contra-baixo.html

Que link é esse?

allex costa, o link aqui está tranquilo...
só espero passar os 5 seg de comercial e clico pra ir pro 4shared...é isso?
Very Happy
Marcus Coelho
Marcus Coelho
Membro

Mensagens : 16
Localização : fortaleza - CE

https://www.facebook.com/profile.php?id=655521412

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por basslave Qui 19 maio 2011 - 13:44

O melhor modo é não apoiar em nada, no máximo na B se for 5 cordas e de vez em quando

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador? Empty Re: Qual o modo correto de apoiar o polegar no captador?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos