Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

+18
LuCaSbass
Lapetina
IvanQuirino
AllsBass
Galdino
kaey
NESCAU
nukebass
Daniel
Guilé
GusVCD
cvmoretti
malka_aff
Binão
Rauser
allexcosta
DenisLM
dalton_lopes
22 participantes

Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por dalton_lopes Qua Abr 20, 2011 2:09 am

O que eh mais importante(prioridade) numa linha de baixo?


A nota certa, independente da oitava.

ou

A nota aproximada na oitava certa.


Me perguntaram isso esses dias e eu fiquei sem saber o q responder... eu respondi: o gato ou o kiko?

Mas entao... o que seria mais importante? O que teria mais prioridade? A nota ou a oitava?
A oitava errada pode nao dar o peso necessario que a musica pede no momento...
A oitava certa eh certeira, mas as vezes nao rola... dai corre pra oitava... mas ai nao fica bom...

O assunto parece ser simples, mas nem tanto.
Rende um tópico. hehe.

Dilema...

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por DenisLM Qua Abr 20, 2011 2:24 am

ghost note.

simples assim.

Razz
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 20, 2011 6:39 am

dalton_lopes escreveu:A oitava errada pode nao dar o peso necessario que a musica pede no momento...
A oitava certa eh certeira, mas as vezes nao rola... dai corre pra oitava... mas ai nao fica bom...

Verdadeiro samba-do-crioulo-doido...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Rauser Qua Abr 20, 2011 8:31 am

é ai que se separam os homens dos meninos What a Face

____________________________
SINGLE É SINGLE !!
Rauser
Rauser
Membro

Mensagens : 618
Localização : Lins/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Binão Qua Abr 20, 2011 9:16 am

Rapaz... scratch

Bom... a "nota certa" implica em faze-la no momento certo e na altura certa.
Evidente que a oitava deve ser levada em consideração. Imagine numa orquestra: Se cada musico tocar a partitura na oitava que quiser vira uma zona...

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por malka_aff Qua Abr 20, 2011 9:20 am

snax já vou ficar por esse tópico que aqui vou aprender

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por cvmoretti Qua Abr 20, 2011 9:45 am

Só não entendi o que o cara quis dizer com a "nota certa/nota aproximada"
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por dalton_lopes Qua Abr 20, 2011 9:52 am

faz tempo q essa situação nao acontece comigo, mas sabe quando alguem te pergunta uma coisa, do nada, e vc fica refletindo? pois eh!

um caso clássico: agente começa a pegar a manha de oitavar, fazendo um ritmo Dance... e vem oitavando... dai chega uma hora q vc quer terminar na nota mais grave e acaba terminando na mais aguda... terminou certo, mas nao na oitava q vc queria e q ficaria melhor.

eu percebo por ai q tem baixistas q pouco se importam com isso. no meu caso, eu toco na igreja e quase sempre eh black ou gospel. eh peso o tempo todo. se eu nao tocar notas graves e ainda faze-las soar, de modo que dê pra entender a nota tocada, a musica nao flui como se deve. dai tem um outro baixista na igreja q estuda classico e soh fica no classico. o cara nao usa a sizona pra nada e mal rela na mi e toca musicas no mesmo estilo q eu. o que seria isso? gosto pessoal? falta de percepção?

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por dalton_lopes Qua Abr 20, 2011 9:54 am

cvmoretti escreveu:Só não entendi o que o cara quis dizer com a "nota certa/nota aproximada"

vamos supor q vc fez uma escala e nao vai dar tempo de terminar. ta no campo harmonico, mas vc usa uma terça, uma quinta.. uma nona...

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por GusVCD Qua Abr 20, 2011 10:06 am

Eu sempre toquei em baixo de 4 cordas e usava mais a corda Lá q a Mi, pelo posicionamento das notas me ser mais fácil de identificar, por estudar muito escala partindo nessa corda (meio burrice isso hj qd paro pra pensar...).

Agora q comecei a brincar com baixo de 5 cordas, e tenho começado a usar mais a Sizona, e consequentemente mais a Mizona, tenho buscado usar isso em relação a dinâmica da música... tbm toco muito em igreja e lá se toca de tudo, então tem sido interessante aprender a ter mais percepção se um Riff pede mais peso, uma passagem pede mais suavidade... tenho recebido alguns elogios do pessoal q diz q agora sentem o baixo respirar mais dentro da música, e eu não mudei praticamente nada nos arranjos, só tenho tentando dar mais essa maleabilidade nas conduções...

Não creio q o falei tem de fato uma resposta a pergunta, mas acho q cada musica é um caso a parte, e pode pedir algo totalmente diferente da música seguinte... tem musica q é praticamente baixo e piano, e eu mando até Sizona solta pra dar mais chão pra música, com aquele grave bem envolvente.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Guilé Qua Abr 20, 2011 10:28 am

Acho que isso vai depender muito também da formação da GIG...tipo, se tem um bom tecladista e ele segura bem a cortina ai vc pode ir mais pra região média...mas tipo trio com batera e guitarra, já fica mais legal dar peso mesmo...

Aí se rolar piano, sax, guitarra e violão, o iodeal é focar nos graves e evitar conflito com o guitarrista e o saxofonista...etc

O ideal é conhecer com quem se está tocando pra dessa forma vc estudar a melhor hora de colocar cada nota ou não colocá-la...as vezes vale mais ficar no pé de boi dando segurança pro conjunbto do que metendo frases concorrendo com os outros.

Particularmente gosto muito de tocar com violão e percussão, preferencialmente em formatos acústicos, pois fico mais a vontade pra fazer uns arranjos diferentes e tal.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Daniel Qua Abr 20, 2011 11:03 am

Guilé escreveu:Acho que isso vai depender muito também da formação da GIG...tipo, se tem um bom tecladista e ele segura bem a cortina ai vc pode ir mais pra região média...mas tipo trio com batera e guitarra, já fica mais legal dar peso mesmo...

Aí se rolar piano, sax, guitarra e violão, o iodeal é focar nos graves e evitar conflito com o guitarrista e o saxofonista...etc

O ideal é conhecer com quem se está tocando pra dessa forma vc estudar a melhor hora de colocar cada nota ou não colocá-la...as vezes vale mais ficar no pé de boi dando segurança pro conjunbto do que metendo frases concorrendo com os outros.

Particularmente gosto muito de tocar com violão e percussão, preferencialmente em formatos acústicos, pois fico mais a vontade pra fazer uns arranjos diferentes e tal.


x___Daniel____

____________________________
O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 20, 2011 11:11 am

Garanto que nenhum músico profissional pensa nessas teorias de nota. Quando você se acostuma a tocar o que já foi feito de bom no mundo da música tudo isso fica muito óbvio. Se você estiver no meio de uma frase e o alvo é a tônica você encurta a frase pra chegar ao alvo na hora certa. Aliás, a frase deveria ser do tamanho certo pra você chegar ao alvo na hora. Tal qual uma virada de bateria.

Um baterista não inicia uma virada ao deus dará... Ele já sabe que começando ali vai acabar acolá. Assim é o baixo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por malka_aff Qua Abr 20, 2011 11:14 am

não lembro quem falou isso, mas sempre me contam o boato que um baixista famoso falou isso.

Quando você sobe no palco pra fazer seu trabalho, a teoria fica lá embaixo e tudo tem que vir do coração. Basta sentir a música que vai sair correto.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Binão Qua Abr 20, 2011 11:17 am

allexcosta escreveu:Garanto que nenhum músico profissional pensa nessas teorias de nota. Quando você se acostuma a tocar o que já foi feito de bom no mundo da música tudo isso fica muito óbvio. Se você estiver no meio de uma frase e o alvo é a tônica você encurta a frase pra chegar ao alvo na hora certa. Aliás, a frase deveria ser do tamanho certo pra você chegar ao alvo na hora. Tal qual uma virada de bateria.

Um baterista não inicia uma virada ao deus dará... Ele já sabe que começando ali vai acabar acolá. Assim é o baixo...

Usando o exemplo do baterista: O cara não toca o cumbo quando quer caixa e vice versa...
Então a região do baixo onde a nota é tocada faz toda a diferença. Pra melhor ou pior, dependendo do caso.
É igual ao piano.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 20, 2011 11:17 am

malka_aff escreveu:não lembro quem falou isso, mas sempre me contam o boato que um baixista famoso falou isso.

Quando você sobe no palco pra fazer seu trabalho, a teoria fica lá embaixo e tudo tem que vir do coração. Basta sentir a música que vai sair correto.

É difícil saber quem falou porque é algo que todo mundo fala...

Você estuda teoria pra nem pensar na teoria, esse é o segredo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por malka_aff Qua Abr 20, 2011 11:19 am

a idéia é virar algo mecânico e automático, correto?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 20, 2011 11:23 am

malka_aff escreveu:a idéia é virar algo mecânico e automático, correto?

A música parte da alma, da essência do ser humano, do coração, de algo transcendente, não do cérebro...

O cérebro é a ponte entre o quem vem da alma e os dedos, cordas vocais, etc...

Quanto menos cérebro se usa e quanto melhor a técnica, mais direta é a conexão entre o ser e o instrumento. O estudo existe pra fazer os obstáculos (cérebro, neurônios, etc...) menos influentes na expressão musical de cada um e aumentar a liberdade de criação...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por malka_aff Qua Abr 20, 2011 11:28 am

Acho que deveria abrir um tópico sobre esse assunto, pra não desvirtuar este. =)

posso tio??

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por nukebass Qua Abr 20, 2011 11:36 am

O mais importante numa linha de baixo é quem a toca (period)

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por NESCAU Qua Abr 20, 2011 2:35 pm

Eu prefiro analisar o contexto da música e tentar descobrir qual o clima que a música quer transmitir, qual o sentimento, nessas horas, as vezes, não tem nota certa, mas sim uma pausa! As vezes o menos é mais! Mas já dizia Einstein: "tudo é relativo"...
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2409
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por malka_aff Qua Abr 20, 2011 2:40 pm

o coitado nunca disse isso No

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por dalton_lopes Qua Abr 20, 2011 5:21 pm

qdo me perguntaram sobre a importancia da nota/oitava, foi pq a pessoa em questao se atrapalhava com isso e ela sempre me ve tocar. ela pensou q eu estudava esse tipo de coisa, a nota certa na oitava certa. isso eh coisa de quem tem o habito de estudar tecnica pra tudo. esse foi o motivo da pergunta.
o pessoal q se fecha no clássico eh um barato. eles fazem cada pergunta quando se trata de algo mais popular...
minhas notas estao sempre no lugar certo e na oitava certa, mas eu compreendo perfeitamente quando alguem que ta aprendendo contrabaixo chega pra mim e pergunta coisas absurdas ou pouco comuns. eu tenho a paciencia de ouvi-las e explicar o que é o que. nessa questao, eu engasguei. nao da pra falar pro cara: nota certa no lugar certo. acho q tem q explicar alguma coisa. fiquei sem argumento.

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por kaey Sex Jun 24, 2011 6:20 pm

Já pensou em terminar nas terças maiores ou menores dependendo do acorde na tocado na hora?? Dá um efeito legal deixa o som com uma cara mais definida, não sei como explicar direito, mais existem aqueles Power Chords usados na guitarra (T, 5J, 8º), então aqueles acordes não são maiores e nem menores são apenas acordes, as vezes sinto que o baixo tem muito disso por que em um groove a maioria dos baixistas se prendem as 5º e 8º's, por isso também gosto de usar as terças, dá mais definição do acorde usado na música. (Se eu estiver falando besteira por favor me corrijam)!!!!
kaey
kaey
Membro

Mensagens : 90
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES

http://www.jmncontabilidade.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Galdino Sex Jun 24, 2011 9:27 pm

Já que o cara uppou, oque o Allex disse é pertinente. Talvez seja por conta disso que a maioria dos filósofos ( dependendo do período ) consideram a música como a "única" arte, porque ela teóricamente seria racional... matemática, mesmo que você não faça contas no sub-consciente para tudo rolar certo é feito uma conta. Segundo umas linhas de pensamento

Basta pensar numa viagem louca, que, você toca tudo dentro de um certo "esquema" porém você não pensa nesse esquema ao tocar. É humana e é exata ao mesmo tempo.

Agora o esquema da oitava, seria percepção talvez? estilo, manjar oque a harmonia está "pedindo"?

Acho que no final tá tudo certo, oque manda é ter o feeling de sentir na linha oque tá "pedindo"

Oque o Binão disse também é pertinente, se você parte para tocar algum tema, esse tema existem váááárias formas de ser tocado. Inclusive eu sempre me embananei para ler partituras por conta disso, eu tirava os temas na guitarra por ex ( quando eu fiz aula ) e as vezes eu colocava por pura leiguisse ( na hora de ler ) notas em outra oitava por conta da digitação ou seilá oque... estavam as mesmas notas, as vezes em "alturas" semelhantes mas não tava igual, não era igual meu professor tocava...

Nunca consegui intender muito oque acontecia, acho que era por conta da digitação mesmo. Me dava um trevo mental Ri Muito

Até quando você fica naquela de estudar guitarra blues/jazz e as 300 bilhões de escalas, modos etc... meu professor ficava falando qual notas eram boas de terminar tal e tal, eu ia meio que na ideia de qual soava melhor sem saber ao certo o porque dava certo...
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por AllsBass Dom Jun 26, 2011 6:01 pm

acabei de entrar nessa comu, toco baixo a 9 meses, tenho aula á 2 meses, e entendo pouco do que falam, mais já estou com vontade de tocar mais e mais, entendendo algumas coisas que posso e não posso fazer no bixão 8D
AllsBass
AllsBass
Membro

Mensagens : 115
Localização : Maceió - Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por IvanQuirino Sex Jul 15, 2011 7:04 pm

Rapaz, o mais importante num linha de baixo é o ritmo. fique só na tônica, mas seja sólido no ritmo. Quando você tiver craque no ritmo comece colocar mais notas, fazer umas frases legais. Todo mundo pensa, "ritmo é tranquilo...", haha, toca samba partido alto em 60 bpm pra tu ver. Até baladinha lenta você pode cair na tentação de acelerar a música. As vezes a simplicidade fala mais alto. Vejam só:

<iframe width="425" height="349" src="https://www.youtube.com/embed/FYUK_8cjN50" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Ivan Quirino

Clube dos amantes só das 4 cordas #055
Clube do Funk #032
IvanQuirino
IvanQuirino
Membro

Mensagens : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por IvanQuirino Sex Jul 15, 2011 7:05 pm

Vejam como é simples e bonita a linha de baixo do Anthony Jackson

____________________________
Ivan Quirino

Clube dos amantes só das 4 cordas #055
Clube do Funk #032
IvanQuirino
IvanQuirino
Membro

Mensagens : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Lapetina Sex Jul 15, 2011 8:43 pm

^hehe pra mim o Woten estragou a musica acima! rs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por LuCaSbass Sex Jul 15, 2011 9:42 pm

IvanQuirino escreveu:Vejam como é simples e bonita a linha de baixo do Anthony Jackson
Anthony Wellington...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por silvanoandrade Dom Jul 17, 2011 8:31 pm

cvmoretti escreveu:Só não entendi o que o cara quis dizer com a "nota certa/nota aproximada"

de certo modo até entendo.. por um DVD de wooten que ele praticamente só fala de groove
em tal ocasião ele disse que não importa se você erra uma nota de um groove se você realmente estiver colocando sua emoção
em questão pois a sua emoção fala mais alto do que qualquer coisa e logo na sequencia podera achar a nota certa pela proximidade da mesma.

e vá caçando as notas ae no meio do groove que uma hora vai sair cada vez mais espontâneo pois com isso você utilizará mais o seu ouvido do que qualquer coisa e o mesmo vai se condicionando melhor.


ps. "O DVD é todo em inglês, e foi isso que eu entendi."

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1161
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por silvanoandrade Dom Jul 17, 2011 8:33 pm

IvanQuirino escreveu:Rapaz, o mais importante num linha de baixo é o ritmo. fique só na tônica, mas seja sólido no ritmo. Quando você tiver craque no ritmo comece colocar mais notas, fazer umas frases legais. Todo mundo pensa, "ritmo é tranquilo...", haha, toca samba partido alto em 60 bpm pra tu ver. Até baladinha lenta você pode cair na tentação de acelerar a música. As vezes a simplicidade fala mais alto. Vejam só:

<iframe width="425" height="349" src="https://www.youtube.com/embed/FYUK_8cjN50" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

po tentei explicar isso no que acabei de responder e não vi o topico até o fim

anyway Wink

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1161
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por CBass Seg Jul 18, 2011 12:06 pm

dalton_lopes escreveu:faz tempo q essa situação nao acontece comigo, mas sabe quando alguem te pergunta uma coisa, do nada, e vc fica refletindo? pois eh!

um caso clássico: agente começa a pegar a manha de oitavar, fazendo um ritmo Dance... e vem oitavando... dai chega uma hora q vc quer terminar na nota mais grave e acaba terminando na mais aguda... terminou certo, mas nao na oitava q vc queria e q ficaria melhor.

eu percebo por ai q tem baixistas q pouco se importam com isso. no meu caso, eu toco na igreja e quase sempre eh black ou gospel. eh peso o tempo todo. se eu nao tocar notas graves e ainda faze-las soar, de modo que dê pra entender a nota tocada, a musica nao flui como se deve. dai tem um outro baixista na igreja q estuda classico e soh fica no classico. o cara nao usa a sizona pra nada e mal rela na mi e toca musicas no mesmo estilo q eu. o que seria isso? gosto pessoal? falta de percepção?

Cara, acontece o mesmo comigo, como estou começannnndo a tocar contrabaixo, já cheguei pro cara e perguntei se tava fazendo errado e talz... mas a Sonoridade fica boa!! ele mesmo disse isso pra mim, me disse que era o estilo de cada um, no mais, fiquei feliz.

Sobre o tópico eu faço Ghost Nots, scratch mas depende da situação...

voltou ao dilema....

____________________________
Quanto mais estudo, Mais descubro que sei pouco... study
CBass
CBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por dentinhoATL Seg Jul 25, 2011 2:06 am

o que eu tenho a dizer ja foi dito...depende muito do riff que vc está tome cuidado para que naum fique muito pesado ow mto leve...feche os olhos e sinta que na hora vc vai saber exatamente o que fazer...Wink
dentinhoATL
dentinhoATL
Membro

Mensagens : 7
Localização : Apucarana(paraná)

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Edão Seg Jul 25, 2011 9:32 am

dalton_lopes,
Acredito que o mais importante numa linha de baixo seja você construir uma boa melodia para a música, ou usando frases curtas (groove), em contra-ponto, ou uma melodia mais elaborada com aproximações, inversões e tal, ou usando ostinato ou fazendo uma "cama" harmônica com tônica e quintas, tríades ou tétrades, tônica e oitava (s). Enfim, a música sugere uma melodia, ela pede, daí vem a capacidade do musico em incrementar, com bom gosto, o que já está predito.
Arte cumpadi, por isso música é Arte. A idéia, e você sabe disso, é fazer (falar/tocar) bonito, bem feito, com bom gosto, um negócio bom de se ouvir. IMHO.
Ah! e nem sempre o que a gente quer fazer (levar racionalemte as notas prá cá ou pra lá) é o que deve ou deveria acontecer sonoramente, entende? Por isso a música flui. study
Isso tudo pra música popular
Especificamente pra música clássica, as linhas musicais são compostas por inteiro e o uso de oitavas e quintas não é livre, pois outros instrumentos utilizam as regiões em que estas notas vão se apresentar. Cada instrumento tem uma linha "sem interferir" na linha dos outros instrumentos. Não se pode tocar oitavas e quintas livremente.
Se algum mísico erudito tiver por aí, por favor contribua.
Voltando a música popular. Quando tocamos com um pianista, violonista ou tecladista o cara tem que respeitar a região dos graves pra gente poder trabalhar, simples assim? Claro que não, então como vamos criar linhas melódicas em grupo sem estar tudo escrito, quando não está escrito? Intuição, posso até usar essa palavra, ou por outra, no nosso jargão: ouvido.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1952
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo? Empty Re: O que é mais importante(prioridade) numa linha de baixo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos