Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Timbragem e som ideal: questionamento

+16
Filipe Castro
Andrezinho
Pagode Alto Astral
LuCaSbass
Edão
Daniel
nukebass
Jackson
Cantão
Maurício_Expressão
J.Adalberto
Mauricio Luiz Bertola
Guilé
Thales_Sr
Cid
guivilaisabel
20 participantes

Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por guivilaisabel Qui Out 07, 2010 4:15 pm

Leio bastante sobre o assunto "timbre" e o que me tem deixado bastante encafifado e até um pouco desanimado é o fato de muitos escreverem a mesma coisa, que o timbre ideal é uma mistura de fatores, como dedos do músico e equipamento. Oras, isso eu sei, mas a minha grande questão é como chegar no som da qual a referência eu já tenho. Exemplo: vivo nessa busca eterna pelo timbre que mais me agrada. Já tentei exagerar no médio-grave, no médio-agudo, mas nada que chegasse na minha referência. Achava que era também pelo tamanho do auto-falante, mas o vídeo que eu vi o som era empurrado por um falante de 15', não era de 10', como eu achava. O vídeo de referência é esse

https://www.youtube.com/watch?v=TM8at8LUaOQ

O Ney usa um jazz bass, claro que Fender é Fender, mas é o mesmo modelo de baixo que o meu, já que tenho um Condor CJB 5A. Ele também tem um modelo do Eliezer, cópia do Fodera e o som tamém é esse. Usei o som de registro ao vivo porque acredito que tenha muito menos "dedo" de engenheiro e pro tools da vida.
já tentei de tudo pra tirar esse som, mas nada no mundo, nem na Terra nem em outro plano me diz como. Esse é meu ideal de som.
Alguém, por favor... Tenho total consciência de que um ótimo equipamento e uma técnica apurada é primordial, mas eu gostaria de saber o que de concreto (qual o amplificador e sua equalização, se a ação das cordas é alta ou baixa, o volume dos captadores, o balanço, essas coisas) se pode fazer para se chegar na sonoridade desejada.
Outa coisa, esse tipo de som é vintage ou moderno? Ouço muita gente falando sobre isso, mas outra vez, de concreto não leio nada.
Os vídeos do Ney com o EL
https://www.youtube.com/watch?v=GHHu1jGp1h0&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=W53iez-DBKY
Amplexos
guivilaisabel
guivilaisabel
Membro

Mensagens : 34
Localização : Vila Isabel, RJ

http://www.myspace.com/bandabygband

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Cid Qui Out 07, 2010 4:29 pm

BOm, como vc mesmo já disse muitas coisas interferem no timbre...

Se eu colocar 2 fender do mesmo ano, modelo, serie, eles podem ter timbres totalmente diferentes, entao ter um baixo no mesmo modelo nao quer dizer que vc vai chegar naquele timbre, pode ate chegar, pode ficar melhor mas igual....

Outra coisa o som que vc ta ouvindo nao vem do falante, pois vem do mixer...

Vc esqueceu outra coisa que interfere demais no timbre, a corda. Se de Nickel, Aço e se 045, 040 e ainda tem a marca... como vc pode constatar, uma infinidade de coisas que mexem no resultado final.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Thales_Sr Qui Out 07, 2010 4:50 pm

Claro que cada timbre é uma combinação de várias coisas, mas a depender do som, uma ou outra variável é mais importante.

Nesse caso aí, eu acredito que seja CORDAS (razoavelmente novas), a MÃO (o jeito que o cara toca), e a EQUALIZAÇÃO.

Veja que ele toca em cima do captador da ponte, isso dá um som mais focado nos médios... Eu adoro esse tipo de timbre, só não consigo ficar tocando em cima do cap da ponte por muito tempo, acho desconfortável.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Guilé Qui Out 07, 2010 5:18 pm

Eu tiro o timbre do vídeo usando o captador do braço fechado, o da ponte todo aberto e o tone fechado e toco em cima do captador pegando bastante dedo....na eq deixo grave e agudos flat e reforço os medio-graves.

Meu baixo tem as msms madeiras q esse aí e a captação é baseada nessa tb... já no meu baixo com escala em rosewood não posso fechar o tone totalmente senão abafa muito.

o baixo é esse aqui:


____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por guivilaisabel Qui Out 07, 2010 5:49 pm

O meu baixo é feito com as mesmas madeiras das de um Fender. A questão é o que eu faço pra tirar esse som. Eu toco em cima do captador da ponte, deixo o cap do braço fechado, uso mais o dedo para tocar, mas o som que ouço não é esse, adoro essa "saturação", não sei se é exatamente essa a denominação. Como disse, queria uma resposta/dica prática, do que efetivamente fazer. Acredito que tenha agudo na jogada também, porque ele alterna slaps e o som sai estalado.
agradeço a atenção.
Amplexos

____________________________
Às vezes fico com raiva do mundo, mas aí eu pego meu baixo, toco e quando vem uma melodia, agradeço por estar vivo!
Clube Condor; Clube Baixos de 5 cordas ou mais #14
guivilaisabel
guivilaisabel
Membro

Mensagens : 34
Localização : Vila Isabel, RJ

http://www.myspace.com/bandabygband

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Out 07, 2010 5:49 pm

se pode fazer para se chegar na sonoridade desejada.
Aí é que está....
Não existe "receita de bôlo". O que existe é sua evolução natural como músico e ouvinte.
Pra dizer a verdade, acho que nunca se atinge uma "sonoridade desejada", mas apenas um espectro próximo dela, um parãmetro.
Creio também que o 1° passo seria, como dizem os paulistas, "desencanar" disso um pouco e "deixar fluir" (sic!) flower
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por J.Adalberto Qui Out 07, 2010 8:20 pm

Pois eh,

como a galera ja disse são vários os fatores que determinam o timbre. Mas tbem tem o gosto pessoal.

eu me revezava com outro baixista em uma banda, usava-mos o mesmo instrumento, porém ele adora um som super agudo estalado...já eu gosta de um bem mais grave redondo ..ai a galera da banda ficava louca eh eh

t+
j.adalberto

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Out 07, 2010 8:34 pm

Thales_Sr escreveu:Claro que cada timbre é uma combinação de várias coisas, mas a depender do som, uma ou outra variável é mais importante.

Nesse caso aí, eu acredito que seja CORDAS (razoavelmente novas), a MÃO (o jeito que o cara toca), e a EQUALIZAÇÃO.

Veja que ele toca em cima do captador da ponte, isso dá um som mais focado nos médios...

Concordo com tudo que foi dito. Esse é o tipo de timbre que eu gosto também.
É o famoso som roncado de Jazz Bass Vintage.
Esse baixo ai deve ser antigo, anos 70 ou até 60.
Com braço bem fininho na altura do headstock. Deve ser uma delícia tocar esse bicho!
E é fundamental nesse caso a corda ser bem nova. Acredito que é 0,45 pois 0,40 é um pouquinho mais ardida.
Também acho que nesse timbre tem 100% de tone do cap da ponte e uns 70 de cap do braço.
Além de que ele toca bem em cima do cap da ponte. Com bastante pegada e determinação.
Também toco assim quando estou de Jazz Bass.

Também acho que para conseguir esse som em equalizador paramétrico de 4 bandas, deve ter uns 70% de agudo, uns 40% de médio/agudo, uns 40% de médio/grave e uns 70% de grave.

Eu começaria a pesquisar o som por ai...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Out 07, 2010 8:42 pm

Ah! Deve ter bastante saturação uns 80% de Boost e nos voice filter do amplificador, se for um GK, deve ter uns 80% para mais de Contour e Presence

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Cantão Qui Out 07, 2010 8:54 pm

Maurício_Expressão escreveu:
...Concordo com tudo que foi dito. Esse é o tipo de timbre que eu gosto também.
É o famoso som roncado de Jazz Bass Vintage...Também toco assim quando estou de Jazz Bass...

Também acho que para conseguir esse som em equalizador paramétrico de 4 bandas, deve ter uns 70% de agudo, uns 40% de médio/agudo, uns 40% de médio/grave e uns 70% de grave.

Eu começaria a pesquisar o som por ai...
Concordo 100%... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Jackson Qui Out 07, 2010 11:10 pm

Maurício_Expressão escreveu:
É o famoso som roncado de Jazz Bass Vintage.
Esse baixo ai deve ser antigo, anos 70 ou até 60.

esse bass é 1973...

Esse timbre realmente é matador!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Convidado Qui Out 07, 2010 11:22 pm

Guilé, valeu por esses vídeos do Ney, são os meus prediletos dele, com o Jazz Bass! up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por nukebass Qui Out 07, 2010 11:42 pm

Sei que você gostaria de ouvir uma resposta fácil, mas não há...

Toque muito, mas muito mesmo... em vários estúdios, bares, quartos de amigos, garagem do primo, salão de festas do condomínio... toque em vários amplis diferentes...

Com o tempo você vai entender a "voz" do seu instrumento e como ele se comporta em cada situação... não adianta, vai haver situações em que o instrumento vai soar maravilhosamente... em outra situação, o mesmo Baixo e o mesmo ampli não vão soar bem... só porque mudou o bar ou a garagem...

É nessa hora que você, que já conhece bem seu equipamento e conhece sobre EQ, vai "corrigir" os problemas que a situação gera...

Não há fórmulas nem atalhos...
Estudar é bom, e ter experiência é melhor ainda.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por guivilaisabel Sex Out 08, 2010 12:08 am

Desde já agradeço pelas ideias trocadas. Eu toco em muitos lugares sim, com e sem meu ampli, e realmente noto a diferença de situação para situação. A questão sempre foi e é o som final que sai do instrumento + ampli (+ efeitos, caso houver). Se há alguma "mágica", ou se eu posso conseguir essa sonoridade mexendo com o que tenho em mãos. É isso.
Obrigado!
Amplexos

____________________________
Às vezes fico com raiva do mundo, mas aí eu pego meu baixo, toco e quando vem uma melodia, agradeço por estar vivo!
Clube Condor; Clube Baixos de 5 cordas ou mais #14
guivilaisabel
guivilaisabel
Membro

Mensagens : 34
Localização : Vila Isabel, RJ

http://www.myspace.com/bandabygband

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Daniel Sex Out 08, 2010 1:59 am

Tem que ver tb o volume que se toca (se estiver muito alto, naturalmente sua pegada será mais leve, compensando), altura de pickups, etc, pq a pegada muda totalmente.

EX: Gary Willis toca com cordas quase coladas no braço, com uma pegada muito leve e refinada.

Já um slapeiro como MM, não dá pra ter uma ação tão baixa assim. Vai trastejar demais, e não vai dar o ataque que ele espera ao tocar com sua pegada.

No seu caso, um Jazz Bass com cordas novas de nickel 0.45, pickup da ponte quase colado nas cordas e configuração volume braço -70%, volume ponte 100% e tone 30% deve te dar um som semelhante a esse.

Abraço

____________________________
Timbragem e som ideal: questionamento Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 08, 2010 10:56 am

se eu posso conseguir essa sonoridade mexendo com o que tenho em mãos. É isso.
Não tem mágica nenhuma. O que tem é isso que vc falou acima. Nada mais...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Edão Sáb Out 09, 2010 12:17 am

É impressão minha ou este indivíduo, esse Tal de Ney Conceição tá usando cordas lisas nesse vídeo - o 1º vídeo, com o JB? Hehehehehe.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por LuCaSbass Sáb Out 09, 2010 12:42 am

Edão escreveu:É impressão minha ou este indivíduo, esse Tal de Ney Conceição tá usando cordas lisas nesse vídeo - o 1º vídeo, com o JB? Hehehehehe.
É impressão sua... ele usa Elixir roundwound 0.45

Agora, como falaram, muito desse som esta no dedo... o Ney tira um som bem parecido tanto no fender, quanto no elizer quanto no Fodera novo dele.
Ele toca muito limpo e a digitação da mão esquerda praticamente em cima do traste, não no meio da casa.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Out 09, 2010 12:51 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:se eu posso conseguir essa sonoridade mexendo com o que tenho em mãos. É isso.
Não tem mágica nenhuma. O que tem é isso que vc falou acima. Nada mais...

Tentativa e erro, ouvir muito e treinar mais ainda. Se atenta a detalhes e não desiste fácil.
Mas sinceramente , melhor você criar a sua própria do que copiar alguém.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por LuCaSbass Sáb Out 09, 2010 1:03 am

Ah, na parte de slap os dois captadores estão abertos... no solo ele parece que tira um pouco do volume do braço.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Andrezinho Sáb Out 09, 2010 11:04 am

Mesmo que a madeira proveniente da mesma árvore, é um pedaço diferente e vai gerar uma sonoridade diferente...
Conseguir exatamente o mesmo timbre é quase impossível...

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Filipe Castro Sáb Out 09, 2010 12:11 pm

Andrezinho escreveu:Mesmo que a madeira proveniente da mesma árvore, é um pedaço diferente e vai gerar uma sonoridade diferente...
Conseguir exatamente o mesmo timbre é quase impossível...

Eu concordo com isso, do mesmo jeito q não existem duas pessoas iguais, não rola árvores com exatamente a mesma estrutura fibrosa, etc, mas acho que rola um pouco de exagero também né, tipo dois instrumentos com as mesmas características, madeira, captação etc, vão soar diferentes mas a diferença fica quase imperceptível, não? Eu acho que quando é um instrumento acústico a coisa é mais explicita mas em um instrumento eletrônico faz tanta diferença? Ou é coisa que só um ouvido muito treinado e acostumado vai perceber...

Tenho impressão de que nesse caso, o timbre muda muito mais pela mão de quem tá tocando do que pelo instrumento em si.
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Toninho (Tequeba) Sáb Out 09, 2010 1:26 pm

Essa é realmente uma discução intrigante, pois exitem fatores como:equipo, ambiente, feeling, talento, etc. Vejo o som de cada um como uma impressão digital, é possivel copiar, mas dificil igualar.

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Filipe Castro Sáb Out 09, 2010 2:00 pm

Isso sim Toninho. Eu quis dizer tipo assim, o mesmo baixista, no mesmo amp, fazendo o mesmo som, com instrumentos do mesmo modelo, corda, marca, etc, equalização, o som não é distinto não é mesmo?

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Cris Simões Seg Out 11, 2010 3:35 am

Boa discussão galera!
Estou com essa mesma "encafifação" na cabeça hehehe.
Não tenho uma único som ideal pra fazer, apenas quero que o som esteja bom para o público e que case bem com a banda.
Algumas coisas que fico analisando:
[Timbre = Baixo + Pedais/pedaleira + Amplificador + Ambiente]
Baixo = captação, cordas, modelo, madeira
Pedais/pedaleira = ordem dos pedais, ajuste da pedaleira, qualidade
Amplificador = equalização, potência, inclinação, em cima de um apoio
Ambiente = Material (pedra, azulejo, madeira, aberto, vento)
P.S - Chegeui de uma gig agora e estou revoltado com o timbre horrível que fiz hoje, tanto no baixo como na minha voz... Sad

____________________________
www.twitter.com/@cris_simoes_
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Filipe Castro Seg Out 11, 2010 9:15 am

Músico: pegada, estilo, posição do toque (ponte, captador, etc), dedos (unha ou não)

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por nukebass Seg Out 11, 2010 9:25 am

Um par de dicas pro povo...

1. O espectro de fundamentais do nosso instrumento é em torno de 30Hz --> 400Hz... o que vai além disso são harmônicos, que não deixam de ser importantes no design de seu som. É interessante praticar um pouco com um EQ gráfico, só para visualizar melhor aonde no espectro você está mexendo. E extrapole nos cortes e ganhos, só pra você ter uma noção CLARA do que cada frequência faz com o som do seu instrumento.

2. Hoje em dia todo celular tem uma câmera decente o suficiente para tirar uma foto do seu equipo... Naquele dia que você conseguiu um som quase perfeito naquela boate que você sempre toca, tire uma foto do painel do Amp, do set de pedais (se for o caso) e guarde para futuras referências. Se quiser, anote também o teu canal no mixer que vai pro PA.


Povo, lembrem que isso é um estudo como qualquer outro... como improvisação, como slap, tapping, etc... leva tempo e requer prática, além de ter um equipamento ao menos equilibrado. Cuidado com os "gargalos" no equipamento... amplis renomados e caros combinam com periféricos e baixos no mesmo nível, e vice-versa. Não esquecam do pobre do cabo, que sempre fica pra trás no orçamento de um equipo legal. Cabo de menos de 100 reais não rola Wink

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Thales_Sr Seg Out 11, 2010 9:39 am

Cabo de menos de 100 reais não rola Wink
Rola... Tem muito mito em cima de cabo. É que baixista e guitarrista usam os mesmos cabos, aí já viu né... Tudo que é "cultuado" pelos guitarristas o preço vai lá pra cima.
A gente tem, mas em menor quantidade. Um exemplo clássico? Fodera.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Licas Seg Out 11, 2010 9:53 am

Thales_Sr escreveu:
Cabo de menos de 100 reais não rola Wink
Rola... Tem muito mito em cima de cabo. É que baixista e guitarrista usam os mesmos cabos, aí já viu né... Tudo que é "cultuado" pelos guitarristas o preço vai lá pra cima.
A gente tem, mas em menor quantidade. Um exemplo clássico? Fodera.

Cabos de menos de 100 reais rolam sim. Comprei um planet waves com circuit breaker de 4,5 metros e saiu por 70 reais entregue em casa (comprado pelo ebay). Demorou duas semanas pra vir e é com certeza o melhor cabo que eu já tive, muito bom mesmo.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por nukebass Seg Out 11, 2010 10:03 am

LucasLermen escreveu:Cabos de menos de 100 reais rolam sim. Comprei um planet waves com circuit breaker de 4,5 metros e saiu por 70 reais entregue em casa (comprado pelo ebay). Demorou duas semanas pra vir e é com certeza o melhor cabo que eu já tive, muito bom mesmo.

Bah, mas 70 pelo ebay Wink
Aqui aos cabos bons não saem por menos de 100 não..

Quanto aos mitos, bom, eu mesmo sou um que defendo mesmo essa coisa de ir de encontro ao mercantilismo e ao consumismo na nossa área... Não creio MESMO que um bom baixo deva valer mais que 7000 reais... Com essa grana dá pra fazer o "melhor baixo do mundo" para qualquer Baixista...

Mas, no caso de cabos, eu acredito sim, que devamos prezar pela qualidade, e essa qualidade quase sempre ultrapassa os 100 reais. Pergunte a si mesmo.. porque uma empresa daria uma garantia vitalícia se não tivesse um produto de extrema qualidade?

Pergunte a importância de cabos de qualidade a um engenheiro de áudio de qualquer estúdio Wink

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Thales_Sr Seg Out 11, 2010 10:35 am

Pergunte a si mesmo.. porque uma empresa daria uma garantia vitalícia se não tivesse um produto de extrema qualidade?
Sim, ninguém quer dar garantia vitalícia pra ficar trocando cabos depois.
Mas você sabe que existem casos e casos, e se você usar o cabo como cipó do tarzan eles não vão trocar, né?
Isso nos diz outra coisa... A garantia vem para reforçar a imagem de RESISTÊNCIA dos cabos, ou seja, que os cabos vão DURAR pois são FORTES, mas e se você comprar o cabo (ultra resistente) e achar que eles deterioram seu som? A garantia não cobre isso...

Baseado nisso, eu pergunto: cabos "normais" (sem garantia vitalícia) degradam tanto assim o som?
Eu mesmo respondo: Pra 95% dos casos, não fazem diferença. Claro, não estou falando de cabos de 5 reais comprados no camelô. Falo de cabos bons, mas não caríssimos. Os Dimarzio, por exemplo (só pra sair do meu "lugar comum", os Santo ângelo), são ruins assim? Custam bem menos que um monster cable.

E pra que diabos existem os cabos caríssimos? Eles realmente tem utilidade ou é só fetiche?

Tem utilidade sim. Você mesmo citou aí... Estúdios.
Estúdio passa metros e metros de cabos, um ao lado do outro, e por vezes os cabos vão embutidos nas paredes, aí um percurso que teria 3 metros passa a ter 10... E dá-lhe cabo... Nesse caso, começa a fazer diferença, SIM, um ótimo cabo.

Mas no caso de um cabo de 3 metros pra ligar o instrumento no ampli? As exigências não são tão rígidas assim.

Não que eu ache um absurdo pagar 100 reais num cabo. O cabra que paga 5000 reais no instrumento não pode se importar em pagar 100 reais no cabo. Mas reforço que essa regra de que "cabo de menos de 100 reais não presta" não é totalmente verdade. Só isso...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Keep Rocking Seg Out 11, 2010 10:38 am

Pra mim esse lance de timbre é que nem arroz de mãe, pode colocar as mesmas quantidades de todos os ingredientes que sempre fica um gostinho diferente do arroz da sua mãe em comparação com o arroz da mãe do seu amigo... vira e mexe vejo Jam's por ai que chamam um baixista para dar uma palhinha e ele não mexe em nada no equipo e sempre sai um som diferente...

____________________________
Em busca do Grave perfeito...
Keep Rocking
Keep Rocking
Membro

Mensagens : 523
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Timbragem e som ideal: questionamento Empty Re: Timbragem e som ideal: questionamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos