Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mesas de gravação digitais

4 participantes

Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Qui Jan 06, 2011 12:16 pm

Pois é, galera! Tô abrindo esse tópico pra pedir ajuda, desabafar, evitar “suicidar” uma certa pessoa e ver se alguém aqui me dá uma luz...
Com a possibilidade de abertura do estúdio, vi uma ENORME necessidade de modernizar a aparelhagem que está lá, parada há trocentos anos. Principalmente na parte de gravação e produção. Meu sócio insiste no MAC, mas eu prefiro o PC, por razões óbvias ($$$$$)!!!! Minha limitação está restrita à casa dos R$ 6 mil, no momento.

Então... como eu odeio quando alguém começa uma frase com "então...", lá vou eu:

Então... galera!
Eu estava procurando uma mesa de gravação digital para o estúdio que, obviamente, precisa de qualidade sonora e praticidade. Por enquanto, não precisamos de mais de 16 canais de entrada, mas a gravação simultânea de pelo menos 8 é fundamental. Conectividade com o PC/MAC também é fundamental, pois LogicPro ou SONAR são as ferramentas de trabalho.

Comecei por uma que já conhecia a qualidade, a Yamaha 01V. Principalmente porque consegui uma muito barata e aqui no Rio. A mesa está em perfeitas condições. São 16 canais, vários efeitos internos, 99 memórias de cena, qualidade impecável.
Mesas de gravação digitais 01v
Mesas de gravação digitais Makebigimage-3902760d3b9514655b89223dc65bec18

Porém a 01V necessita de uma placa interna que possibilite esse bate-papo com o PC, pois ela não tem interface USB/Firewire. Tem essa conexão TO HOST, que me informaram que é pra conectar com PC, mas via o que? Nem imagino...
Mesas de gravação digitais 2869154121_6cb38c763e

Ela se utiliza de uma interface RS-422 pra conexão via SERIAL com o PC. Mas, segundo me informaram, eu precisaria de um aparelho que convertesse os dados da RS-422 para RS-232, que é o padrão na maioria dos PC’s, ou conseguisse uma placa interna com RS-422. Ou seja: mais despesa. Essa 01V que consegui já tem a placa de expansão, se não me engano uma MY8AT ou MY16AT.
Ou essa placa MY16-mLAN, que conecta via firewire.
Mesas de gravação digitais Yamaha_my16-mlan

A 01V foi substituída pela 01V96 que posteriormente foi substituída pela 01V96-VCM. Ambas tem conexão USB, mas ninguém soube me informar se ela grava multicanal simultâneo via USB, nem se aceita controle vai PC.
Mesas de gravação digitais Yamaha%2001V96V2-720


Outra possibilidade que apareceu foi a MACKIE D8B, com 24 canais e que já é um “computador”. Porém, ninguém soube me dizer se há possibilidade de conectá-la à um computador externo para controle total via software. Vou tentar ver essa mesa funcionando hoje à noite. Mas pelo que consegui descobrir, já é aparelhagem fora de linha. Me parece que ela precisa de um HDR-96, que é um gravador de HD da MACKIE.
Mesas de gravação digitais D8btop
Mesas de gravação digitais Mackiept_screens
Mesas de gravação digitais Mackie_d8b_noflash


Me indicaram a PRESONUS STUDIOLIVE 16.4.2, porém não conheço a qualidade da PRESONUS. Mas pelas especificações no site, ela tem vários efeitos internos também, aceita conexão PC/MAC via USB para gravação multipista, mas não sei como é a manutenção e etc... Porém consegui uma dessas ZERO, mas vem de outro estado pra mim por um valor nào tão absurdo.
Mesas de gravação digitais 1600-StudioLive16_angle
Mesas de gravação digitais Presonus_studiolive-16.4.2_a1
Mesas de gravação digitais Presonus_studiolive-16.4.2


Vi também a ZOOM R-16 que parece ser uma boa opção, mas tem quer vir “importabandeada” pra se conseguir, pois não achei pra venda no mercado.
Mesas de gravação digitais 600773

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Gomba Qui Jan 06, 2011 12:42 pm

Profire 2626 + 2 adat behringer...

Pelo que eu sei, essa 01v funciona como uma adat. Não é bem uma intereface que ligue direto no pc. Verifica aí se ela tem saída óptica, só pra confirmar minha suspeita.

E essa mackie eu acho que ela é só pra você controlar o mixer do teu DAW fisicamente. Também não é interface pra você plugar instrumentos no pc...

Já, se você for usar o estudio também pra ensaio, profire 2626 + 01v funcionando como adat e mesa de som ou você compra duas del 1010, e uma mesa com 24 canais tendo todos eles direct out...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Claudio Qui Jan 06, 2011 2:06 pm

^ Só preste atenção num detalhe: É necessário que os direct-outs sejam ligados a circuitos independentes. Existem mesas onde você tem o direct-out em circuito compartilhado onde quanto mais instrumentos você pluga, mais a qualiade do sinal cai.

Acho que a Zoom-R16 só tem Mail L/R de saída.

A PRESONUS STUDIOLIVE parece ser uma excelente opção... é necessário ler o manual pra saber se um plug de insert pode ser transformado em line-out como nas Makies.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Qui Jan 06, 2011 3:57 pm

A 01V pode ser controlada por computador e funcionar como interface de gravação. O problema é o preço da conexão firewire...
Comprando as duas usadas, fica praticamente o preço de uma PRESONUS zero.

Olha isso:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/TKcznV_LIm4?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/TKcznV_LIm4?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Qui Jan 06, 2011 4:18 pm

Gomba, ela tem in e out otico, mas tem uma placa específica pra conexão com ADAT. A Yamaha tem essa mania...
A mesa vem com um software próprio da Yamaha pra conexão e controle de estudio. Acho que é Yamaha Studio Monitor ou algo assim.

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Gomba Qui Jan 06, 2011 4:38 pm

mas não dá pra plugar ela via optico numa interface não, de forma que ela funcione como um adat?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Qui Jan 06, 2011 5:05 pm

Não sei! Ela não tem unidade de armazenamento pra informacão de audio gravada. Só pras memórias de cena de gravação e mixagem. Ela é um mixer cheio de frescuras. Boa pra som ao vivo, mas também boa pra gravação. Tem compressor, equalizador, reverb e delay próprios, selecionáveis por canal.
Ela pode ser ligada num ADAT ou semelhante pra armazenar o que passar por ela, e TUDO pode ser controlado via computador, mas precisa da conexão firewire ou RS-422. O galho é que precisa das tais "placas de expansão" Mini-YGDAI (seja lá o que isso signifique). Essas são as placas disponíveis pra 01V. Pras 01V96 e 01V96-VCM tem mais ainda...

MY4-AD 4 AD Card - 24bit
MY8-AD 8 AD Card - 20bit
MY8-AD24 8 AD Card - 24bit
MY8-AD96 8 AD Card - 24bit
MY4-DA 4 DA Card - 20bit
MY8-ADDA96 8 AD/DA Card - 24bit
MY8-AE 8 AES/EBU AES/EBU Interface Cards 24bit
MY8-AT 8 ADAT ADAT Interface Card 24bit
MY8-TD 8 TASCAM TDIF Interface Cards 24bit
MY8-mLAN 8 IEEE1394 mLAN Interface Card 24bit
MY16-mLAN 16 IEEE1394 mLAN Interface Card 24bit

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por andremega Qui Jan 06, 2011 6:10 pm

fique atento, pois nem todas as mesas controlam daw ou possuem faders motorizados. Nem cogite comprar uma que nao os tenha.

Portanto, descarte a Presonus e as 01 mais antigas, principalmente modelos promix.

Existe uma mesa digital da phonic: tem faders motorizados mas nao controla daw. Esquece.

A D8b, até onde sei, é beem cara. Não sei se é o caso. Tb nao confirmo se pega DAW ou nao.


Conselho? Vá numa loja e pegue uma 01v96 zerada e bota tipo, 3 vezes. A vista certamente vai ficar perto desses 6k ai.

Procure a placa de conexao digital ,de preferencia com a expansao de mais 8 canais adat. SE der, pega logo a que conecta em 96khz, mas não é mandatário (lembrando que a 96k ela transmite somente 4 canais e não 8 )

Coloca uma interface presonus ou maudio seia uma boa... mas cuidado com o barramento firewire! É meio instavel.

O Nando tava vendendo uma ddx1632. Acho que ela controla daw e pode ter saida ADAT tb. Ve com ele.


andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Sex Jan 07, 2011 11:15 am

Xará...

A 01V96-VCM zerada por aqui tá saindo na casa dos 7 a 8 mil.
A que eu achei usada tá perfeita, tem os faders motorizados e tá menos da metade disso. Com a interface firewire (essa tá zerada e com nota), não chega a 5 mil.
A Firewire transmite 16 canais, mas não faz isso na 01V, que é limitada a 8 canais. Da 01V96 em diante essa limitação não existe.
Alias, 5 mil é bem próximo do preço da D8B (usada), que aliás está o mesmo preço da Presonus Studiolive (zerada).
Mas realmente a Presonus não tem faders motorizados... Desagradável... Já começou a cair no meu conceito.

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por andremega Sex Jan 07, 2011 1:12 pm

a presonus nao vale nao. Ela usa os leds dos pots, se nao me engano, pra marcar posicao. Pra efeito de instrumento é bom, mas para uma mesa é de pobreza impar. Pra mim, ela se torna cara e inútil, pois a melhor parte da mesa digital é o fader motorizado. E isso um controlador behringer de 600 pilas tem. Sem eles, melhor opção é um bom mixer analógico e uma interface razoavel como conversor.

Eu gostei dessa d8b ai.. mais informações?


Agora, a 01v96 é a melhor opcao sim. Ainda mais se vc pegar com essa placa firewire. Só nao vai usar no protools, eu acho. Mas perfeita pra nuendo e cubase.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Sáb Jan 08, 2011 11:13 am

Estive ontem na casa do Ricardo vendo a d8b.
É uma senhora máquina! Bem grandinha e é, na verdade, um PC (acho que um Celeron 300) rodando Windows 2000, com um software prioritário. Tem um sistema de cabos que interligam a mesa com o PC. Tem 12 pré-amps que, segundo ele, são os melhores que ele já trabalhou.
A mesa pode ser toda controlada pelo mouse também.
Ele disse que pelo menos 2 discos deles foram gravados nessa mesa.

Mais infos sobre ela NO SITE www.mackie.com/products/d8b_v5.

Aliás, tive o prazer de conhecer o estudio dele, que é FANTÁSTICO.
Quando voltar lá, vou fazer umas fotos pra vocês...
Ele está trabalhando com uma C24, mas já vai receber uma SSL.
Me mostrou as 2 últimas gravações dele: Aline Barros (o CD está espetacular) e um garoto do RS que ele não quis me dizer o nome, mas que também canta demais!
Ter o prazer de passar na estrada do estúdio com todos aqueles discos de ouro e platina, e ainda ver os 2 Grammy do lado da mesa (aliás, os 2 Grammy foram gravados lá mesmo) foi uma sensação indescritível!

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por andremega Sáb Jan 08, 2011 12:42 pm

mas ele usa como controladora tb? Vi que essa é uma dificuldade recorrente nos foruns. E, porestar fora de linha, qualquer defeito se torna dor de cabeça

Mas do que vi dela achei muito legal. MAs as que vi são mais caras que a 01 nova.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Sáb Jan 08, 2011 12:56 pm

Como ela é projetada pra isso e tem hardware e software próprios, ela controla tudo.
O que eu ainda não sei é COMO posso usar ela e ao mesmo tempo interferir nas trilhas de audio com afeitos externos, etc, etc, etc...

Acho que vou mesmo ficar com a 01V.

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 1:04 pm

^

Cara, a mesa é mais pelo fato de que você vai usar o estúdio pra ensaios também, né? Porque eu ainda prefiro o esquema de interface externa...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por andremega Sáb Jan 08, 2011 1:04 pm

vai ter q fazer um ninho de mafagafos com idas e vindas de cabos oticos e analogicos... e a trilha processada será gravada em outra pista na daw.
Acho que dá pra fazer usando o send da placa de som, mas ai teria que ver a placa e o e/s da mesa.

Ou entao usa a mesa para mixar e manda pro pc só a saida LR, 5.1, ou seja: o audio pronto.


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por andremega Sáb Jan 08, 2011 1:08 pm

Gomba escreveu:^

Cara, a mesa é mais pelo fato de que você vai usar o estúdio pra ensaios também, né? Porque eu ainda prefiro o esquema de interface externa...


Nesse ponto eu sou meio antigao: gosto de faders e prés na mesa.

A mackie e a 01v tem prés superiores a boa parte das interfaces de audio. Até a 2626, que tem bons prés, é limitada: o knob dela é péssimo, pois não dá um efeito linear.

Outra: mixar numa mesa eu acho mais confortável do que no mouse. ao menos diminui as dores da minha LER!!

andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 1:13 pm

andremega escreveu:Nesse ponto eu sou meio antigao: gosto de faders e prés na mesa. Outra: mixar numa mesa eu acho mais confortável do que no mouse. ao menos diminui as dores da minha LER!!
E realmente é outro feeling mesmo.

andremega escreveu:Até a 2626, que tem bons prés, é limitada: o knob dela é péssimo, pois não dá um efeito linear.
M-Audio é assim desde que me entendo por gente.

--

Nesse caso eu iria de 01v96 então... Só não tá muito claro pra mim a forma como ela comunica com o pc...


Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Sáb Jan 08, 2011 4:35 pm

COnversei com um cara da Yamaha hoje e ele me disse que atavés da USB ela consegue transferir 8 canais em real time pro PC, o que me pareceu interessante. MAs isso não acontece nas mais antigas 01V, que nem tinham USB.

Com a placa firewire e a 01V antiga, eu consigo passar 8 canais simultâneos via firewire, mas não mais que isso!
Mas posso usar os VST nas trilhas gravadas, o que é um grande adianto!

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Gomba Sáb Jan 08, 2011 4:39 pm

Acho 8 canais pouco. Mas você pode usar ela e botar mais uma interface externa, tipo a 2626. A 01v consegue controlar todas as pistas abertas no DAW com os faders ou só os oito endereçados a ela?

Se te interessar, posso te passar o contato de um conhecido que tá (ou tava) vendendo uma digi 002 rack (e acho que tá (ou tava) vendendo a 01v dele também). Ele usava no estúdio dele essa dobradinha da 01v + digi 002 rack.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por andremega Sáb Jan 08, 2011 6:14 pm

olha, acho q assim vira gambiara.

O que eu faria:

1- interface para opc via 2626 (é instavel, né?)ou light bridge (bom, tb nao é das mais estaveis, mas tem opções de outras marcas no mercado). Basta ter, ao menos 2 entradas ADAT (3 seria melhor)

2- pra não perder os 4 canais com entrada somente em linha, colocaria um preamp pendurado em cada par deles. A mesa trabalharia com 14 preamps, algo bem razoavel.

3-ai, se precisar de mais 8 canais, ada 8000 nele, pq é barato. Mas precisa da 3a porta adat no pc.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Andrezinho Dom Jan 09, 2011 10:25 am

Gomba... Pra gravação, acho que 8 simultâneos são razoáveis, já que o máximo que vou usar pra microfonar a bateria seriam os 8 mesmo.
Depois entrariam as outras coisas (baixo, teclado, violões e guitarras, voz, backing vocals, sopros, etc.).
Só se fosse rolar uma gravação "ao vivo" no estudio, mas ai eu tenho a Fast Track Ultra que me daria mais 8 entradas.
Como a 01V tem 16 canais de entrada, poderia microfonar a bateria endereçando até 2 canais pra cada out (tipo: bumbo no 1 (indo pra track 1), caixa no 2 (indo pra track 2), tons em 3 e 4 (indo pra track 3) prato 1 no 5 e prato 2 no 6 (indo pra track 4) e ainda me sobrariam 4 canais pros MIC's e a fast track ultra pra mais 8, onde poderia colocar os instrumentos.
E sem excesso de gambiarras...

Me passa o tel dele sim! Se o preço dele for bom e a 01V for pelo menos a 96 (de preferência a 96-VCM), a gente pode arrumar a parada com ele, afinal essas duas endereçam pro PC/MAC os 16 canais simultâneos.

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mesas de gravação digitais Empty Re: Mesas de gravação digitais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos