Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Masterização pelo Gravador de Rolo...

+5
malka_aff
Alexandre Lopes
Gomba
Claudio
Mateus Bass
9 participantes

Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Mateus Bass Sex Fev 04, 2011 6:24 pm

Galera, não achei nenhum resultado de tópico existente aqui no fórum, mas queria saber...

Alguém aqui, masteriza pelo Gravador de Rolo???

Abraço! Wink
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Claudio Sáb Fev 05, 2011 12:41 am

Mateus Bass escreveu:Galera, não achei nenhum resultado de tópico existente aqui no fórum, mas queria saber...

Alguém aqui, masteriza pelo Gravador de Rolo???

Abraço! Wink

Exceto o amigo Maurício Expressão, que nasceu no sexto dia do Gênesis, acho que poucas pessoas neste Fórum era nascidas quando ainda se Masterizava para gravador de rolo. A primeira fita demo que gravei foi em 1985 e a Master foi transferida direto do ADAT para a fita K7, não lembro de estudios aqui no Rio utilizando gravadores de rolo pra fazer esse trabalho.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Gomba Sáb Fev 05, 2011 12:49 am

Alguns estúdios ainda gravam com rolo se o cliente pede, mas depois tudo é digitalizado...

É um porre trabalhar com fita...


Última edição por Gomba em Sáb Fev 05, 2011 10:23 am, editado 1 vez(es)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Mateus Bass Sáb Fev 05, 2011 9:35 am

DIZEM, que dá um gás no áudio quando você passa pro gravador...

Tem indicações de fitas melhores, com um Custo/beneficio bom para esse serviço?

Abraço! up
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Alexandre Lopes Qua Abr 13, 2011 10:26 am

Mateus, este processo de masterização por fita de rolo é para deixar o audio mais vintage, recurso muito usado em bandas de rock n roll e blues.

O processo é gravar tudo digitalmente, mixar, e na hora de fazer a mascara de masterização utilizar o rolo.

Com isso você consegue dar um "colorido analogico no audio" coloca caracteristicas de fita magnética que só atravez desse processo é possivel.

Para usar este recurso, tem que se ter um bom pré valvulado para empurrar o som (Avalon)e um bom gravador de 1/2 polegada com cabeçotes novos e fitas novas.

E só depois de ter feito diversas mascaras de masterizações, da para escolher a qual se encaixa melhor no contexto da gravação. É um processo pouco usado nos dias de hoje.

Abraço





____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por malka_aff Qua Abr 13, 2011 10:29 am

Matanza gravou o último CD deles tocando no estudio juntos e no rolo. Sem muita mixagem.
Pelo menos é o que eles dizem né Smile

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por bodhan Qua Abr 13, 2011 1:19 pm

...nossa! Trabalhei como engenheiro de som entre os anos de 1985 até 1995. No estúdio onde trabalhava, a master era em rolo de 1/4, usávamos um Revox. Som fantástico, bem melhor do que o DAT ...
Masterização pelo Gravador de Rolo... Audio_tape_revox_pr99-203

Já saí da área, estou completamente desatualizado, mas deve ser legal ainda gravar e mixar e rolo. Para sons de bateria e percussão dizem que o rolo tem seu charme, suas particularidades. Eu gosto muito e recomendo!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Mateus Bass Qua Abr 13, 2011 4:24 pm

Alexandre Lopes escreveu:Mateus, este processo de masterização por fita de rolo é para deixar o audio mais vintage, recurso muito usado em bandas de rock n roll e blues.
O processo é gravar tudo digitalmente, mixar, e na hora de fazer a mascara de masterização utilizar o rolo.
Com isso você consegue dar um "colorido analogico no audio" coloca caracteristicas de fita magnética que só atravez desse processo é possivel.
Para usar este recurso, tem que se ter um bom pré valvulado para empurrar o som (Avalon)e um bom gravador de 1/2 polegada com cabeçotes novos e fitas novas.
E só depois de ter feito diversas mascaras de masterizações, da para escolher a qual se encaixa melhor no contexto da gravação. É um processo pouco usado nos dias de hoje.
Abraço


Assim cara, queria tentar fazer isso do modo mais barato possível, só pras minhas gravações mesmo, não tou falando de estúdio Top não, até pq ainda estou trabalhando com placa onboard...
O gravador, eu tenho um Sony com 3 cabeças, ainda funcionando...
Pré, eu tenho um medíocre-razoável Behringer da mesa xenyx2222fx
Então, queria fazer isso de um modo caseiro, mas que obtivesse alguma funcionalidade do rolo.

Abraço!
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Rafael FindanS Qua Abr 13, 2011 4:44 pm

Pega uma mesa Tascam, que grava em fita k7. Meu Porta Studio 424 grava em k7 e dá uma ar bem vintage. Depois da captação, tu passa para a mixagem em digital.

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por rodsom Qua Abr 13, 2011 7:43 pm

só uma curiosidade, na gravaçao em rolo da pra captar tudo separado e mixar separadamente depois de gravado, igual é hoje?

____________________________
arrocha, arrocha.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Abr 14, 2011 10:00 am

Mateus Bass escreveu:Assim cara, queria tentar fazer isso do modo mais barato possível, só pras minhas gravações mesmo, não tou falando de estúdio Top não, até pq ainda estou trabalhando com placa onboard...
O gravador, eu tenho um Sony com 3 cabeças, ainda funcionando...
Pré, eu tenho um medíocre-razoável Behringer da mesa xenyx2222fx
Então, queria fazer isso de um modo caseiro, mas que obtivesse alguma funcionalidade do rolo.

Abraço!

Matheus, se não for para usar um bom gravador, com bons cabos, boa interface e um bom pré, melhor não fazer te explico o porque ...

Neste ping-pong de tira do PC (digital) >> Passa para analogico (Rolo) >> Volta para o PC (digital) vai ter muita perca, então no seu caso acaba não sendo vantajoso.

Acho que nos dias de hoje, principalmente para quem tem mini-micro-home studio igual Eu, Você e tantos outros aqui do forum, masterização tem que ser "in box" ou seja no dentro do PC, utilizando somente processos digitais.

De todos os plugins que já tive a oportunidade de usar (waves, izotop ozone) o T Racks 3 se demonstrou anos a frente de qualquer outro plugin de masterização para home studio.

Um cara que manja muito de gravação e masterização é o Felipe Lisciel, no youtube tem varias video aulas dele, o cara consegue resultados animais tudo "in box" comecei a usar o T Racks depois de assistir os videos dele.

Abraço.

T-Racks compressão paralela separando frequências. rock



Masterização - Passando no Rolo


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Abr 14, 2011 10:13 am

rodsom escreveu:só uma curiosidade, na gravaçao em rolo da pra captar tudo separado e mixar separadamente depois de gravado, igual é hoje?

Sim, da para gravar separado os canais e depois juntar tudo na mix/master ... O processo é totalmente artesenal, para conseguir um fade in / fade out, tem o jeito certo de cortar a fita em diagonal. Depois tinha que usar cola, unindo a fita recortada para o fade com a fita virgem.


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Mateus Bass Qui Abr 14, 2011 2:27 pm

Conheço o Felipe Lisciel, o cara pra mim, é f***!!!
Já assisti todos os vídeos dele.
Já uso o T-racks 3 por indicação do felipe, e gostei.

Dá uma olhada nesse plugin da Universal Audio
http://www.uaudio.com/store/special-processing/studer-a800-tape-recorder.html
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Abr 14, 2011 5:37 pm

Mateus Bass escreveu:Dá uma olhada nesse plugin da Universal Audio
http://www.uaudio.com/store/special-processing/studer-a800-tape-recorder.html

Este plugin precisa ter um hardware proprietário para funcionar (processador DSP) igual aos DSP Farm do Pro Tools.

Requires a UAD-2 DSP Accelerator Card available from authorized dealers worldwide.

Com esse negocio de processadores de 64-bit, a tecnologia DSP de hardware/software evoluiu muito rapido, andei olhando uma demo do A800 e achei bem legal, mas acho que é possivel chegar em resultados muito proximos com o T Racks, porque a unica coisa que senti na comparação da demo com o plugin (Enable) é um brilhozim. rabbit


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por lisciel Seg maio 02, 2011 9:38 pm

Ninguém hoje em dia está "arriscando" trabalhar com o Rolo. o meu Akai 4000DS não é um gravador adequado pra esse serviçø, além de problemas mecanicos, gera muito ruido, e descalibra toda hora, de 6 em 6 meses façø aquela calibração dos trim pots, pra ajsutar a distorção.

Mas o som do bixo é maravilhoso, ele encorpa muito a batera, deixa ela mais no fundo, uma impressão de que a música já existia e não foi gravada agora, saca?

Não são todos os clientes que aprovam, apesar de pedirem, logo já reclamam dos microGaps gerados pela fita.

ahn em falar da fita, praticamente impossivel comprar a Quantegy Master Gold Bundle 499.

Se tentarem economizar, provavelmente não vai ter um restultado satisfatório. da forma que eu faço, foi a que encontrei de fazer isso mais barato possivel.

grande abraçø a todos.
felipe@lisciel.com
lisciel
lisciel
Membro

Mensagens : 7
Localização : RiodeJaneiro

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Alexandre Lopes Ter maio 03, 2011 5:46 pm

^ Felipe, seja bem vindo ao forum! up

Anda digitando seu nome nas buscas do google né rapa? rsss Pesquisando

Estava falando para o Matheus ... Se não usar algo para empurrar o sinal com qualidade e ter um bom gravador de rolo é melhor nem fazer.

Vê se aparece mais vezes na área .... Seria legal que abrisse um tópico sobre o T-racks 3, para trocar umas idéias sobre essa ferramenta de masterização.

Parabens pelo excelente trabalho vem realizando no youtube.

Abraço.



____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Mateus Bass Ter maio 03, 2011 6:38 pm

Acompanho o Felipe a muito tempo... Os vídeos são recheados de dicas, realmente muito bons!

Em relação ao gravador, o meu é um Sony Tree Head bem velhinho mas ainda aguenta o tranco...
Abraço!
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por lisciel Qua maio 04, 2011 8:20 am

hahahha na verdade sempre tem um "informante" que manda um email "tem gente falando disso ou daquilo nesse forum" ai eu entro e tento esclarecer algumas coisas, hehehehe.

Tamos ai.

um abração a todos, vou desenvolver um conteudo legal pra poder add com o T_Racks. assunto complexo e exige experiencia e ouvido

____________________________
felipe@lisciel.com
Produtor Musical, Consultoria de audio - captação & tratamento.
lisciel
lisciel
Membro

Mensagens : 7
Localização : RiodeJaneiro

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Alexandre Lopes Qua maio 04, 2011 11:22 pm

^ Fmz Felipe, assim que possivel abra um tópico para fazer abordagem sobre o T-Racks, tenho certeza que vai ajudar muitos aqui.

Até breve ...

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Masterização pelo Gravador de Rolo... Empty Re: Masterização pelo Gravador de Rolo...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos