Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

+20
Mike_
cardozo
warZ
miqueias
ark racing
LuizFelipe.Jolo
fheliojr
Masteles
fegt5000
Licas
Djabass
Guilherme Lizardo
Bhernardo
Fernando Zadá
Eliezer (Zé)
juniorbass
wellrod
sales100
NandoRondelli
Henrique Alencar
24 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Ter Dez 28, 2010 11:41 am

Bem, estou abrindo estó tópico para falar sobre esses quatro assuntos e outros mais que vinherem a aparecer, quero levar esse tópico da mesma maneira que levei o de formação de acordes http://bass.forumeiros.com/t4075-formacao-de-acordes então a participação dos membros é essencial para tornar o tópico didático.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por NandoRondelli Ter Dez 28, 2010 11:55 am

4 assuntos que convergem em um ponto: a importância de conhecer intervalos.

E para os baixistas, que muita vezes são desvalorizados em relação a (a?à?) teoria, são tópicos bastante importantes.

Escolher algumas notas certas em determinados momentos da música pode ter muito mais valor do que tocar com técnica extremamente apurada, e pra isso a teoria é fundamental. Do contrário, vai ser tônica e quinta forever.
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Ter Dez 28, 2010 12:15 pm

Para começar vou colocar alguns desenhos de escala maior, no tom de Sí:

Começando com o dedo 2 (médio):
Ordem dos dedos: 4, 2
------------------4, 2, 1
------------------4, 3, 1
Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Baixo01
Começando com o dedo 1(indicador):
Ordem dos dedos: 4, 2, 1
------------------4, 2, 1
------------------2, 1
Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Baixo02
Começando com o dedo 4 (anelar):
Ordem dos dedos:4
-----------------4, 3, 1
-----------------4, 2, 1
----------------------1
Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Baixo03

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Ter Dez 28, 2010 12:17 pm

É isso aí Nando, eu abordei os intervalos de uma forma de simples nesse tópico: http://bass.forumeiros.com/t4075-formacao-de-acordes
Fica a dica para quem tiver dificuldade, é melhor começar por esse tópico de formação de acordes para depois vir para este.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por sales100 Qua Dez 29, 2010 12:26 am

Excelente topico Henrique...
Tou estudando modos e tou perdido numa questão...
Vamos supor uma musica em Em com a progreção: Em G C Bm
então eu posso ficar improvisando num modo de Em, lidio por exemplo sem levar em conta a progreção, e depois passar pra um jonio por tb sem levar em conta a hora q a progreção muda de nota?

Supondo é claro q o modo q eu escolhi combine com a musica...
sales100
sales100
Membro

Mensagens : 108
Localização : Nordeste

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por NandoRondelli Qua Dez 29, 2010 12:43 am

sales100

A progressão toda está dentro do Campo Harmônico de Mí menor, ou Mí eólio, que são "a mesma coisa".

O que você quer fazer é improvisar pensando individualmente em cada acorde, sem se prender a apenas uma escala (Em), é isso?

Pensando num contexto de solo mais livre, ou seja, sem ter que se preocupar com outras melodias, você pode basicamente usar qualquer modo maior para acordes maiores, e menor para acordes menores, usando o ouvido para descobrir o que funciona.

No caso, você cítio o lídio, que é um modo maior, já chocaria com o acorde menor (não que algo seja "proibido", mas seria uma sonoridade beeeem exótica rs)

Modos menores: Dórico;Frígio;Eólio
Experimente usar cada um desses sobre o acorde de Em

Modos maiores: Jônio, Lídio, Mixolídio
A mesma coisa, sobre o acorde de G.

Fazendo o mesmo com os outros acordes. Além dos modos você pode usar pentatônicas, escalas menores harmônica e melódica, arpejos.

Enfim, o lance mesmo é usar o conhecimento como guia, mas tentar não soar como um amontoado de todas as notas do mundo, fica parecendo um exercício.

Procure encontrar relações entre os acordes também. No caso citado, por exemplo, utilizar o modo mixolídio do acorde de Sol, vai soar legal pois prepara o acorde subsequente. Já o modo dórico no Sí menor pode soar estranho pois vai ter o G#, que é terça maior de E, e a tonalidade é Em.

Enfim...no limits!
Tem que ir tentando e explorando. Bebe

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por sales100 Qua Dez 29, 2010 12:56 am

NandoRondelli escreveu:sales100

A progressão toda está dentro do Campo Harmônico de Mí menor, ou Mí eólio, que são "a mesma coisa".

O que você quer fazer é improvisar pensando individualmente em cada acorde, sem se prender a apenas uma escala (Em), é isso?

Na verdade é meio q o contrario, tipo o tom é Em, então como vc disse seria legal utilizar modos menores do Em,
frigio por exemplo, mas quando passar pro G q é maior no caso vou ter q utilizar um modo maior como o jônio,
a questão é : Quando passar pro G eu faço o Jônio de G ou o Jônio de Em?

De uma forma mais geral quando na progreção passar da nota tonica pra alguma outra, eu posso continuar improvisando usando a tônica como base, ou obrigatoriamente tenho q levar como base a nova nota da progreção??

Deu pra entender a duvida?? Razz
sales100
sales100
Membro

Mensagens : 108
Localização : Nordeste

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por NandoRondelli Qua Dez 29, 2010 1:18 am

Primeira dica: se um dia você estiver respondendo um tópico, tiver um link nele para outro, e você clicar, vai perder tudo que estava escrevendo... acabou de acontecer comigo mad

Mas então é o contrário do que eu falei (interpretação de texto passou longe aqui rs). Nesse caso todos os acordes estão no Campo de Em, então utilize a escala de Em, tomando cuidado com as notas de repouso.

Pensando em modos, seria: Em Eólio, G Jônio, C Lídio, Bm Frígio... mas como são as mesmas notas, acho um esforço cerebral meio desnecessário hehe

Quando passar pro G eu faço o Jônio de G ou o Jônio de Em?
G Jônio, que tem as mesmas notas de Mí menor (eólio).


____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por sales100 Qua Dez 29, 2010 2:11 am

NandoRondelli escreveu:Primeira dica: se um dia você estiver respondendo um tópico, tiver um link nele para outro, e você clicar, vai perder tudo que estava escrevendo... acabou de acontecer comigo mad

Mas então é o contrário do que eu falei (interpretação de texto passou longe aqui rs). Nesse caso todos os acordes estão no Campo de Em, então utilize a escala de Em, tomando cuidado com as notas de repouso.

Pensando em modos, seria: Em Eólio, G Jônio, C Lídio, Bm Frígio... mas como são as mesmas notas, acho um esforço cerebral meio desnecessário hehe

Quando passar pro G eu faço o Jônio de G ou o Jônio de Em?
G Jônio, que tem as mesmas notas de Mí menor (eólio).


Ahh entendi... como são as mesmas notas então bastava mandar um Em Eólio, se eu usar um Em frigio por ex vai acontecer a mesma coisa de coincidir com as notas de outros modos de G, C, Bm...
Qualquer semelhança é apenas coincidencia... hehehe
Então resumindo eu posso fazer oq eu tava pensando... rsrsrs
sales100
sales100
Membro

Mensagens : 108
Localização : Nordeste

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 29, 2010 11:53 am

Sales o Nando matou a charada.
Em breve falarei sobre modos.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 12:53 pm

Gente... vcs pensam nisso tudo na hora que estão tocando?
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 29, 2010 3:27 pm

wellrod
Olha quando comecei a toar baixo tocava em uma banda e fazia as conduções sem saber praticamente nada de música e mandava bem, mesmo sem saber teoria e essas coisas, não errava nem nada mas chegou uma hora que eu quis tocar outros tipos de músicas e quis fazer coisas que eu até então não fazia tais como improviso, harmonia etc, aí pintou a necessidade de estudar um pouco de música. Respondendo a sua pergunta, sim eu penso nisso e em muitas outras coisas na hora que eu estou tocando, mas isso não quer dizer que é só matemática, tem emoção também mas confesso que no início dos estudos de teoria e etc fiquei muito matemático mas pouco a pouco vou botando mais emoção no meu som. playing

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por NandoRondelli Qua Dez 29, 2010 3:33 pm

^Pois é, acho que é normal querer aplicar tudo de uma vez.
Quando eu acho uma frase legal, uso ela em umas 4 músicas seguidas haha. Mas a gente vai achando o equilíbrio.

O interessante de estudar música é que antes de saber algo, você acha que pode fazer qualquer coisa.
Depois que estuda teoria, harmonia, percepção... vc sabe que pode fazer qualquer coisa rs.

O lance da teoria é te ajudar a chegar na sonoridade que você tem na sua cabeça. Mas de vez em quando enfio uns cromatismos no meio das conduções, dou uns harmônicos meio "aleatórios"... às vezes fica legal e eu nem paro pra descobrir daonde veio notme

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 3:34 pm

Hummmm... eu tava pensando nisso... será q isso num tira o prazer da música e a torna um cadimmmm artificial... pensada... matemática... exata?!?!?

Acho a leitura importante... mas pensar em escalas, modos, campos harmônicos na hora de tocar... só se for pra um fim didático... quiser explicar alguma coisa do porque a música calhou de ser daquela forma...

mas usar no dia a dia eu confesso q não uso...

eu tenho umas teorias loucas sobre isso... muitas pessoas gostam de saber onde pisam... (onde tocar)... mas eu prefiro sempre caminhar no escuro, pois o errar muitas vezes pode ficar legal... e se eu sei onde caminhar, geralmente a chance de eu errar vai ser menor... e eu vou acabar me encaixando num padrão musical... tenho muito medo disso... é uma das resistências que acabei criando pra não me aprofundar nesses assuntos... sei que estou errado... acho q nenhuma escola vai ensinar isso... mas é o q sinto a respeito...
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 29, 2010 3:41 pm

wellrod
Você não está errado, se você pensa assim e não tem nenhum tipo de problema em tocar sem saber de escalas modos e etc não existe problema, tanto que eu toquei durante um tempo assim e era tranquilo.
Agora se você está tocando, mais precisamente em público com sua banda e ganhando para isso, e você começar a errar aí é bem diferente, ou você estuda ou pensa em outra maneira para solucionar esse problema.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 3:43 pm

NandoRondelli escreveu:^Pois é, acho que é normal querer aplicar tudo de uma vez.
Quando eu acho uma frase legal, uso ela em umas 4 músicas seguidas haha. Mas a gente vai achando o equilíbrio.

O interessante de estudar música é que antes de saber algo, você acha que pode fazer qualquer coisa.
Depois que estuda teoria, harmonia, percepção... vc sabe que pode fazer qualquer coisa rs.

O lance da teoria é te ajudar a chegar na sonoridade que você tem na sua cabeça. Mas de vez em quando enfio uns cromatismos no meio das conduções, dou uns harmônicos meio "aleatórios"... às vezes fica legal e eu nem paro pra descobrir daonde veio notme

É desses "aleatórios" q mais eu gosto... e o meu medo de ter esses conhecimentos todos em mente vem justamente daí... da minha RAZÃO tirar a minha criatividade... de tirar a minha "escuridão"... de tirar as minhas chances de tentar... sei lá... é um caminho meio louco e contraditório de se seguir... não aconselho ninguém a seguir isso... mas é o q gosto de fazer... é meio um sentimento de vai tirar o meu "prazer" de tocar, de desbravar o desconhecido... enquanto a música permanece desconhecida pra mim ela é mais atrativa... mas isso é só uma posição pessoal hein gente... num tô dizendo q tô certo naum... se a pessoa sente q estudando os horizontes dela vão se abrir, que siga em frente...

Tem uma histórinha q eu ouvi, acho q do Nelson Faria... não me lembro se foi ele... a respeito de uma gravação q ele participou com o Nico... aí tinha uma parte da música q os caras simplesmente travaram... não sabiam pra onde ir... um dizia q segundo tal conceito a nota q deveria ser tocada era tal... e o outro brigava q era outra nota... e nada dava certo... e o nico lá quietinho na dele... só olhando a briga rolar...

aí depois de tanto brigarem ele falou... a gente pode tocar agora? vamos fazer um SOL...
cheers
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 3:48 pm

Henrique Alencar escreveu:wellrod
Você não está errado, se você pensa assim e não tem nenhum tipo de problema em tocar sem saber de escalas modos e etc não existe problema, tanto que eu toquei durante um tempo assim e era tranquilo.
Agora se você está tocando, mais precisamente em público com sua banda e ganhando para isso, e você começar a errar aí é bem diferente, ou você estuda ou pensa em outra maneira para solucionar esse problema.

pois é... eu nunca senti essa necessidade... já toquei, já gravei... mas sinto mais a necessidade da leitura (que a minha é péssima) do que o conhecimento dessas escalas... o campo harmônico é fundamental... ele já tá meio que intrínsseco... talvez por causa da minha experiência com o violão que foi muito maior que no contrabaixo... não dá pra rolar música nenhuma sem o campo harmônico... posso não saber a fundo sobre todos os campos harmônicos... mas consigo entender a dimensão deles... e a importância deles... mas juro q não penso nessas coisas na hora de tocar... talvez um grave defeito a ser corrigido...

mas quando começam a falar do eólio sobre o mixolídio atrás do dôrico... eu já penso logo em suruba... hehe
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por juniorbass Qua Dez 29, 2010 4:53 pm

muito bom
esse topico cheers
juniorbass
juniorbass
Membro

Mensagens : 72
Localização : pe

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por sales100 Qua Dez 29, 2010 11:49 pm

Concordo em parte com o wellroud, tou querendo estudar musica mais pq tou querendo me profissionalizar e oq o henrique falou é a mais pura verdade...
E tb pq ultimamente eu cheguei num ponto q num tou conseguindo progredir mais do q eu ja consegui, acho q a teoria musical associada com a pratica pode abrirr muito os horizontes...
Mas oq não pode acontecer é deixar de fazer uma coisa q eu to sentindo pra fazer outra coisa pensando no campo harmonico, na escala e tals, exatamente como o wellroud falou... aí faz é atrapalhar, inclusive o nico comenta isso no workshop dele...

Quem puder contribuir com o topico com informaçães preciosas eu agradeço!!! hehehe
afro
sales100
sales100
Membro

Mensagens : 108
Localização : Nordeste

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Eliezer (Zé) Qui Dez 30, 2010 12:42 am

Li uma entrevista do Wooten em que ele dizia que o lance é ver a música como uma linguagem, pois ela é também uma forma de comunicação. Quando falamos não pensamos em regras gramaticais, simplesmente falamos... Mas a gramática é essencial para que possamos nos expressar melhor. E essas regras nós aprendemos na escola, DEPOIS de aprendermos a nos comunicar. Ou seja, o raciocínio é: sem as regras gramaticais podemos nos expressar, mas com elas, nos expressamos muito melhor. Mas se nós não pensamos em gramática quando falamos porque é um conhecimento interiorizado, a coisa deve funcionar da mesma forma na música. É por aí o raciocínio dele, e já vi/ li outros grandes músicos falando coisas parecidas.
Se não me engano, o Nico também falou algo nesse sentido naquele workshop que tem no Youtube...
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 5:52 am

Extato... e pra mim, essa é a parte mais dificil... você adquirir a sua própria voz... conseguir "falar" tudo q vc tá sentindo... sem pensar na forma ou como tá falando... apenas falar...
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 30, 2010 10:24 am

O problema é que muita gente ensina modos e campo harmônico fora de um contexto ai sim fica chato pacas e dificil de aplicar na prática.
To de férias e com preguiça mas depois posto mais aqui sobre isso que é um assunto que curto pacas e acho que com alguns exercicios e utilizações fica desmistificado.
Concordo com o Wooten assisti o video e a didática dele é muito boa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Bhernardo Qui Dez 30, 2010 9:22 pm

Pessoal, to com sérios problemas pra estudar baixo.

Eu toquei com uma bandinha improvisada há duas semanas num festival do meu colégio e tudo mais, e depois desse festival nem encostei mais no baixo (só ontem que voltei a pegar ele pra ver como eu tava e tal, mas nem hoje eu toquei). Estou praticamente sem banda no momento e não estou conseguindo nem inspiração e nem conteúdo pra conseguir continuar a tocar baixo. Eu sei que faltam MUITAS coisas pra eu aprender, mas não me parece algo que eu possa aprender sem professor como fiz com as escalas, modos e campos harmônicos. Queria que vocês me dessem uma luz do que eu posso passar a estudar (se devo fazer exercícios envolvendo esses assuntos mesmo que ja tenha feito alguns) que tenha a ver com o que ta em pauta no tópico pra ver se eu consigo aquela necessidade de tocar Baixo de volta.

Sobre o tópico, é um assunto realmente muito bom que ja me ajudou bastante. Estudando isso eu já aprendi a improvisar do jeito básico e suficiente pro meu nível. Agora to só tentando achar algo novo pra estudar...
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Eliezer (Zé) Sex Dez 31, 2010 7:56 pm

Se o lance for estudar teoria, comece estudando o básico de tudo: intervalos. Compreendendo-os bem, tudo o que vier depois ficará mais fácil e - principalmente - mais claro.
Mas o grande lance mesmo é ter um professor à disposição. Sua evolução será muito mais rápida e seus estudos terão um direcionamento muito maior.
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por wellrod Sex Dez 31, 2010 8:25 pm

Ouça os discos que vc gosta e tente tocar junto... música se aprende com música... Wink
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Guilherme Lizardo Sáb Jan 01, 2011 12:43 am

Bom, não quero fugir do tópico.. mas pode ser interessante para alguns:

Dica 1: Sabendo um tom menor de uma música, elevando-se ele em 1 tom e Meio, temos o seu Grau Relativo Maior.

Exemplo: Am - Relativo de C
Logo, por exemplo todas as notas destes batem muito bem (particularmente gosto de pensar desta forma)

Como já foi dito.. C seria o Jônico e Am seria o Eólio

da mesma forma.. Em é relativo de G

Dica 2:

Botemos deduzir o Campo Harmônico de GM (Sol Maior):

G7+(Jônico) - Am7 (Dórico) - Bm7 (Frígio) - C7+(Lídio) - D7 (Mixolidio)- Em7 (Eólio)- F# Semi Diminuto (Lócrio)


...

Sabendo a progressão de nosso amigo:

Em G C Bm

Poderiamos explorar estes acordes mais ricamente:

Em7 - G7+ - C7+ - Bm7

Isso talvez abra um pouco a cabeça em relação.. a que notas por..

Como exemplo.. a passagem do Acorde de Sol para o Acorde de C, temos 2 tétrades Maiores:
A Tétrade de G7+ é: G (Tônica) - B(Terça) - D(Quinta) - F#(Sétima Maior)
Tétrade de C7+ é: C(Tônica) - E(Terça) - G(Quinta) - B (Sétima Maior)

Sem contar as Quartas(Passagem) e outros intervalos...
logo.. não necessariamente precisamos bater tônica.. tônica.. podemos aproximar com estas notas da tétrades por exemplo.

e digo mais.. solando em Em.. teoricamente você pode bater todas as notas maiores menos o F ( neste caso será F#)


Última edição por Guilherme Lizardo em Qua Jan 05, 2011 12:04 am, editado 2 vez(es)

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Henrique Alencar Sáb Jan 01, 2011 9:41 pm

Fernando Zadá
Traga alguns exemplos de como você ensina campo harmônico, fiquei interessado.

Guilherme Lizardo
Reveja seus conceitos sobre campo harmônico, por exemplo não existe Am (mixolídio) o modo mixolídio é especificamente maior.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 02, 2011 12:20 pm

pode deixar que posto sim. To de molho aqui com uma recaida da minha hérnia de disco mas mais tarde posto com calma.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Bhernardo Dom Jan 02, 2011 2:34 pm

Pra aprender Campo Harmônico, antes eu aprendi as escalas. Devo ter ido um pouco contra o caminho certo, mas conhecendo as escalas e a relação entre elas eu aprendi Campo Harmônico e tudo mais.

Na verdade, eu comecei aprendendo a escala maior (modo jônio) e depois aprendi a escala menor (modo eólio). Depois fui lendo um livro de Teoria Musical que tenho aqui em casa e aprendi o resto das escalas. O interessante mesmo pra mim foi ver que a escala maior não é feita só de sete notas, mas que simplesmente o que acontece é que essas notas vão se repetindo no braço do baixo e a nota da qual você parte pra tocar a escala muda levemente a sonoridade e o formato da escala, além de mudar o nome.

Pra mim, na verdade todos os modos são um enorme modo jônio, ou eólio, ou lócrio...

Edit

...e pensar desse jeito, não sei porque, me ajudou muito a aprender o resto das escalas com mais facilidade. Se alguém fez do mesmo jeito, seria interessante saber =P
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Jan 02, 2011 2:45 pm

Eu fiz do mesmo jeito. Até porque aprendi de forma auto-didata, já tocava violão antes, e aí aprendi primeiro as escalas maior e menor natural. Depois disso fui buscando mais material e aí vi qua a música era MUITO mais do que só essas duas escalas affraid
Aí fui ver campo harmônco, modos e etc. Mas só fui realmente fixar tudo depois que votei LÁ pra base de tudo e fui estudar intervalos Laughing daí recomecei praticamente do zero, pra realmentedigerir melhor tudo isso... hoje em dia, estou às voltas com o aprendizado de leitura de partituras... Estudando


Última edição por Eliezer (Zé) em Dom Jan 02, 2011 2:55 pm, editado 1 vez(es)
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Bhernardo Dom Jan 02, 2011 2:47 pm

Eu também aprendi toda a parte de intervalos e escalas de forma auto-didata, mas ainda bem que o livro que eu usei pra isso era um ótimo professor hahahaha

Eu to pensando em voltar a estudar os intervalos e tudo mais. Eu já entendo eles mas queria realmente incorporá-los. Talvez eu passe pelo mesmo processo que você, coincidentemente HAHAHA
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Jan 02, 2011 2:53 pm

hehehehehe
Pois é, chega uma hora que a gente tem que revisar certos assuntos e voltar à base de tudo, mas isso só ajuda a nos desenvolver e tentar melhorar nossa musicalidade Very Happy Estudando playing
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 02, 2011 3:23 pm

Eu ensino o campo harmônico a partir do conhecimento dos intervalos e da escala maior e menor.
Se pegar a escala maior (ou qualquer outra que deseje) e empilhar terças a partir de cada nota da escala você tem o campo harmônico e os respectivos modos. Na teoria é simples o bacana é associar com músicas simples e tonais para mostrar qual o objetivo e como se usa pois as regras sozinhas sem aplicação não servem pra nada.
E por esse caminho o aluno entende como montar e não só decora os modos e acordes.

Exemplo:

do re mim fa sol la si do

pega o do e empilha em terças:

do mi sol si re fa la

t 3 5 7 9 11 13

o acorde gerado sobre a primeira nota pode ter qualquer uma dessas extensões e se reorganizar linearmente tem a escala maior ou modo jônico.
Basta seguir esse raciocínio com as outras notas e chega-se ao campo harmônico.

Ir pelo caminho inverso acho pouco produtivo pois as escalas geram os acordes que vão harmoniza-la e não o contrário.
Não se esqueçam que isso não foi inventado por alguém mas chegou-se a esse resultado com a utilização e ouvindo o que seria mais agradável, o que varia de período pra período e de estilo pra estilo.

Foi um resuminho rápido que to meio ruim hoje das costas mas qualquer coisa comentem e perguntem que mais tarde posto mais.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Bhernardo Dom Jan 02, 2011 4:19 pm

Eu sei que pode fugir um pouco da linha de estudo, mas pra quem ja sabe os intervalos e os modos gregorianos, eu bolei um exercício MUITO simples pra conseguir decorar os intervalos de cada escala.
É só ir tocando cada nota da escala devagar e ir falando em voz alta o intervalo dela, por exemplo:

C Jônio - Toca C (Tônica), toca D (2ª maior), toca E (3ª maior)...

e por ai vai, com todos os modos. Eu fiz e deu uma boa noção das diferenças entre os modos e o porque eles soam diferentes ;D
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 02, 2011 6:18 pm

Pra diferenciar os modos acho interessante tocar os maiores e perceber o que muda sonoramente e qual intervalo caracteriza ele e o mesmo com os menores.
Exemplo
maior pro lidio muda a quarta que no lidio é aumentada. no maior pro mixolidio muda a sétima que é menor....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Djabass Dom Jan 02, 2011 11:03 pm

Guilherme Lizardo escreveu: C seria o Jônico e Am seria o Mixolidio
Está errado, o correto é o seguinte :

C = JNONIO

Am = EOLIO

Iº GRAU = JONIO ; IIº GRAU DORICO ; IIIº GRAU FRIGIO; IVº GRAU LIDIO; Vº GRAU MIXOLIDIO; VIº GRAU EOLIO; VIIº GRAU LÓCRIO .

A partir do VI grau inicia-se os Graus Menores e suas relativas maiores, por exemplo : Em tem sua relativa maior G.// Am tem sua relativa maior C. São relativas porque possuem as mesmas notas e os mesmos acidentes.

Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Guilherme Lizardo Ter Jan 04, 2011 6:46 pm

calma galera.. falei errado.. era Eólio não Mixolidio.. desculpem o erro


Última edição por Guilherme Lizardo em Qua Jan 05, 2011 12:02 am, editado 1 vez(es)

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Licas Ter Jan 04, 2011 10:31 pm

^ Na verdade é o Eolio... hehe
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Guilherme Lizardo Qua Jan 05, 2011 12:02 am

orra é verdade Lucas... postei errado denovo.. me desculpe:

C - Jônico
Dm - Dórico
Em - Frígio
F - Lídio
G - Mixolidio
Am - Eólio
Bm - Lócrio

Quis ensinar.. e errei a contagem.. me desculpe pela coisa de trouxa

PS: Engraçado que um pouco abaixo eu tinha colocado o Campo Harmonico certinho =p.. da um desconto.. era 1º de Janeiro cedo

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por fegt5000 Sex Dez 02, 2011 4:54 pm

so marcando pra ver depois!

____________________________
"Tocar nao é simplismente impor melodias com vários instrumentos juntos, mas é saber fazer com que todos parem e ouçam o que a música realmente é, o alimento para a ALMA."
fegt5000
fegt5000
Membro

Mensagens : 180
Localização : São Luis MA

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Masteles Sex Jan 27, 2012 1:53 pm

Alguma sugestão de escalas com ideias cromáticas?

Tipo as que o Roger Glover utilizava nos anos 70?

Exemplo: Highwaystar e Space Trucking!

Smile

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por fheliojr Sex maio 23, 2014 10:52 am

interessante este site com diagramas de escalas p/ instrumentos de cordas: http://www.studybass.com/tools/chord-scale-note-printer/
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por LuizFelipe.Jolo Seg Out 27, 2014 11:25 am

fheliojr escreveu:interessante este site com diagramas de escalas p/ instrumentos de cordas: http://www.studybass.com/tools/chord-scale-note-printer/

muito top o link uahauha! Smile
LuizFelipe.Jolo
LuizFelipe.Jolo
Membro

Mensagens : 40
Localização : Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por ark racing Sex Nov 14, 2014 4:03 pm

Galera, sou novato e estou aprendendo.Tenho algumas duvidas, sobre escala e arpejos, alguém pode me ajudar ?
ark racing
ark racing
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Duvida

Mensagem por miqueias Ter Mar 10, 2015 6:38 pm

Cara eu ainda tenho dúvidas em campo harmônico, vc poderia falar um pouco mais em como montá-lo, dar outros exemplos?? hail
study

Fernando Zadá escreveu:Eu ensino o campo harmônico a partir do conhecimento dos intervalos e da escala maior e menor.
Se pegar a escala maior (ou qualquer outra que deseje) e empilhar terças a partir de cada nota da escala você tem o campo harmônico e os respectivos modos. Na teoria é simples o bacana é associar com músicas simples e tonais para mostrar qual o objetivo e como se usa pois as regras sozinhas sem aplicação não servem pra nada.
E por esse caminho o aluno entende como montar e não só decora os modos e acordes.

Exemplo:

do re mim fa sol la si do

pega o do e empilha em terças:

do mi sol si re fa la

t    3   5  7   9  11  13

o acorde gerado sobre a primeira nota pode ter qualquer uma dessas extensões e se reorganizar linearmente tem a escala maior ou modo jônico.
Basta seguir esse raciocínio com as outras notas e chega-se ao campo harmônico.

Ir pelo caminho inverso acho pouco produtivo pois as escalas geram os acordes que vão harmoniza-la e não o contrário.
Não se esqueçam que isso não foi inventado por alguém mas chegou-se a esse resultado com a utilização e ouvindo o que seria mais agradável, o que varia de período pra período e de estilo pra estilo.

Foi um resuminho rápido que to meio ruim hoje das costas mas qualquer coisa comentem e perguntem que mais tarde posto mais.

miqueias
miqueias
Membro

Mensagens : 38
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por warZ Ter Nov 17, 2015 11:05 am

E aí será que rola continuidade deste post? Tá muito proveitoso...
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Nov 17, 2015 12:26 pm

Caramba não tinha visto o pedido acima.
Retomarei ele mais tarde com tempo para escrever um pouco mais.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por warZ Ter Nov 17, 2015 2:09 pm

Valeu Zadá!
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por cardozo Ter Nov 17, 2015 2:33 pm

Não vi nada melhor na internet do que isto:

http://www.descomplicandoamusica.com/

É quase um "Teoria for dummies". E é sensacional.

Peter
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Mike_ Ter Nov 17, 2015 3:58 pm

Tem esse também!
www.jazzbossa.com
Muito conteúdo interessante!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos Empty Re: Escalas, Arpejos, Modos e Campo Harmônicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos