Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Postura / posição para tocar

2 participantes

Ir para baixo

Postura / posição para tocar Empty Postura / posição para tocar

Mensagem por storrecilha Sáb Dez 04, 2010 7:27 pm

Ola pessoal,,

Meu nome é Samuel, sou novo aqui no forum. Estou acompanhando faz um tempo, lendo bastante e tem sido mto proveitoso para meu inicio de estudos no contrabaixo. Sou natural de São Paulo e moro em Brasília há pouco mais de dois anos.
Bom, mas o objetivo do tópico é discutir um pouco sobre postura/posição para tocar.
Tenho observado que as posturas mais comuns são em pé, com a pestana mais ou menos na linha da orelha e sentado com o baixo um pouco inclinado mas com a pestana na mesma altura.
Mas outro dia vendo uns videos do contrabaixista Daniele Roccato ( www.danieleroccato.com ) notei que ele usa o baixo bem mais alto, com a pestana quase um palmo acima da cabeça o que me pareceu bastante confortável, em especial para solos.
E ai, como cada um toca? Quais as vantagens, inclusive quanto à evitar problemas na coluna, de cada postura?

Abraço

storrecilha
Membro

Mensagens : 9
Localização : Brasilia (DF)

Ir para o topo Ir para baixo

Postura / posição para tocar Empty Re: Postura / posição para tocar

Mensagem por luizribeiro Sáb Dez 04, 2010 7:56 pm

Olá Samuel, também sou de Brasília! Está estudando na escola de música?
Bom existem várias maneiras de tocar, diversas posições usando um banco e diversas tocando em pé. O caminho mais simples é sempre tocar como seu professor toca, porém se não for do seu agrado você pode experimentar de algumas maneiras. Vou falar um pouco sobre o que eu vejo por aí.
Em orquestras é sempre ideal tocar sentado, isso dá um descanso para os joelhos que podem se prejudicar muito caso você fique em pé por um ensaio todo ou por uma apresentação de uma peça muito longa. Eu particularmente toco de pé, porém depois de ontem quando toquei a ópera Ziegfried do wagner que tem mais de três horas de música, cheguei a conclusão que é praticamente uma tortura. Hoje não tem uma parte do meu corpo que não dói. Já encomendei minha cadeira para usar em orquestras. Acho interessante ser apto a tocar das duas maneiras. Existem situações onde você não vai ter um banco para sentar e daí se você sempre foi acostumado a tocar sentado tentar tocar de pé vai ser muito complicado pois o principal desafia de tocar em pé e ter o equilibrio do instrumento durante a mudança de posição para que elas acontecem da maneira mais suave do mundo. Tocando em pé o ideal é que os pé estejam paralelos, e que o baixo descanse na sua perna. Você vai estar na posição correta quando tiver o equilibrio do instrumento sem praticamente usar a mão esquerda para segurar o baixo. as pernas não devem ficar completamente esticadas com o joelho indo para trás, você deve contrair um pouco para que destribua bem o peso do seu corpo por toda a sola do seu pé, sentira dor se estiver apoiando de mais o calcanhar no chão ou a ponta do pé. Tocando em pé a pestana do baixo deve ficar mais ou menos na altura dos seus olhos. Existe uma dica para saber se você deve aumentar mais ou não, se você estiver tocando desafinado, tente perceber se afinação está problemática mais para sustenido ou para bemol. Se for para bemol talvez o ideal seja você aumentar um pouco o tamanho do espigão, se for para sustenido diminuir. Quanto ao que você citou sobre o espigão ser bem grande, isso funciona bem para solo, pois a região aguda fica mais acessível, mas não funciona bem para orquestra pois a região grave fica numa posição muito acima da cabeça e acaba dificultando o acesso. Eu não recomendaria tocar nessa posição a menos que seu professor toque assim.
Vou começar a experimentar a tocar sentado, assim que tiver uma opinião posto aqui novamente.
espero ter ajudado.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Postura / posição para tocar Empty Re: Postura / posição para tocar

Mensagem por storrecilha Dom Dez 05, 2010 3:16 pm

Luiz,

Obrigado pelos esclarecimentos.
Então, não estou na EMB, mas o meu futuro professor dá aula lá, o Ricardo Telles. Pretendo entrar lá no próximo semestre.

storrecilha
Membro

Mensagens : 9
Localização : Brasilia (DF)

Ir para o topo Ir para baixo

Postura / posição para tocar Empty Re: Postura / posição para tocar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos