Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

+4
siodoni
bassman4
Wotan
Ruy Rascassi
8 participantes

Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Ruy Rascassi Seg Nov 01, 2010 8:25 pm

Preciso de uma ajuda, meu dedo tava meio esfolado e eu precisava tocar...e para isso resolvi colocar "esparadrapo" (c é assim q se escreve) mas tive um problema..acabei sujando meu instrumento com a cola do danado....tanto no espelho qnto nas cordas e no corpo...obviamente q nada tao escandaloso mas esta colando e no espelho ficou até uma marca branca de cola saca.....gostaria de saber como faço para limpar o instrumento e nao danifica-lo.

procurei algumas dicas mas nada q resovesse o meu problema..para isso vou postar o q eu achei as vezes pode ser a duvida de outros ! ! !
Ruy Rascassi
Ruy Rascassi
Membro

Mensagens : 99
Localização : sao caetano do sul - sp

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Ruy Rascassi Seg Nov 01, 2010 8:28 pm

ai vai ...
Para conservar um instrumento em casa, algumas dicas úteis e fáceis de usar podem ser seguidas:
O uso de um suporte para contrabaixo como o vendido no Atelier evita muitos acidentes e quedas,

*
Não deixe o instrumento dentro da capa, o baixo precisa respirar e a capa deve ser posta no sol de vez em quando.
* Se possível reservar um canto de parede para o baixo colocando 2 pedaços de carpete ou outro material na parede no ponto exato de contato com o tampo do instrumento, estando este com o espelho voltado para o canto da parede.
* Cuidado com a umidade ou sol direto.
* Lavar sempre as mãos antes de tocar.
* Limpar sempre as cordas e o tampo da gordura das mãos e do breu depois de tocar.
* Não passar nenhum tipo de produto no instrumento, apenas um pano de pó seco e limpo.
* Cuidado com a empregada!


Os principais "inimigos" do contrabaixo são:

* O calor
* A umidade e muito pior o ar muito seco
* Cupins
* Músicos que não tem cuidado com suas coisas e não percebem que a "vida" do baixo será muito mais longa que a sua.
* Curiosos que realizam más restaurações

Camarins e palcos com lâmpadas muito fortes e baixas podem danificar o verniz.
Outro ponto delicado é o encaixe do braço no corpo do instrumento. Deve ser evitado a todo custo pancada ou tensão sobre o braço.
Existem pessoas que tem o péssimo costume de levantar o instrumento pelos cortes dos Fs ou pelo espelho. Isso é muito prejudicial para o instrumento.



(texto extraido do site do paulogomes luthier)
Ruy Rascassi
Ruy Rascassi
Membro

Mensagens : 99
Localização : sao caetano do sul - sp

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Wotan Seg Nov 01, 2010 8:47 pm

Ruy Rascassi escreveu:...no espelho ficou até uma marca branca de cola saca...
No espelho, se não for pintado, pode se usar álcool.

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por bassman4 Seg Nov 01, 2010 11:19 pm

Cara olha uma dica que eu sei que eu posso te dar é: rolou bolha JAMAIS SE DEVE ESTOURAR!! deixa abrir naturalmente. Você já tentou tocar com band-aid? se for o caso COLOCA DOIS PRA REFORÇO kkkk tambémse for o caso tenta tocar mais na manha os dedos agradeçe kkkk (essa ultima dica se quiser descartar tudo bem kkkk)
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por siodoni Ter Nov 02, 2010 12:51 pm

Cara, pra tirar a "colinha" use vinagre branco de maça.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Ruy Rascassi Qui Nov 04, 2010 12:52 pm

ooppa desculpa a demora ai galera...nao vi q tinha respostas já !
Valeu por todas as dicas..
alcooll.. ........vinagre de maça........band-aid !

Viva o Forum

cheers


sempre salvando!

abraços
Ruy Rascassi
Ruy Rascassi
Membro

Mensagens : 99
Localização : sao caetano do sul - sp

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Filipe Castro Sex Nov 26, 2010 9:19 pm

ressucitando, gostaria de algumas dicas sobre limpeza do instrumento, das cordas, do arco...
e também como deixar o baixo "guardado" em casa.
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Ruy Rascassi Seg Nov 29, 2010 8:41 am

entao filipe Castro
quanto a deixar ele guardado no meu caso costumo deixar em um sofa q tenho em casa desocupado....nunca deixando o braço encostado e nem o cavalete em risco de alguem ou algo trombar nele ...deixo ele apoiado somente com o corpo e fora da capa.......outras dicas q tem ai pelo forum é deixar no chão...ou encostado no canto da parede e tal...vai de cada um.
quanto a limpeza do corpo use só uma flanela seca...nas cordas flanela seca tbm de preferencia tente usar uma flanela para as cordas e outra para o corpo ... e no espelho pode passar alcool etilico e uma cera da poliflor pra dar uma hidratada. (recomentação do germano).

abs
Ruy Rascassi
Ruy Rascassi
Membro

Mensagens : 99
Localização : sao caetano do sul - sp

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Roit Qua Nov 28, 2012 1:58 am

As informações e dicas são muito interessantes. Mas qual o motivo de deixa-lo fora da capa?
Se o motivo for "respirar", já não basta o tempo que ele passa descoberto, "respirando" durante o dia?
A região em que eu moro é bem úmida durante parte do ano. Pelo menos o meu elétrico, se eu deixo fora da capa, as cordas começam a enferrujar.
Tenho medo de que isso aconteça com as cordas do acústico caso eu o deixe "dormindo" sem a capa.
O que vocês recomendam?

____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 28, 2012 10:02 am

Roit, a umidade não interfere tanto nessa questão de ferrugem de cordas, eu deixo meu elétrico dormir no suporte, ele só entra em capa quando eu vou sair de casa, lave a mãos antes de tocar. Sobre o acústico, de uma olhadinha aqui
https://www.contrabaixobr.com/t2297-orientacao-contrabaixistica-para-contrabaixistas-acustico
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Ferium Qua Nov 28, 2012 10:15 am

Também fiquei em dúvida com esse lance da capa. Sempre achei que o bom era deixar dentro da capa.

Vivendo e aprendendo Razz
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS / CONSERVAÇÃO Empty Re: CUIDADOS / CONSERVAÇÃO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos